segunda-feira, 27 de julho de 2009

Rap e Filmes Franceses - Murilo Salles e Claudio Marzo na Programação do Festival de Inverno

A programação do 4º Festival de Inverno da Secretaria Municipal da Cultura na Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) começa na segunda-feira, dia 27 de julho, com o show do duo francês Psykick Lyrikah, a partir das 19h. Na terça-feira, o Psykick Lyrikah faz uma segunda apresentação, no mesmo horário e local.

A partir de quarta-feira, dia 29, tem início a programação de filmes, que irá apresentar o documentário Fragmentos de Conversas com Jean-Luc Godard, de Alain Fleischer, três programas de curtas-metragens realizados por alunos da escola Le Fresnoy e a sessão comemorativa ao 25º aniversário de lançamento do filme Nunca Fomos Tão Felizes, de Murilo Salles, com a presença do diretor e do ator Cláudio Marzo, protagonista do filme.

O lançamento do livro Dicionário de Filmes Brasileiros: Longa Metragem, de Antônio Leão da Silva Neto, inicialmente programado para o dia 1º de agosto, sábado, foi transferido para terça-feira, dia 4 de agosto, às 19h, em virtude de problemas pessoais do autor.

PROGRAMAÇÃO

PSYKICK LYRIKAH

O duo francês formado pelo poeta e rapper Arm e o guitarrista Olivier Mellano apresenta seu trabalho que mescla rap e música eletrônica. Dias 27 e 28 de julho, 19h.


FRAGMENTOS DE CONVERSAS COM JEAN-LUC GODARD

Documentário inédito no Brasil, que reúne trechos raros de entrevistas e depoimentos de Jean-Luc Godard, principal artífice da Nouvelle Vague, a ser exibido no ano em que se comemora o 50º aniversário de surgimento deste movimento que revolucionou a linguagem cinematográfica. Além do documentário, serão exibidos na programação do 4º Festival de Inverno outros dois filmes dirigidos por Fleischer, Carte de Visite e La Toile et l'Écran. Na quarta-feira, dia 29, às 19h, a sessão de Fragmentos de Conversas com Jean-Luc Godard será comentada pelo crítico e cineasta Fabiano de Souza, que acaba de chegar de uma temporada de seis meses em Paris, onde realizou um curso com Michel Marie, um dos grandes especialistas na obra de Godard.

Fragmentos de Conversas com Jean-Luc Godard (Morceaux de Conversations avec Jean-Luc Godard), Alain Fleischer. França, 2007. Duração: 125 minutos.


NUNCA FOMOS TÃO FELIZES

O filme de Murilo Salles, exibido pela primeira vez em 1984, no Festival de Gramado, comemora este ano seu 25º aniversário de lançamento. Esta adaptação do conto Alguma Coisa Urgentemente, de João Gilberto Noll, foi um dos primeiros filmes brasileiros a tratar de forma crítica os reflexos da ditadura militar no Brasil, em um período em que o país começava a ensaiar, ainda de forma tímida, seu retorno à democracia (o filme foi rodado no último ano do governo militar; em março de 1985 o General João Figueiredo passaria o cargo de presidente para Tancredo Neves). O filme mostra de forma sensível o processo de reaproximação entre um adolescente (Roberto Bataglin) e seu pai (Cláudio Marzo), um militante de esquerda perseguido pelos militares.

A sessão em comemoração aos 25 anos de lançamento do filme e sua recente edição em DVD contará com a presença do diretor Murilo Salles, do ator Cláudio Marzo e do escritor João Gilberto Noll. A entrada é franca.

Nunca Fomos Tão Felizes, de Murilo Salles. Brasil, 1984. Com Cláudio Marzo, Roberto Battagin e Suzana Vieira. Duração: 91 minutos.

CURTAS DA ESCOLA LE FRESNOY

Uma das mais renomadas escolas de cinema da França, a Le Fresnoy é dirigida por Alain Fleischer. Para esta programação especialmente organizada para o 4º Festival de Inverno, a escola selecionou 19 curtas realizados por seus alunos nos últimos anos, que serão exibidos em três diferentes programas.

Programa 1 (75 minutos)

Continuum, de Manon Le Roy (preto e branco, 10 minutos)

Body Dysfunctional, de Thomas Lock (14 minutos)

Plastic and Glass, de Tessa Joosse (8 minutos)

Two Ways, de Viola Groenhart (7 minutos)

En El Canal sur de la Carretera M50, de Edgar Pedroza (35 minutos)

Programa 2 (75 minutos)

Plus tard, de Eric Oriot (preto e branco, 10 minutos)

Mustang, de Yves Ackermann (3 minutos)

Coagulate, de Mihai Grecu (6 minutos)

Camerata, de Julien Tarride (18 minutos)

Planet A, de Momoko Seto (6 minutos)

Brises, de Enrique Ramirez (13 minutos)

Avanies, de Vincent Loubère (15 minutos)


Programa 3 (76 minutos)


Cantor Dust Man, de Sébastien Loghman (6 minutos)

Visités, de Clément Cogitore (20 minutos)

Unlith, de Mihai Grecu (10 minutos)

Entre un oeil et l'autre - variation chorégraphique, de Laetitia Legros

13 minutos)

Naufrage, de Clorinde Durand (7 minutos)

Morning Lemon, de Daan Spruijt (8 minutos)

A Little Musical Day, de Julien Roby (12 minutos)


FESTIVAL DE INVERNO 2009

NA SALA P. F. GASTAL

GRADE DE HORÁRIOS

Segunda-feira (27 de julho)

19h – Show do duo francês Psykick Lyrikah


Terça-feira (28 de julho)

19h – Show do duo francês Psykick Lyrikah


Quarta-feira (29 de julho)

15h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 1)

17h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 2)

19h – Fragmentos de Conversas com Jean-Luc Godard, de Alain Fleischer, seguido de debate com Fabiano de Souza


Quinta-feira (30 de julho)

19h – Sessão comemorativa do 25º aniversário de lançamento do filme Nunca Fomos Tão Felizes, de Murilo Salles, com a presença do diretor e do ator Cláudio Marzo


Sexta-feira (31 de julho)

15h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 2)

17h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 3)

19h – Raros Especial (Inglorious Bastards, de Enzo G. Castellari)


Sábado (1º de agosto)

15h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 1)

17h – Carte de Visite + La Toile et l'Écran

19h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 2)


Domingo (2 de agosto)

15h – Curtas da Escola Le Fresnoy (Programa 3)

17h – Fragmentos de Conversas com Jean-Luc Godard

19h – Carte de Visite + La Toile et l'Écran

Um comentário :

  1. Otima pedida, principalmente para quem gosta de Jean-Luc Godard, recentemente aluguei Acossado, realmente um otimo filme

    ResponderExcluir