quinta-feira, 23 de junho de 2016

Faça a Coisa Certa




Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe a partir do dia 28 de junho a mostra Faça a Coisa Certa, um panorama da produção de realizadores negros dos Estados Unidos a partir dos anos 1970, com uma seleção de filmes emblemáticos de Spike LeeGordon ParksOssie DaviesCharles BurnettMelvin Van PeeblesRyan CooglerAva DuVernay, entre outros.  Com projeção digital, a mostra tem parceria com a locadora E o Vídeo Levou e a distribuidora MPLC.

Durante a primeira semana da mostra, a Sala P. F. Gastal resgata um dos mais belos longas-metragens lançados neste ano, Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira, sobre o desgaste da relação de um casal que vive juntos há 35 anos na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Entre os destaques da mostra, com diferentes olhares para o cotidiano de personagens negros dos centros urbanos dos Estados Unidos, estão clássicos do blaxploitation como Rififi no Harlem, de Ossie DavisShaft, de Gordon ParksSuper Ffly, de Gordon Parks Jr.; marcos independentes como Sweet Sweetback Baadasssss Song, de Melvin Van Peebles, O Matador de Ovelhas, de Charles BurnettFaça a Coisa Certa, de Spike LeeAmbição em Alta Voltagem, dos Hughes Brothers, e New Jack City, de Mario van Peebles, além de obras contemporâneas como Straight Outta Compton A História do N.W.A, de F. Gary GrayCreed - Nascido Para Lutar, de Ryan Cooglere  Selma: Uma Luta Pela Igualdade, de Ava DuVernay



GRADE DE PROGRAMAÇÃO


Ela Volta na Quinta
(Brasil, 2015, 105 minutos)
Direção: André Novais Oliveira
Grave crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa. Exibição em blu-ray.

Faça a Coisa Certa
(Do The Right Thing, Estados Unidos, 1989, 120 minutos)
Direção: Spike Lee
Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee). Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e reclama por não existirem negros na "Parede da Fama". Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem. Exibição digital.

Shaft
(Estados Unidos, 1971, 100 minutos)
Direção: Gordon Parks
O detetive John Shaft (Richard Roundtree) investiga uma guerra de gangues no Harlem quando é contatado por Bumpy Jonas (Moses Gunn), o líder da máfia negra. Bumpy quer que o detetive encontre sua filha, que foi sequestrada. Agora aliado do mafioso, Shaft descobre que o rapto foi coisa da máfia italiana, que deseja tomar o território dos negros. Exibição digital.

Superfly
(Estados Unidos, 1973, 93 minutos)
Direção: Gordon Parks Jr.
O extravagante traficante Priest (Ron O'Neal) repensa sua trajetória e percebe que se continuar nessa profissão não terá futuro. Disposto a mudar de vida ele decide fazer dinheiro com uma grande venda e fugir para sempre. O difícil sera colocar este ambicioso plano em prática e escapar com vida. Exibição digital.

Rififi no Harlem
(Cotton Comes to Halem, Estados Unidos, 1970, 97 minutos)
Direção: Ossie Davis
Dois policiais entram em uma reviravolta envolvendo um reverendo suspeito, que organiza viagens para a áfrica para os habitantes do Harlem, bairro predominantemente negro nos Estados Unidos. Exibição digital.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade
(Selma, Estados Unidos, 2014, 128 minutos)
Direção: Ava DuVernay
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Exibição digital.

Sweet Sweetback Baadasssss Song
(Estados Unidos, 1971, 97 minutos)
Direção: Melvin van Peebles
Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida como ator pornô, precisa fugir das autoridades após atacar dois policiais racistas que agrediam covardemente um jovem negro. Exibição digital.

New Jack City - A Gang Brutal
(New Jack City, Estados Unidos, 1991, 97 minutos)
Direção: Mario Van Peebles
1989. Nino Brown (Wesley Snipes), um pequeno traficante de drogas, é convencido por um colega de gangue que a onda do futuro está em um derivado da cocaína, o crack. Nino vê o potencial do crack como negócio e se estabelece por conta própria, chefiando uma quadrilha e matando seus rivais até assumir um complexo de apartamentos. Exibição digital.

Creed - Nascido Para Lutar
(Creed, Estados Unidos, 2015, 134 minutos)
Direção: Ryan Coogler
Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, Apollo Creed, que faleceu antes de seu nascimento. Ainda assim, a luta está em seu sangue e ele decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Após muito insistir, Adonis consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador e, enquanto um luta pela glória, o outro luta pela vida. Exibição digital.

Straight Outta Compton – A História do N.W.A.
(Straight Outta Compton, Estados Unidos, 2015, 147 minutos)
Direção: F. Gary Gray
Califórnia, década de 1980. Cinco jovens usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), que dá voz a uma geração e promove a explosão do gangsta rap. Exibição digital.

O Matador de Ovelhas
(Killer of Sheep, Estados Unidos, 1977, 75 minutos)
Direção: Charles Burnett
O cotidiano de Stan (Henry G. Sanders), pai de família que trabalha em um abatedouro. Ele mora numa área barra pesada de Los Angeles, ignorada pelo governo. Enquanto trabalha exaustivamente, seu casamento sofre com a rotina e seus filhos estão à beira da marginalidade. Ainda assim, Stan permanece tranquilo. Exibição digital.

Ambição em Alta Voltagem
(Dead Presidents, Estados Unidos, 1995, 115 minutos)
Direção: Albert e Allen Hughes
Anthony Curtis é um garoto do Bronx, que decide se alistar, deixando tudo para trás. Quando volta da guerra condecorado, descobre rapidamente que não será tratado como herói. Sem profissão definida, respeito, emprego ou dinheiro, a única alternativa é montar algum "esquema para levantar grana". Eles se utilizam de conhecimentos de combate e planejam o assalto a um carro forte. Exibição digital.

GRADE DE HORÁRIOS
PRIMEIRA SEMANA
28 de junho a 10 de julho de 2016


28 de junho (terça)
15h – New Jack City - A Gang Brutal
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Faça a Coisa Certa

29 de junho (quarta)
15h – Rififi no Harlem
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Selma: Uma Luta Pela Igualdade

30 de junho (quinta)
15h – Shaft
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Straight Outta Compton A História do N.W.A.

1º de julho (sexta)
15h – Superfly
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Ambição em Alta Voltagem

2 de julho (sábado)
15h – Rififi no Harlem
17h – Ela Volta na Quinta
19h – O Matador de Ovelhas

3 de julho (domingo)
15h – Sweet Sweetback Baadasssss Song
17h – Ela Volta na Quinta
19h – Creed - Nascido Para Lutar

5 de julho (terça)
15h – Superfly
17h – Ambição em Alta Voltagem
19h30 – Ralé

6 de julho (quarta)
15h – Sweet Sweetback Baadasssss Song
17h – Creed - Nascido Para Lutar
19h30 – Ralé

7 de julho (quinta)
15h – Rififi no Harlem
17h – Selma: Uma Luta Pela Igualdade
19h30 – Ralé

8 de julho (sexta)
15h – Sweet Sweetback Baadasssss Song
17h – New Jack City - A Gang Brutal
19h30 – Ralé

9 de julho (sábado)
10h30 - Academia das Musas (Especial Ida Lupino)
15h – Shaft
17h – Faça a Coisa Certa
19h30 – Ralé

10 de julho (domingo)
15h – Superfly
17h – Straight Outta Compton A História do N.W.A.

19h30 – Ralé

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Projeto Academia das Musas estuda a obra de Ida Lupino



Neste sábado, 09 de julho, às 10h30, o projeto Academia das Musas, grupo de pesquisa dedicado ao cinema realizado por mulheres, estuda a obra da norte-americana Ida Lupino na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), a partir de dois filmes: o episódio The Masks (1964, 25 minutos), da série Além da Imaginação, e o longa-metragem O Mundo Odeia-me (The Hitch-Hiker, 1953, 71 minutos). Entrada franca.

IDA LUPINO

Apresentação de Francielle Beria, integrante do grupo de pesquisa

A Ida Lupino foi diretora, roteirista e atriz de Hollywood. Vinda de uma família de artistas, teve seu primeiro papel em um filme aos 13 anos, com The Love Race (1931). Aos 14 anos, conseguiu um papel maior em Her First Affaire (1932). A partir daí, começou a atuar em vários filmes, como Dentro da Noite (They Drive by Night, 1940) e Seu Último Refúgio (High Sierra, 1941), ambos de Raoul Walsh.

Em 1945, o seu interesse em dirigir foi aumentando, mas naquela época não havia mulheres dirigindo em Hollywood. A última foi Dorothy Arzner, com o seu filme First Comes Courage (1943). Essa situação se estendeu até 1949. Em 1948, Lupino criou a Emerald Productions, uma produtora independente. No ano seguinte, foi renomeada como The Filmakers e teve continuidade até 1953. A primeira produção foi Not Wanted (1949), o qual ela escreveu o roteiro e também dirigiu após o diretor oficial ter sofrido um ataque cardíaco, mas não teve seu nome creditado. Esse filme pode ser considerado, então, sua estreia na direção. O próximo filme da Filmakers foi Quem Ama não Teme (Never Fear, 1949), que Lupino dirigiu oficialmente.


Os filmes não foram um sucesso, mas atraíram a atenção de Howard Hughes, da RKO. Assim se iniciou uma parceria, cujo primeiro título foi O Mundo é Culpado (Outrage, 1950), e seguiu-se com Laços de Sangue (Hard, Fast and Beautiful, 1951), O Mundo Odeia-me (The Hitch-Hiker, 1953) e O Bígamo (The Bigamist, 1953). É interessante notar os temas desses filmes: Not Wanted é sobre gravidez fora do casamento, O Mundo é Culpado é sobre estupro, O Bígamo é sobre relações extraconjugais. Após os filmes, o contrato com a RKO não foi renovado e a Filmakers foi dissolvida. Isso deu início à longa carreira da Lupino na televisão. Ela atuou, escreveu e dirigiu episódios de Thriller, Além da Imaginação (The Twilight Zone), Bewitched, Alfred Hitchcock Presents, Paladino do Oeste (Have Gun - Will Travel), entre várias outras séries de TV. Em Twilight Zone ela é a única diretora da série original, e também a única pessoa a ter atuado em um episódio e dirigido outro.


Ela também continuou atuando em alguns filmes, como No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, 1956), Cinzas que Queimam (On Dangerous Ground, 1951), A Grande Chantagem (The Big Knife, 1955), entre vários outros. Ela também filmou cenas de Cinzas que Queimam, mas não foi creditada. Dinheiro Maldito (Private Hell 36, 1954), dirigido pelo Don Siegel, foi escrito e atuado por ela, e também produzido pela Filmakers. Em 1966 ela dirigiu seu último filme, Anjos Rebeldes (Trouble with Angels), e faleceu em 1995. 

domingo, 19 de junho de 2016

3º Diálogo de Cinema



Entre os dias 21 e 26 de junho, acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o 3º Diálogo de Cinema, festival de curtas-metragens produzido pela Avante Filmes e pela Sofá Verde Filmes. Com exibição de importantes curtas internacionais e nacionais e os longas-metragens Banco Imobiliário, de Miguel Antunes Ramos, e Garoto, de Julio Bressane, a programação tem entrada franca.    

Com a proposta de aproximar a recente produção cinematográfica brasileira e internacional do público de Porto Alegre, e contando com o ineditismo na cidade da grande maioria das obras exibidas, o Diálogo conta, mais uma vez, com suas duas Mostras Competitivas: a Mostra Diálogo, que exibirá 16 curtas-metragens nacionais, de nove estados; e a Mostra Cercanias, que exibirá 12 produções gaúchas.


Mostra Internacional - que conta com o prêmio de júri popular - exibirá 11 curtas de diferentes países, realizados entre 2013 e 2016, e que já possuem uma trajetória de passagem por importantes festivais nacionais e internacionais de cinema. Destaque para a estreia brasileira de quatro curtas internacionais, como O Retorno de um Homem (A Man Returned), do diretor libanês radicado na Dinamarca, Mahdi Fleifel, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2016, e Atravessando Paredes (It Can Pass Through The Wall), do romeno Radu Jude, premiado por seu longa-metragem Aferim! como melhor diretor no Festival de Berlim de 2015.

Completando as mostras do festival, a Mostra Sala de Estar exibe quatro curtas gaúchos, O Corpo, de Lucas CassalesPele de Concreto, de Daniel de BemObjetos, de Germano Oliveira, e O Teto Sobre Nós, de Bruno Carboni, que possuem participação de integrantes da organização do evento.

Além das mostras, o Festival promoverá debates com parte dos realizadores dos filmes das mostras Diálogo e Cercanias após cada sessão, e a Oficina de Roteiro Adaptado, ministrada por Francine Barbosa nos dias 25 e 26 de junho na Cinemateca Capitólio, que já está com as inscrições esgotadas.

O Festival Diálogo de Cinema exibirá também longas-metragens na abertura e no encerramento do evento. Dia 21 de junho, após a cerimônia de abertura, às 19h30, o filme Banco Imobiliário, do diretor paulista Miguel Antunes Ramos (exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes), será exibido às 20h, junto do curta-metragem O Castelo, dirigido por Miguel, Alexandre Wahrhaftig, Guilherme Giufrida e Helena Ungaretti. As obras dialogam sobre o mercado imobiliário e suas consequências políticas e sociais na realidade brasileira.

No encerramento, às 20h do dia 26 de junho, será exibido o filme Garoto, que teve sua estreia no Festival de Locarno (2015), na Suíça, dirigido pelo renomado diretor carioca Júlio Bressane.

Para a seleção oficial da programação dos curtas-metragens brasileiros e gaúchos, foram inscritas 470 produções. O evento conta com o apoio do estúdio de arte multimídia Amargem e do Estúdio Lume. O apoio institucional fica por conta da Sala PF Gastal e da Prefeitura de Porto Alegre. A ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), também apoia o festival através de resenhas e críticas dos filmes das mostras principais.

A cerimônia de premiação ocorre no dia 25, às 21h, na Sala P. F. Gastal, seguida da Festa Oficial do Diálogo de Cinema, na Casa de Teatro de Porto Alegre.

DIÁLOGO DE CINEMA - 3ª EDIÇÃO
21/06/2016 - 26/06/2016
Entrada franca (as senhas serão distribuídas sempre 30 minutos antes da sessão)
Sala P.F. Gastal - Usina do Gasômetro, 3º andar.

Assessoria de Imprensa:
Contato telefônico para maiores informações sobre a programação:
+ 55 51 9674-3547 (Lucas Cassales)

GRADE DE HORÁRIOS
21 a 26 de junho de 2016

21 de junho (terça-feira)
19h30 – Cerimônia de Abertura
20h – Banco Imobiliário + O Castelo

22 de junho (quarta-feira)
18h – Mostra Cercanias 1 (A Saga do Herói, Kaali, Sesmaria, Outono Celeste)
20h – Mostra Diálogo 1 (A Outra Marge, Horror, A Rã e Deus, Rapsódia para o Homem Negro, Sólon)

23 de junho (quinta-feira)
18h – Mostra Cercanias 2 (Horror, Bruxa de Fábrica, Another Empty Space, Entre os Dias)
20h – Mostra Diálogo 2 (A Vez de Matar, a Vez de Morrer, Neandertais, Hospedeira, A Última das Minas, História de Abraim, Ruby)

24 de junho (sexta-feira)
18h – Mostra Cercanias 3 (Sob a Pele de Vênus, Desenredo, Ruby, Nes Pas Projeter)
20h – Mostra Diálogo 3 (Corações Sangrantes, A Casa Sem Separação, Biquíni Paraíso, Viagem à Bicuda, História de uma Pena)

25 de junho (sábado)
17h – Mostra Internacional 1 (Nova Vida, Ramona, Atravessando Paredes, Maria do Mar)
19h – Mostra Internacional 2 (Uma Outra Cidade, Filho do Lobo, O Retorno de um Homem)
21h – Cerimônia de Premiação

26 de junho (domingo)
16h – Mostra Sala de Estar (O Corpo, O Teto Sobre Nós, Pele de Concreto, Objetos)
18h – Mostra Internacional 3 (Provas, Exorcismos, Querido Diretor, Semana na Praia, Leve o que Puder Carregar)
20h – Sessão de encerramento (Garoto, de Julio Bressane)

FILMES

SESSÃO DE ABERTURA

Banco Imobiliário
(Brasil, 2016, 65 minutos)
Direção: Miguel Antunes Ramos
Brian anda pelo bairro onde cresceu, à procura de novas áreas para uma incorporação imobiliária, enquanto Romeo desenha uma estratégia de marketing. Já Carla, planeja os seus novos investimentos. O documentário se propõe a estudar o fenômeno da especulação imobiliária na capital de São Paulo e descobrir os efeitos e causa deste processo.

O Castelo
(Brasil, 2015, 8 minutos)
Direção: Helena Ungaretti, Guilherme Giufrida, Alexandre Wahrhaftig, Miguel Ramos
Devidamente fortificado, um castelo de luxo à beira do rio Pinheiros.

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Garoto
(Brasil, 2015, 70 minutos)
Direção: Julio Bressane
Inspirado no conto O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, do escritor argentino Jorge Luis Borges, o filme acompanha um jovem casal que se encontra em um lugar encantado, onde experimentam uma aventura amorosa e espiritual. Tudo muda quando o rapaz, inesperadamente, comete um crime que conduz os dois à separação. No entanto, uma série de eventos inquietantes os reunirá mais uma vez.

MOSTRA DIÁLOGO

Biquíni Paraíso
Num carnaval de praia, é possível atravessar ou permanecer na festa. Em meio à nuvem de Maizena, é possível vislumbrar um olhar. Entre os altos decibeis, é possível ouvir o silêncio.
16min | 2015 | CE
Direção: Samuel Brasileiro

A Casa Sem Separação
Mariana e suas primas estão na pequena cidade de Sertaneja, na noite do velório da avó. No carro onde passam a noite, a lâmpada interna não desliga. 25min | 2015 | PR
Direção: Nathália Tereza

Corações Sangrantes
Dois amigos. O fantasma do funk melody. Uma galera. O Palacete dos Amores. A Cidade do Rio de Janeiro. Noite e dia.
23min | 2015 | RJ
Direção: Jorge Pólo

História de Abraim
Abraim foi trocado por uma vaca.
12min | 2015 | SP
Direção: Otavio Cury

História de uma Pena
Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Eu sei com que fúria bate o teu coração.
30min | 2015 | CE
Direção: Leonardo Mouramateus



Horror
Cada garoto inventa uma história.
24min | 2016 | RS
Direção: Leonardo Bomfim

Hospedeira
Fazia-se na floresta um trabalho secreto do qual ela começa a se aperceber. 
14min | 2014 | SP 
Direção: Rita Carelli

Neandertais
Guta e William encontram um homem das cavernas. Joder está triste.
20min | 2016 | BA
Direção: Marcus Curvelo

No Dia em Que Lembrei da Viagem a Bicuda
Eu sempre deixei essa lembrança enterrada no fundo da memória. Até que um dia ela voltou como um filme.
24min | 2015 | RJ
Direção: Vitor Medeiros

A Outra Margem
Sábado à noite, Centro-Oeste Brasileiro. Jean é um agroboy que escuta a rádio local onde as pessoas deixam mensagens de amor.
26min | 2015 | MS
Direção: Nathália Tereza

A Rã e Deus
Um jovem em seus vinte anos, enérgico. Uma mulher adulta, grávida. Os dois vivem juntos há meses em um minúsculo apartamento no subúrbio, até o dia em que o dinheiro acaba...
20min | 2014 | RJ
Direção: Alice Furtado

Rapsódia Para o Homem Negro
Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação de Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias e simbolismos para contextualizar as relações políticas, raciais, de ancestralidade e urbanização no mais recente cenário político brasileiro. 24min | 2015 | MG
Direção: Gabriel Martins

Ruby
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.
17min | 2014 | RS
Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster, Jorge Loureiro

Solon
“Solon” dialoga com as artes visuais, a performance e a ficção científica. Uma fábula sobre o surgimento do mundo, apresentado a partir do encontro de uma paisagem devastada e uma criatura misteriosa. Solon, habita o espaço extremamente árido e infértil. Aos poucos, ela se destaca da paisagem, aprende a se movimentar e explorar seu corpo. Ela verte água por suas extremidades e inicia sua missão de regar e nutrir a terra. A paisagem se altera e a própria personagem também. Nasce o mundo. Nasce a mulher.
16min | 2016 | MG
Direção: Clarissa Campolina

A Última das Minas
“Esta é a Casa das Minas. O dono da casa é Zomadônu. Como ele não tem corpo como a gente, eu estou aqui como chefa; mas quem manda na casa é ele.” Deni Prata Jardim (1925 – 2015), última vodunsi da Casa das Minas do Maranhão.
25min | 2015 | MG
Direção: Larissa Figueiredo & Rafael Urban

A Vez de Matar, a Vez de Morrer
O homem, o orgulho, a vingança.
26min | 2016 | MS/RJ
Direção: Giovani Barros

MOSTRA CERCANIAS

A Saga do Herói
O filme é uma sequência, como se extraído de um longa-metragem, que se passa em uma cidade fictícia de um Brasil futuro, pós-catástrofe. O Brasil construído no filme é feito com maquetes de empreendimentos imobiliários contemporâneos, implantados em uma paisagem árida, empoeirada, como se fosse a manhã seguinte de um fenômeno natural de grandes proporções. A narrativa se concentra na luta entre dois personagens que, ante essa cidade diminuta, são gigantes.
2015. 06 minutos. Direção: Livia Pasqual

Another Empty Space
No inverno de Berlim, dois ex-amantes se encontram pela primeira vez desde a separação.
2015. 08 minutos. Direção: Davi de Oliveira Pinheiro

Bruxa de Fábrica
Menina atormentada por mosquitos é misteriosamente levada até as ruínas de uma fábrica abandonada.
2014. 14 minutos. Direção: Jonas Costa

Desenredo
Algo une os cinco personagens que acompanhamos. Com eles, vagamos por lugares como um hospital, o centro da cidade, edifícios públicos, centro de umbanda, casa, quarto e jardim. Durante o dia, são uns, a noite se encontram no mesmo espaço e, embalados pelo mesmo som, se transformam em outros. Um pouco das vidas de Carlos Willian dos Anjos da Silva, 2o mestre-sala, Luciana Gomes, passista, Milton Rosa (Biscui) mestre de bateria, Neuza Morais, baiana e Shaienne Sehnem Pereira, 1a porta-estandarte, aparecem neste filme. São vidas enredadas pelo samba. Um enredo as avessas: desenredo. A realização deste projeto contou com o apoio e acolhimento da Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia.
2015. 25 minutos. Direção: Felipe Diniz

Entre os Dias
O homem vaga por entre os dias. Ele quer conhecer seu filho.
2015. 22 minutos. Direção: Giovani Borba

Horror
Cada garoto inventa uma história.
2016. 24minutos.  Direção: Leonardo Bomfim

Kaali
Ao visitar sua tia Liisa na ilha Estôniana de Saaremaa, o jovem Martin aliena-se ao seu smartphone. Na tentativa de entreter o garoto com algo mais, Liisa o leva a Kaali – uma antiga e legendária cratera de meteoro. Para a surpresa de ambos, Martin levanta os olhos de seu celular.
2015. 15 minutos. Direção: Gabriel Motta Ferreira


Ne Pas Projeter
Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: "Não abrir. Não projetar".
2015. 13 minutos. Direção: Cristian Verardi

Outono Celeste
Em uma noite de outono Clara recebe uma visita.
2015. 11 minutos. Direção: Iuri Minfroy

Sesmaria
Sesmaria é um curta-metragem de ficção que traz um olhar sobre a vida de Wilhelm e Hilda, casal de idosos, fumicultores, residentes na colônia pomerana Sesmaria, localizada no extremo sul do Brasil e que passaram toda sua vida neste lugar.
2015. 23 minutos. Direção: Gabriela Richter Lamas

Sob a pele de Vênus
Uma senhora tem sua rotina alterada após ouvir uma noticia sobre um eclipse raro. Uma sucessão de fatos misteriosos a perturbam.
2014. 13 minutos. Direção: Julia Sondermann

Ruby
Pequeno retrato de um artista outsider chamado Ruby, que vive sozinho em uma casa perto da praia.
2014. 17minutos.  Direção: Luciano Scherer, Guilherme Soster, Jorge Loureiro


MOSTRA INTERNACIONAL

O Retorno de Um Homem
(A Man Returned, Reino Unido / Dinamarca / Holanda / Líbano/ 30 minutos/2016)
Direção: Mahdi Fleifel
Estreia Brasileira
O sonho de Reda de escapar do campo de refugiados palestinos de Ain El-Helweh acaba depois que ele é deportado da Grécia.

Leve o que Puder Carregar
(Take What you Can Carry/ Alemanha/ 30 minutos/2016)
Direção: Matthew Porterfield
Estreia Brasileira
Uma jornada entre dia e noite, noite e dia. Lilly vive em Berlim há pouco tempo. Ela é uma americana de passeio. Ela tem um amante mas não tem onde dormir.  

Querido Diretor
(Dear Director/Dinamarca/14 minutos/2015)
Direção: Marcus Lindeen
Estreia Brasileira
Em 1980, a pianista de jazz americana Kazzrie Jaxen viu o filme de Ingmar Bergman,  Da Vida das Marionetes. Depois ela escreve-lhe uma carta de dezesseis páginas explicando como o filme mudou sua vida. 

Atravessando Paredes
(/Romênia/17 minutos/2014)
Direção: Radu Jude
Estreia Brasileira
“Estou com medo, vovô! (...) Você ouve?
As pessoas da casa estão chorando, disse ele. Eles lamentam os mortos, é por isso que estão chorando”. (В сарае por A. P. Chekhov )

Ramona
(Romênia/25 minutos/2015)
Andrei Cretulescu – Romênia
Uma garota. Um carro. Uma noite. Nenhuma coincidência.

Nova Vida
(Nueva Vida/Argentina/Bolívia/2016)
Direção: Kiro Russo
Nueva vida faz do espectador um voyeur que espreita os vizinhos por entre as janelas e inventa histórias com os fragmentos que observa.

Filho do Lobo
(Fils du Loup, França, 23 minutos, 2015)
Direção: Lola Quivoron

Entre as paredes de um antigo forte militar, Johnny , um jovem rapaz, aprende como treinar e dominar Ferro, o seu primeiro cão de guarda.

Provas, Exorcismos
(Portugal, 2015, 25 minutos)
Direção: Susana Nobre
Um olhar fíctico, também de influência documental, sobre o desemprego e uma terra tocada pelo falhanço da política.

Semana na Praia
(Beach Week, Estados Unidos, 2014, 18 minutos)
Direção: David Raboy

No último dia de sua semana de férias na praia, Natalie descobre que sua melhor amiga, Laure, depareceu. Atormentada pela ansiedade, Natalie sai à sua procura.

Maria do Mar
(Portugal, 2015, 30 minutos)
Direção: João Rosas
Um fim de semana de Verão numa casa rural na zona de Sintra. Nicolau, um rapaz de 14 anos, passa dois dias na companhia do irmão mais velho, Simão, e os amigos deste, todos a caminho dos 30. A bela e reservada Maria do Mar é alvo da atenção de todos, mas Nicolau é quem mais verá a sua vida perturbada por aquela inesperada presença feminina. Entre trabalhos de casa e subidas à árvore, histórias sobre um falecido avô engatatão e a origem da forma dos tortellini, um amigo mascarado em ressaca amorosa e jogos de sedução dançante, Nicolau vai olhando para aquele grupo de jovens adultos com o espanto de quem não pertence àquele mundo e o fascínio de nada voltar a ser como dantes.

Uma Outra Cidade
(Another City, Vietnã, 25 minutos, 2016)
Direção: Phan Ngoc Lan

Uma encharcada mulher de meia-idade tirando a peruca, olhando para fora das janelas de vidro. Um jovem explodindo em lágrimas em uma sala de karaoke cercado pelo papel de parede de paisagem tropical. Uma jovem tentando limpar uma mancha do vestido de casamento que ela está usando.

MOSTRA SALA DE ESTAR

O Corpo
Um menino encontra um corpo na mata. Todos os olhares se voltam para o corpo.
2015. 16 minutos. Direção: Lucas Cassales

Pele de Concreto
Porto Alegre, Brasil. Enquanto seu namorado se junta a multidão para uma grande manifestação, Marcio isola-se em seu apartamento. Da varanda, ouve por entre os prédios o som das bombas, da cavalaria, dos gritos e das cantorias. Na rua, um Policial Militar faz uma ligação. O telefone de Marcio toca.
2014. 15 minutos. Direção: Daniel de Bem

O Teto Sobre Nós
Ocupantes de um prédio abandonado recebem a notícia que podem ser despejados a qualquer momento. Enquanto Anna tenta lidar com a notícia, ela se depara com um misterioso homem deitado em sua cama.
2015. 22 minutos. Direção: Bruno Carboni

Objetos
Em um antigo apartamento, entre palavras e objetos, um casal revisita suas memórias; mas uma parte de Miguel permanece no escuro.
2015. 16 minutos. Direção: Germano de Oliveira