segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Exibição do documentário Na Bolha



No sábado, 5 de novembro, às 18h, acontece a exibição do filme coletivo Na Bolha (49 minutos), dirigido por Olivia Casagrande, Marta de Marchi, Marta Finotello, Roberto Genna e Fabio Vanin, que estará presente na sessão. Entrada franca.  

Em função do grande fluxo de programação do Cine Esquema Novo na Cinemateca Capitólio, não haverá programação regular na Sala P. F.Gastal entre os dias 1 e 10 de novembro. Durante esse período, apenas sessões especiais acontecem no cinema da Usina do Gasômetro.

NA BOLHA

O filme é o resultado de um amplo projeto de investigação interdisciplinar chamado "Reducing Boundaries - understanding exclusion through informal security defensive systems in wealthy urban areas: Porto Alegre, Bruxelles” financiado pelo programa da União Europeia Marie Curie Staff Research International Exchange em parceria com a Universidade IUAV de Veneza (Itália) e a Unilasalle, Canoas (Brasil). 
Este vídeo experimental, realizado com mídias low-fi e amadoras, concentra-se em Porto Alegre (Brasil) e representa estratégias e percepções da classe média e alta relativas à questão da segurança no contexto urbano.

Através de uma série de entrevistas e seguindo os participantes nas suas vidas cotidianas dentro de condomínios fechados ou edifícios e casas com altos padrões de segurança, o filme retrata as contradições e ambiguidades da vida atrás dos portões dourados de uma comunidade imaginada. Ao mostrar a muitas vezes subestimada auto-consciência dos que se sentem forçados a viver "atrás das grades", o filme quer representar os paradoxos de uma sociedade altamente polarizada. Ao mesmo tempo, ele destaca a possibilidade de diferentes estilos de vida (a estratégia da "boa vizinhança”, que estabelece uma relação entre diferentes classes; a escolha de viver em bairros "perigosos"), buscando a abertura de um debate sobre uma questão altamente sensível em muitos contextos urbanos contemporâneos em todo o mundo: o que me faz sentir seguro? 

Title: Na bolha (In the Bubble)
Duration: 49 min.
Officially involved institutions: Latitude Platform for Urban Research and Design, Brussels, BE Research Funded by: European Commission (Marie Curie Actions)
Theme: Latitude Platform
Directors: Olivia Casagrande, Marta de Marchi, Marta Finotello, Roberto Genna, Fabio Vanin Editing: Beniamino Casagrande, Olivia Casagrande, Livia Romano

PT) Latitude é uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas (BE), que se concentra na pesquisa e no desenho urbano e territorial.
Latitude é uma plataforma dinâmica que inclui estudiosos internacionais e especialistas como engenheiros, antropólogos, designers gráficos, a fim de desenvolver trabalhos interdisciplinares e experimentais, abordando questões urgentes contemporâneos, tais como a fragilidade urbana, ambiental e social, o risco de inundação e segurança urbana. Latitude desenvolve posições críticas através de investigações internacionais, projetos, exposições, escritos e conferências.

Latitude é um Centro de Investigação reconhecido pela União Europeia e colabora com universidades e instituições culturais e de investigação em várias partes do mundo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário