sábado, 15 de outubro de 2016

Carlos Gerbase debate Sal de Prata no CineLIPSAM




Neste sábado, 22 de outubro, às 10h30, o CineLIPSAM, projeto da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, exibe o filme Sal de Prata (2005, 90 minutos), de Carlos Gerbase na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. Após a sessão, acontece um debate com o diretor sobre o tema saúde mental e cinema. Com exibição digital, a sessão tem entrada franca.

SAL DE PRATA
(2005, 90 minutos)
Direção: Carlos Gerbase

SINOPSE: Cátia, uma bem-sucedida economista, repensa sua vida quando seu namorado Veronese, um cineasta fracassado e que tem uma loja de revelações fotográficas, sofre um ataque cardíaco.

Carlos Gerbase é um cineasta gaúcho, integrou por 24 anos a casa de cinema de porto alegre e em 2011 criou a Prana Filmes. É também escritor e leciona Cinema na PUCRS. Participou como diretor e roteirista em diversos curtas, longas e séries de TV. É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), tem doutorado em Comunicação Social também pela PUCRS (2003) e Pós-Doutorado em Cinema pela Universidade Sorbonne-Nouvelle – Paris V (2010). Atualmente é professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (graduação) e nos Programas de Pós-Graduação de Comunicação Social e Letras (Escrita Criativa).

CineLIPSAM

O CineLIPSAM é um projeto aberto à comunidade realizado pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, tendo como objetivo a discussão e o ensino de questões referentes à saúde mental por meio de produções cinematográficas. Essa metodologia de ensino consiste na escolha de temas que satisfazem a área psíquica e na exibição de filmes em que é possível a identificação de aspectos de saúde metal e suas relações com outras áreas do conhecimento. Após a exibição, é realizada uma pequena pausa seguida de uma discussão multidisciplinar facilitada por especialistas no tema proposto ou membros da LIPSAM convidados. Na discussão, todos os presentes são convidados a participar e expressar suas ideias. Dessa forma há um incentivo à cultura, uma vez que os filmes selecionados englobam diversos aspectos artísticos e sociais, levando em conta suas origens e propostas, e à desestigmatização de aspectos relacionados à saúde metal, abordando o indivíduo como um todo e destacando aspectos sociais e psicológicos, além dos orgânicos. Tais temas são discutidos com intuito de realizar também uma psicoeducação com o público presente, orientando na identificação de transtornos psiquiátricos e fases normais do desenvolvimento humano. Portanto, o projeto consiste em uma metodologia de ensino, que combina lazer e aprendizagem, proporcionando, assim, melhor compreensão dos temas abordados e impacto na formação dos participantes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário