segunda-feira, 11 de abril de 2016

Projeto Raros exibe filme de Philippe Grandrieux





Na sexta-feira, 29 de abril, às 20h, o Projeto Raros exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme Um Lago (Un Lac (França 2009, 90 minutos), do realizador francês Philippe Grandrieux, um dos principais nomes do cinema contemporâneo experimental. Após a sessão, acontece um debate com o diretor e pesquisador Emiliano Cunha sobre o cinema de fluxo contemporâneo. Com projeção digital e legendas em português, a sessão é uma parceria entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, a Cinemateca da Embaixada da França, o Institut Français e o Consulado Geral da França no Brasil. Entrada franca.

SINOPSE: A história se passa em um país do qual nada sabemos: um país de neve e florestas densas em algum lugar ao norte. Uma família mora numa casa isolada, perto do lago. Alexi, o irmão, é um jovem de coração puro. Um lenhador. Extático, preso pelos ataques epilépticos, ele está completamente aberto à natureza que o cerca. Alexi é muito ligado à sua irmã mais nova, Hege. Sua mãe cega, seu pai e seu pequeno irmão mais novo são testemunhas silenciosas do seu imenso amor. Chega um estrangeiro, um jovem um pouco mais velho do que Alexi…

O cineasta francês Philippe Grandrieux transita em diferentes territórios, e sua obra reúne trabalhos em diversas linguagens: videoarte, longas de ficção, instalações de arte, ensaios documentais. Nascido em 1954, na França, seus primeiros longas-metragens de ficção, Sombra (premiado no Festival de Locarno, em 1998) e A Nova Vida são referências em termos de fotografia, de trabalho sonoro, de experimentação narrativa e figurativa. Grandrieux participou de importantes exposições, como na Paradise Now! Essential French Avant-Garde Cinema 1890-2008, na Tate Modern de Londres, e na retrospectiva Extreme Love no espaço Uplink, em Tóquio. Seu mais novo filme Malgré La Nuit, estreou no Festival de Rotterdam de 2016.

Emiliano Cunha é formado em Cinema pela PUCRS e Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da mesma universidade com pesquisa sobre o Cinema de Fluxo. Codirigiu o curta-metragem O Cão (2011) Também escreveu e dirigiu (junto com outros realizadores) o primeiro longa-metragem totalmente produzido e finalizado em uma faculdade de cinema: Cinco maneiras de fechar os olhos (2013). Lobos (2012), codireção em parceria com Abel Roland, foi vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado 2012, prêmio Assembléia Legislatva e no Festival de Santa Rosa e melhor montagem no Festival Cinevídeo 2012. Seu último curta-metragem é Tomou café e esperou (2013). Emiliano contribui para a revista de crítica cinematográfica Teorema, além de produzir textos acadêmicos e capítulos de livros em torno de estudos sobre o cinema. O roteiro de RAIA 4, estreia do diretor em longa-metragem, foi selecionado para o Laboratório SESC Novas Histórias 2014, Plataforma LAB, Curitiba LAB e Cine Boutique Brasil. Atualmente, Emiliano acompanha a pós-produção da série ficcional Horizonte B e do curta Sob águas claras e inocentes, seus mais recentes trabalhos como diretor.

PROJETO RAROS
29/04/16 – 20h
UM LAGO
(Un Lac, França, 2009, 90 minutos)
Direção: Philippe Grandrieux

Com Alexei Solonchev , Dimitry Kubasov, Natalie Rehorova









Nenhum comentário :

Postar um comentário