segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mais uma semana para ver Um Jovem Poeta e Noites Brancas no Píer



Os cinéfilos porto-alegrenses ganharam mais uma semana para ver os filmes Noites Brancas no Píer, de Paul Vecchiali, e Um Jovem Poeta, de Damien Manivel, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). Os filmes seguem em cartaz até dia 03 de maio. Os ingressos custam R$ 8,00.  


GRADE DE HORÁRIOS
28 de abril a 03 de maio de 2015

 
28/04 (terça)
17h – Noites Brancas no Píer
19h – Um Jovem Poeta

29/04 (quarta)
15h – Festival Escolar (Sessão Fechada)
17h – Noites Brancas no Píer
19h – Festival Escolar (Sessão Fechada)

30/04 (quinta)
15h – Festival Escolar (Sessão Fechada)
17h – Noites Brancas no Píer
19h – Festival Escolar (Sessão Fechada)

01/05 (sexta)
15h – Festival Escolar (Sessão Fechada)
17h – Noites Brancas no Píer
19h – Um Jovem Poeta

02/05 (sábado)
15h – Um Jovem Poeta
17h – Noites Brancas no Píer
18h30 – Sessão Aurora (Dragões da Violência, de Samuel Fuller)

03/05 (domingo)
15h – Um Jovem Poeta
17h – Noites Brancas no Píer
19h – Um Jovem Poeta



 


NOITES BRANCAS NO PÍER

Um homem passa um ano sabático numa cidade portuária, onde todas as noites sai para uma caminhada ao longo do cais. Lá ele encontra uma moça que espera o homem da sua vida. Durante quatro noites eles discutem sobre a vida, e ele vai aos poucos se apaixonando por ela. Mas eis que surge o homem que ela ansiosamente esperava. Adaptação livre da obra de Fiódor Dostoiévski.

Paul Vecchiali nasceu em Ajaccio, França, em 1930. Depois de se formar na École Polytechnique, serviu na guerra da Argélia de 1956 a 1959. Começou a fazer filmes em 1961. Vecchiali trabalhou para Cahiers du Cinema e Revue de Cinéma, onde demonstrou uma paixão por Robert Bresson, Jean Grémillon e Max Ophüls. Ele produziu os primeiros filmes do cineasta Jean Eustache antes de fundar a sua própria empresa de produção, Diagonal de 1976. Vecchiali realizou mais de cinquenta filmes, abordando temas como a sexualidade, a pena de morte e a religião. Dirigiu, entre outros, os longas-metragens O Estrangulador (1970), Femmes Femmes (1974) Drugstore Romance (1978), Rosa la rose, publique fille (1985), Once More (Encore) (1988), Bareback ou la Guerre des Sens (2006) e Faux accords (2014).


Título Original - Nuits Blanches sur la Jetée
País - França Ano - 2014
Duração - 94 minutos
Colorido
Classificação Indicativa - 10 anos


UM JOVEM POETA


Recém saído da adolescência, Rémi sonha em se tornar um poeta e emocionar o mundo com seu verso poderoso e inesquecível. Buscando inspiração na cidade opressivamente quente de Sète, caneta e caderno na mão, Rémi está determinado a escrever seu poema. Mas por onde começar?

Damien Manivel (1981, França) trabalhou como dançarino e artista contemporâneo de circo. Em paralelo aos seus trabalhos como performer, dirigiu curtas-metragens. “La dame au chien” foi selecionado para a competição Tiger Awards do International Film Festival Rotterdam em 2010 e ganhou o prêmio Jean Vigo no mesmo ano. Seu último curta, “Un dimanche matin” foi selecionado para a Semana da Crítica de Cannes em 2012 e ganhou o Nikon Discovery Award. Seu primeiro longa-metragem “Um Jovem Poeta” foi exibido no 67º Festival del film Locarno na seção Cineasti del Presente e recebeu a Menção Especial do Júri.

Título Original – Un Jeune Poète
País - França
Ano – 2014
Duração – 71 min.
Colorido
Classificação Indicativa 12 anos


SUPO MUNGAM

Supo Mungam Films foi criada pelos cineastas Gracie P e Pedro Henrique Leite para produzir e distribuir seus próprios filmes bem como distribuir filmes de diversas partes do mundo no Brasil. Nosso foco está na distribuição de verdadeiros filmes independentes e undergrounds de cineastas inovadores, cujos filmes quebram “regras” e lutam contra tudo e todos. Cada filme que iremos distribuir, de cada cineasta, é diferente, mas semelhante pelo fato de que a maior parte deles não possui distribuição nos cinemas do Brasil. Queremos mudar isso e dar a esses cineastas algo especial que é ter o seu filme exibido. Nossa proposta é distribuir um novo ar de Cinema, um Cinema de cineastas que fazem filmes por paixão, por arte, pelos próprios filmes. A Supo Mungam Films também produzirá obras cinematográficas utilizando recursos próprios, sem usar fundos ou verbas de editais privados ou públicos do Brasil. Nós fazemos os filmes que queremos fazer, do nosso próprio jeito e com nosso estilo. Fazemos filmes por amor, por ódio, para colocar tudo para fora e pelo fato de que nada pode nos parar.

Um comentário:

  1. Noites Brancas no Pier é um exemplo de criatividade sem usar muitos recursos. Visitem o meu blog de cinema: http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir