sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Recesso da Sala P. F. Gastal

Prezados,


A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) entra em recesso a partir desta terça-feira, 16 de dezembro. A reabertura acontece em fevereiro de 2015.  

 


O ANO DA P.F. GASTAL



2014 foi um ano maravilhoso e movimentado na Sala P. F. Gastal. Tivemos uma resposta incrível do público nas mostras, exibições especiais, nos filmes que colocamos em cartaz e em outros eventos que atravessaram o nosso 15º ano de vida.



De março a dezembro, conhecemos os documentários do cambojano Rithy Panh e do chinês Wang Bing; descobrimos as pérolas sessentistas da Nouvelle Vague Tcheca, as novidades do cinema dinamarquês, o humor sofisticado do francês Pierre Étaix, a elegância do clássico alemão Helmut Käutner, comemoramos os 40 anos de filmes seminais do cinema americano: Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes, O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper, e O Fantasma do Paraíso, de Brian De Palma. 

Helena Ignez e Marcus Mello
Também foram muitas as sessões memoráveis com a presença de realizadores, atores e nomes que fizeram a história do cinema brasileiro. Helena Ignez trouxe a cópia restaurada de Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla; Wolf Gauer e a atriz Marlise Saueressig apresentaram o raro e histórico Os Mucker; João Silvério Trevisan exibiu seu Orgia ou o Homem que Deu Cria pela primeira vez na cidade; toda a equipe comemorou os 30 anos de um dos marcos do cinema gaúcho, Verdes Anos; a montadora Cristina Amaral exibiu em primeira mão o novo filme de Andrea Tonacci, Já Visto Jamais Visto. 


Isso tudo sem contar as inúmeras exibições e lançamentos de filmes gaúchos, de todos os formatos, bitolas e durações, reforçando o compromisso da P. F. Gastal com a difusão do cinema realizado no Rio Grande do Sul. 
Cães Errantes
Em cartaz, exibimos com exclusividade algumas das obras mais impactantes do cinema contemporâneo, como Cães Errantes, de Tsai Ming-liang, Educação Sentimental, de Julio Bressane, Na Neblina, de Sergei Loznitsa, O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, A Batalha de Solferino, de Justine Triet, Cortinas Fechadas, de Jafar Panahi, além das cópias restauradas da obra-prima Era uma Vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu, e dos dois primeiros filmes de Leos Carax, Boy Meets Girl e Sangue Ruim. 


A SESSÃO PLATAFORMA seguiu atualizando a cinefilia porto-alegrense com filmaços sem distribuição no Brasil, como Manakamana, de Stephanie Spray e Pacho Velez; Viola, de Matías Piñeiro, A Gatinha Esquisita, de Ramon Zurcher, e a mais nova obra-prima do português Pedro Costa, Cavalo Dinheiro.
Cavalo Dinheiro_um dos destaques da Sessão Plataforma
 A SESSÃO AURORA manteve vivo o espírito cineclubista com sessões e debates antológicos de filmes como French Cancan, de Jean Renoir, O Comboio do Medo, de William Friedkin, e O Vício de Abel Ferrara, além de promover as primeiras exibições em Porto Alegre de A Garota de Lugar Nenhum, de Jean-Claude Brisseau, e dos últimos filmes que Eduardo Coutinho finalizou, Sobreviventes de Galileira e A Família de Elizabeth Teixeira. 
A Garota de Lugar Nenhum
O já tradicional PROJETO RAROS seguiu com a missão de exibir filmes obscuros de cinematografias menos conhecidas, como o canadense Les Bons Débarras, de Francis Mankiewicz, o senegalês A Viagem da Hiena, de Djibril Diop Mambety, Nós Vamos Te Comer, de Tsui Hark, produzido em Hong Kong, além do surrealismo japonês de Shuji Terayama e a política cinematográfica de Jean-Luc Godard e Anne Marie Miéville. 
Nós Vamos te Comer
Recebemos as crianças e os adolescentes dentro dos projetos do PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL, como o Festival Escolar e a mostra Olhares da Escola, com filmes realizados pelos alunos da rede municipal sendo exibidos e debatidos na sala escura. 
Escritos de Alfabetização Audiovisual
Também recebemos mostras e festivais, como o DIÁLOGO DE CINEMA, que apresentou um panorama bem rico da produção de curta-metragem brasileira, além de promover a primeira sessão de Castanha, de Davi Pretto, em Porto Alegre; o CINE ESQUEMA NOVO, que nos trouxe a obra em 16mm do maldito Jack Smith, os curtas de Isabell Spengler, Ken Jacobs e Matthias Müller e outras experiências radicais, além de diversos longas-metragens contemporâneos brasileiros; A VINGANÇA DOS FILMES B, com uma seleção cuidadosa do melhor do cinema de gênero produzido no Brasil; a 9ª edição da Mostra CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL, que exibiu longas e curtas latino-americanos, e uma homenagem ao cinema de Lúcia Murat; o CINEPOLÍTICO, com sessões e debates sobre os 50 anos do Golpe Militar; e o 9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DO RS, com uma seleção de filmes contemporâneos e uma retrospectiva do alemão Christian Petzold. 
Pré-estreia de Castanha
Importante citar os dois grandes parceiros que tivemos neste ano, fundamentais para viabilizarmos várias mostras e sessões: o Goethe-Institut Porto Alegre e a Cinemateca da Embaixada da França. 
Captura de ecrã - 2014-11-07, 20.53.13
Normal Love_Jack Smith
Agradecemos a todos que vieram, debateram e participaram de alguma forma deste ano especial. Pra terminar, a lista de países que tiveram seu cinema na tela da Sala P. F. Gastal em 2014. Ano que vem tem mais!
The Dark Side of Oz
Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Bielorrússia, Brasil, Bolívia, Camboja, Canadá, Coréia do Sul, Colômbia, Chile, China, Dinamarca, Egito, Equador, Espanha, Estônia, Estados Unidos, França, Grécia, Honduras, Holanda, Hong Kong, Hungria, Índia, Inglaterra, Irã, Itália, Iugoslávia, Japão, Jordânia, México, Nepal, Nigéria, Palestina, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Senegal, Venezuela, Uruguai, Taiwan, Turquia.
Wang Bing_Três Irmãs

Nenhum comentário :

Postar um comentário