quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Exibições especiais de Mitã e Trampolim do Forte no domingo


Neste domingo, 02 de novembro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) promove duas sessões comentadas na programação especial em homenagem a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Às 17h será exibido o documentário Mitã, de Lia Mattos e Alexandre Basso, e às 19h, Trampolim do Forte, de João Rodrigo Mattos. Após as sessões, acontecem debates com os diretores e integrantes da equipe. A entrada é gratuita.  

O documentário Mitã, produzido pelo Espaço Imaginário, com direção de Lia Mattos e Alexandre Basso, traz um olhar poético sobre a cultura da infância, transitando sobre temas como educação, ludicidade, espiritualidade e a cultura popular, inspirados no pensamento de Lydia Hortélio, Agostinho da Silva e Fernando Pessoa.
O filme Trampolim do Forte, do diretor baiano João Rodrigo Mattos, expõe uma narrativa visceral e mágica da realidade das crianças que vivem nos entornos do Porto da Barra, em Salvador, marcadas por uma amizade intensa, tão presente quanto o turismo sexual e o trabalho infantil. O longa tem no elenco Marcélia Cartaxo, Luis Miranda e Zéu Britto, além de um grande elenco infantil.
MITÃ
Documentário, Brasil, 2013, 52’
Mitã. Criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um “Mundo Novo”. Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança.
Direção, Roteiro e Montagem: Lia Mattos e Alexandre Basso
Produção: Espaço Imaginário
Fotografia: Alexandre Basso
TRAMPOLIM DO FORTE
Longa Metragem / 35mm / Ficção
Brasil, 90 MIN, 2010
Escrito e Dirigido por João Rodrigo Mattos
Produzido por DocDoma Filmes / Brasil
Co-produzido por UD Film / Alemanha
Classificação Etária: 16 anos
Distribuição: Pipa Distribuidora
O Trampolim do Forte é o mágico local onde, através dos saltos, Déo e Felizardo buscam a força necessária para enfrentar a sua dura realidade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário