domingo, 10 de agosto de 2014

Godard e Miéville investigam as imagens da Palestina no Projeto Raros




Nesta sexta-feira, 15 de agosto, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal exibe o filme Aqui e Acolá (Ici et Ailleurs, 1976), dirigido por Jean-Luc Godard e Anne-Marie Mville, que propõe uma reflexão sobre as imagens do grupo Al Fatah, da Palestina, feitas pelo cineasta em 1970. Após a sessão, haverá um debate com Gabriela Almeida, pesquisadora do ensaísmo no audiovisual a partir do cinema de Godard. A entrada é franca.
Em 1970, ainda no período do Grupo Dziga Vertov, Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin aceitam a proposta do grupo militante palestino Al Fatah para fazer um filme sobre a situação política do Líbano e da Jordânia. Ele se chamaria Até a Vitória (Jusqu’à la victoire). O projeto, no entanto, não foi levado adiante pelo grupo. Cinco anos depois, assumindo-se incapazes de “ver e ouvir essas imagens simplíssimas” Godard e Anne-Marie Miéville reeditam o material, construindo um breve mas denso ensaio sobre a relação entre as imagens e os sons, tendo como questão principal a representação da insurreição palestina.

Aqui e Acolá inicia um processo de extensivo uso do vídeo na reflexão cinematográfica de Godard, que culminou em sua obra-prima, o projeto para televisão Historia(s) do Cinema. No livro A Imagem-Tempo, Gilles Deleuze cita o filme de 1976 como o ápice de um tipo de investigação sobre o interstício entre as imagens. “A questão – comenta – não é mais a da associação e a da atração das imagens, mas o que existe entre duas imagens: um espaçamento que faz com que cada imagem se arranque ao vazio e nela recaia”.  

Gabriela Almeida é jornalista e pesquisadora de cinema não-ficcional. É doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS, onde estuda o ensaísmo no audiovisual a partir da série História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard, e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. É autora de artigos sobre a poética do ensaio fílmico publicados em revistas acadêmicas brasileiras e integrou o grupo organizador do festival Cine Esquema Novo nas edições de 2011 e 2013.


PROJETO RAROS
AQUI E ACOLÁ
(Ici et Ailleurs)
França, 53 min., 1976, Cor
16 mm e vídeo
Direção: Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville
Jusqu’à la victoire : Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin)
Montagem: Anne-Marie Miéville
Roteiro: Jean-Luc Godard, Anne-Marie Miéville
Jusqu’à la victoire : Grupo Dziga Vertov (Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin)
Fotografia: Armand Marco, William Lubtchansky
Vídeo: Gérard Teissèdre
Exibição digital com legendas em português

Nenhum comentário :

Postar um comentário