domingo, 8 de junho de 2014

Sessão Plataforma apresenta filme romeno sobre política e futebol



Nesta terça-feira, 10 de junho, às 20h30, a Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme O Segundo Jogo (Al doilea joc), de 
Corneliu Porumboiu, um dos mais importantes e premiados diretores romenos da atualidade.


Em seu quarto longa-metragem, Porumboiu senta-se com seu pai para assistir uma gravação em VHS de uma partida de futebol entre Dinamo e Steaua, na qual o pai foi árbitro. O jogo, um clássico do campeonato romeno entre as duas principais equipes do país, se passa em 1988, um ano antes da revolução que derrubou o regime de Ceaușescu. Em seu irreverente e instigante dispositivo, Porumboiu parece se apoiar em um material banal e raso, enquanto na verdade propõe um olhar bastante particular para sua história e de seu país. A neve que castiga o campo e quase impossibilita o jogo, é poesia para Porumboiu, como ele mesmo diz, e ironiza a conturbada situação da Romênia na época. A transmissão da partida, então veículada pela televisão nacional, parece arcaica em comparação aos modelos contemporâneos com super slow em HD, edição mirabolante e movimentos de câmera que deixariam Christopher Nolan com inveja. "Tu não acha que isso parece com um dos meus filmes? É lento e não acontece nada!" pergunta Porumboiu ao seu pai. O realizador vai lançando diferentes níveis de texto, entrelaçados, onde pontua a disputa extra-campo das duas equipes na partida, uma delas preferida de Ceaușescu e a outra aliada ao exército, que um ano depois tiraria o ditador do poder.

Depois de realizar três premiadíssimos longas metragens, entre eles, "A Leste de Bucareste" (Caméra d'Or - Cannes 2006) e "Polícia, Adjetivo" (Prêmio do Júri e FIPRESCI da Un Certain Regard - Cannes 2009), Porumboiu, mais do que nunca, parece se divertir fazendo seu cinema.

SERVIÇO:

Terça feira, 10 de junho, 20h30

* O SEGUNDO JOGO, dir: Corneliu Porumboiu, 97min, ROM, 2014.

Principais exibições anteriores:
- 64th Berlin International FIlm Festival - Forum.
- 38th Hong Kong International Film Festival - Documentary Competition.
- 16th BAFICI - Filme de Encerramento.
- Art of The Real (Film Society of Lincoln Center) - Filme de Abertura.

Sessão Plataforma.
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Apoio: Cervejaria Seasons

Ingresso: R$ 03,00
Projeção: Bluray - legendas em português.
Reprise - Sábado, 14 de junho, 18h00.

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola.

Nenhum comentário :

Postar um comentário