quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sala P. F. Gastal celebra os 40 anos de clássico de John Cassavetes



No sábado, 17 de maio, às 19h, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe Uma Mulher Sob Influência, clássico de John Cassavetes que comemora 40 anos em 2014. Com entrada gratuita e projeção em 35mm, a sessão faz parte da programação especial de aniversário da sala e será comentada pelo cineasta, crítico e professor de cinema Fabiano de Souza.

Idealizado inicialmente como uma peça de teatro, Uma Mulher Sob Influência retrata um drama familiar com uma intensidade poucas vezes vista no cinema norte-americano. Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão.

Com duas indicações ao Oscar – melhor atriz e melhor diretor –, o sétimo longa-metragem do autor de Faces (1968) e Noite de Estreia (1977) tornou-se rapidamente um marco de sua filmografia. Produzido de forma independente, e inicialmente recusado por diversos distribuidores, o filme ganhou sobrevida com o apoio do jovem Martin Scorsese – discípulo assumido de Cassavetes – que naquele momento ganhava os holofotes com os sucessos iniciais nos anos 1970.




Uma Mulher Sob Influência
17/05/2014
Sábado
de John Cassavetes
Direção: John Cassavetes
Elenco: Gena Rowlands, Peter Falk , Matthew Cassel
155 min.

EUA, 1974

Nenhum comentário :

Postar um comentário