segunda-feira, 12 de maio de 2014

15 ANOS SALA P. F. GASTAL

A programação comemorativa exibe, ao longo de todo o mês de maio, uma série de sessões especiais, desde filmes estrangeiros inéditos na cidade, a brasileiros que se destacaram recentemente em festivais, passando por clássicos restaurados e filmes importantes que também celebram aniversário.

  
 


Entre os destaques nacionais, há a exibição da cópia restaurada de Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla, com a presença da atriz e companheira de vida do cineasta, Helena Ignez












Melhor filme do Festival de Brasília de 2013, Exilados do Vulcão ganha sessão com a presença da diretora Paula Gaitán. A produtora e montadora Cristina Amaral também vem a Porto Alegre para comentar a sessão de Já Visto Jamais Visto, novo filme de Andrea Tonacci. 






Dois marcos distintos do cinema moderno norte-americano que completam 40 anos em 2014 também fazem parte da programação: a intensidade realista de Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes, e a colagem musical de O Fantasma do Paraíso, de Brian De Palma. 








Sempre atenta à produção do Rio Grande do Sul, a Sala P. F. Gastal também promove duas sessões significativas durante o mês: a comemoração do trigésimo aniversário de Verdes Anos, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, em exibição com a presença da equipe; e a exibição de Errante, novo filme de Gustavo Spolidoro, reforçam o interesse da Sala P. F. Gastal na produção independente do estado.   







Filmes celebrados do cenário contemporâneo internacional também estarão presentes. A Sessão Plataforma exibe A Gatinha Esquisita, de Ramon Zürcher, um dos filmes mais elogiados do jovem cinema alemão. 





Sessão Aurora, por sua vez, exibe A Garota de Lugar Nenhum, último filme do francês Jean-Claude Brisseau, vencedor do Festival de Locarno de 2012.  






A programação ainda conta com o lançamento do Cine Esquema Novo 2014, festival que esteve presentem em 10 dos 15 anos da sala, com uma das primeiras exibições mundiais de Pierrot Lunaire, de Bruce LaBruce, uma edição especial do Projeto Raros, que exibe uma cópia nova em 35mm de Orgia ou o Homem que deu Cria, único longa-metragem do escritor João Silvério Trevisan - que participará de um debate após a projeção-, e uma sessão surpresa no dia 25, para celebrar com o aniversário da Sala P. F. Gastal. 

Estão todos convidados!




HORÁRIOS DAS SESSÕES 


13 de maio (terça-feira)

20:00 - Sessão de Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla, com cópia restaurada em 35mm. Debate com a atriz Helena Ignez.


15 de maio (quinta-feira)

19:30 - Errante - Um Filme de Encontros (in process), de Gustavo Spolidoro, com a presença do diretor. 


17 de maio (sábado)
19:00 - Sessão de 40 anos de Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes, com cópia em 35mm. Debate com Fabiano de Souza. 


20 de maio (terça-feira)
20:30 - Sessão Plataforma com A Gatinha Esquisita, de Ramon Zürcher.

21 de maio (quarta-feira)

20:00 - Lançamento do Cine Esquema Novo 2014 com o filme Pierrot Lunaire, de Bruce LaBruce. 


23 de maio (sexta-feira)
20:00 - Sessão de Já Visto Jamais Visto, de Andrea Tonacci, em blu-ray, seguida de debate com a produtora e montadora Cristina Amaral.

24 de maio (sábado)

20:00 - Raros Especial com a exibição da nova cópia do clássico Orgia ou O Homem que deu Cria, de João Silvério Trevisan, seguida de debate com o diretor.

25 de maio (domingo)

20:00 – Sessão Surpresa especial de aniversário


27 de maio (terça-feira)

20:00 - Sessão de 30 anos de lançamento do filme  Verdes Anos, de Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, em presença da equipe


29 de maio (quinta-feira)

20:00 - Sessão de Exilados do Vulcão, vencedor do último Festival de Brasília, seguido de debate com a diretora Paula Gaitán.

30 de maio (sexta-feira)

20:00 - Sessão de 40 anos de lançamento de O Fantasma do Paraíso, de Brian De Palma, seguida de debate com Milton do Prado.

31 de maio (sábado)
19:00 - Sessão Aurora, com A Garota de Lugar Nenhum, de Jean-Claude Brisseau, seguida de debate com os editores do Zinematógrafo. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário