terça-feira, 11 de março de 2014

GENESIS, DE SEBASTIÃO SALGADO, NA USINA DO GASÔMETRO



Tipicamente, as mulheres da povoação zo’é Towari Ypy usam o urucum (Bixa orellana), 
o fruto vermelho do urucueiro, para colorir seus corpos. Também o usam para cozinhar.
Pará,  Brasil. 2009
Com patrocínio do Banrisul, o Ministério da Cultura, o 7º FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre e a Prefeitura de Porto Alegre, através da sua Secretaria Municipal da Cultura, apresentam Genesis, de Sebastião Salgado. A exposição abre no dia 13 de março, às 19h, na Usina do Gasômetro, com a presença do autor. O evento é aberto ao público.
Salgado permanece em Porto Alegre até o dia 14, para uma palestra gratuita e aberta ao público no Salão de Atos da UFRGS, às 10h, e para receber o título de Cidadão Porto Alegrense em Sessão Solene na Câmara dos Vereadores. Na ocasião, será concedido o título de Honra ao Mérito a Lélia Wanick Salgado, que assina a curadoria de Genesis. O evento está marcado para as 15h.
Ainda no dia 18 de março, às 20h, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) lança com exclusividade o documentário Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula. Na ocasião, a diretora Betse de Paula estará presente, para debater com o público o filme que dedicou a Salgado. Porto Alegre será a primeira cidade a exibir o documentário, que teve sua estreia no Festival de Cinema de Gramado de 2013.


Mais sobre Genesis


Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e os animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade.
Na obra de Sebastião Salgado, este é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais. Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) – esta última apresentada na Usina do Gasômetro em 2000 – retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural, mas, ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo “perdido” que de alguma maneira ainda sobrevive. E esta beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar.

As 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna – montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais –, imagens que o fotógrafo brasileiro radicado em Paris registrou entre 2004 e 2011.

Foram mais de 30 viagens a regiões remotas do globo – a maioria delas, inóspita e de dificílimo acesso, envolvendo aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, longas caminhadas em terrenos difíceis e enfrentando extremos de temperatura.

O conjunto das imagens foi dividido em cinco seções geográficas, organizadas em ecossistemas, que formam os núcleos da exposição. É uma maneira de vislumbrar o funcionamento da natureza.


Planeta Sul


Da Antártica surgem as paisagens congeladas e seus destemidos animais, como pinguins, leões marinhos e baleias, fotografados inclusive em sua zona de reprodução na Península Valdés. Também estão nessa seção imagens do Sul da Georgia, as Falklands/Malvinas, o arquipélago Diego Ramirez e as Ilhas Sandwich, onde vivem as numerosas espécimes de albatrozes, petréis-gigantes, cormorões e pinguins.

Santuários

Abrindo com as singularíssimas paisagens vulcânicas e a fauna das Ilhas Galápagos, a seção engloba ainda as populações anciãs da Nova Guiné e Irian Jaya, os Mentaway da Ilha Siberut, nos arredores da província de Sumatra, na Indonésia, e paisagens, vida selvagem e vegetação dos diferentes ecossistemas de Madagascar.

África

Uma impressionante variedade de imagens do continente apresenta tanto a extraordinária vida selvagem do Delta de Okavango, na Botswana, quanto os gorilas do Parque Virunga, na divisa de Ruanda, Congo e Uganda; do grupo Himba, da Namíbia, e dos tribais Dinkas do Sudão, à população do Deserto Kalahari em Botswana; das tribos do Omo Sul, na Etiópia, às antigas comunidades cristãs do Norte da Etiópia.

Na África, revelam-se espetaculares – e numerosos – desertos, com suas texturas de areia e pedra; alguns são planos como oceanos, outros estão interrompidos por montanhas áridas. Em algumas imagens capturadas na Líbia e na Algéria, vêem-se sinais de vida: não somente nos cactos e roedores mas igualmente na arte rupestre datada de milhares de anos.


Terras do Norte


Mostra as visões do Alasca e do Colorado, nos Estados Unidos; as paisagens naturais do Parque Nacional Kluane, no Canadá; estão aqui também o extremo norte da Rússia, incluindo o local de reprodução do urso polar, na Ilha Wrangel, a população indígena Nenet, no Norte da Sibéria, e a península Kamchakta, na ponta mais oriental do país.


Amazônia e Pantanal

A enorme floresta tropical, vista do céu, é cortada pelo rio Amazonas e seus afluentes – e o desenho lembra uma gigantesca árvore da vida, com braços e mãos se estendendo do coração do Brasil em direção aos países vizinhos. Seguindo para o Norte para capturar os Tepuis Venezuelanos, as mais antigas formações geológicas na Terra, a seção inclui ainda as imagens da vida selvagem do Pantanal no Mato Grosso, da tribo indígena Zo’e, alcançada pela primeira vez há apenas duas décadas, assim como as tribos mais assimiladas do alto Rio Xingu.


GENESIS, DE SEBASTIÃO SALGADO
De 13 de março a 12 de maio de 2014, na Usina do Gasômetro
(Av. Presidente João Goulart, 551 – Centro)
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h.
Entrada franca.
Palestra de Sebastião Salgado
Sexta-feira, 14 de março, às 10h, no Salão de Atos da UFRGS
(Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central UFRGS)
Entrada franca
Não haverá distribuição de senhas, entrada por ordem de chegada
Patrocínio Projeto Genesis: Banrisul
Patrocínio: Corsan
Apoio: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Produção: Brasil Imagem e Alice – Agência Livre para Informação Cidadania e Educação
Correalização: Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Secretaria Municipal da Cultura
Realização:
Ministério da Cultura

Informações à imprensa:
Paola Fraga Coelho
(51) 9511.2913
imprensa@festfotopoa.com.br
paolafraga@gmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário