sexta-feira, 21 de março de 2014

Filme alemão na primeira Sessão Plataforma do ano


A primeira Sessão Plataforma de 2014 acontece nesta terça-feira, 25 de março, às 20h30, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), com reprise no sábado, 29 de março, às 17h30. Na ocasião, será apresentado o filme alemão A Doença do Sono, de Ulrich Köhler, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim de 2011. A exibição é em 35mm, com legendas eletrônicas em português, numa realização conjunta com o Goethe-Institut. O ingresso custa 3 reais.

Ebbo e Vera Velten moram há muito tempo na África, onde ele coordena um programa para pessoas que sofrem de transtornos do sono. Seu trabalho lhe basta. Mas Vera sente-se cada vez mais desconfortável com a vida na comunidade exilada de Yaounde e com a distância da filha Helen, de 14 anos, que estuda na Alemanha. Para não perder a mulher que ama, Ebbo precisa desistir de sua vida na África. Mas ele se torna um estranho na Europa, e seu medo de voltar aumenta com o passar dos dias. Anos depois, Alex Nzila, um jovem médico francês de origem congolesa, viaja a Camarões para avaliar o desenvolvimento de um projeto. Lá, em vez de encontrar novas ideias, ele se depara com um homem perdido e destrutivo. Como um fantasma, Ebbo se afasta de seu avaliador.


A Doença do Sono (Schlafkrankheit)
dir: Ulrich Köhler, 91min, ALE/FRA/HOL, 2011.

- 61ª Berlinale - Berlin International Film Festival - Competição Oficial. Prêmio Urso de Prata (Melhor Diretor)

- 49º New York Film Festival.

- 55º BFI London FIlm Festival.

- CPH:PIX 2011.

- 13º BAFICI 2011.




25 de março, 20h:30, exibição em 35mm com legendas eletrônica em português.
Reprise única: 29 de março, 17h:30.




 
Em Julho de 2013, a PLATAFORMA foi criada pela Tokyo Filmes e Livre Associação, impulsionados por uma vontade de arejar o cenário cultural e cinematográfico gaúcho, aproximar realizadores locais, dividir experiências em outros eventos internacionais e trabalhar para a inserção do Rio Grande do Sul no circuito internacional que hoje pensa e atua na hibridização e horizontalização dos mecanismos e formas de realização. Acima de tudo, uma vontade dos realizadores destas duas produtoras de estreitar relações com cineastas e cinematografias de outras cidades, estados ou países.
Em agosto de 2013, iniciou a SESSÃO PLATAFORMA realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura de Porto Alegre e exibiu mensalmente ao longo do segundo semestre na Sala PF Gastal 07 filmes inéditos na cidade oriundos de diferentes países do mundo e com raras exibições anteriores no Brasil. Obras que estrearam nos principais festivais internacionais como Cannes, Berlin, Locarno, Rotterdam e Veneza , mas que  infelizmente não haviam conseguido espaço merecido no circuito exibidor da cidade. Entre os filmes, destaque para THE ACT OF KILLING de Joshua Oppenheimer, ROOM 237 de Rodney Ascher, BESTIAIRE de Denis Côté e AVANTI POPOLO de Michael Wahrmann.




Nenhum comentário :

Postar um comentário