sexta-feira, 22 de novembro de 2013

VENCEDOR DO FESTIVAL É TUDO VERDADE ABRE PROGRAMAÇÃO DO AQUECENDO O DEMOCRACINE NA SALA P. F. GASTAL

Grande vencedor da última edição do festival É Tudo Verdade, o documentário Mataram Meu Irmão, de Cristiano Burlan, abre na terça-feira, 26 de novembro, às 20h, a programação do evento Aquecendo o Democracine – Mostra Latindades. Será a primeira exibição do filme no Estado, em sessão que será comentada por seu diretor. Gaúcho radicado em São Paulo há vários anos, Cristiano Burlan vem especialmente a Porto Alegre para debater com o público seu premiado documentário, no qual recupera a dramática história de seu irmão, assassinado em 2001, aos 21 anos de idade. Com uma história familiar trágica, o diretor de 37 anos que viveu no violento bairro do Capão Redondo conseguiu escapar ao triste destino de outros de seus familiares (além de Rafael, morto em 2001, seu outro irmão está preso em Cuiabá), sua mãe foi assassinada pelo segundo marido e seu pai alcoólatra morreu ao cair e bater a cabeça no meio fio de uma calçada. Mataram Meu Irmão é o segundo título da Trilogia do Luto, na qual Cristiano se dedica a recuperar a história de sua família. O primeiro filme, Construção, foi dedicado ao pai, e o próximo será dedicada à sua mãe.
Mataram Meu Irmão
Além da exibição do elogiado documentário de Cristiano Burlan, a programação do Aquecendo o Democracine – Mostra Latinidades, que se estende até o dia 31 de novembro, inclui diversos debates e exibições de filmes, em dois locais distintos (na Sala P. F. Gastal e no Ritter Hotel). O Aquecendo o Democracine – Mostra Latinidades é uma preparação para a segunda edição do festival Democracine, marcada para o segundo semestre de 2014. Integrado à 18ª Conferência da Rede Mercocidades, o evento tem por objetivo auxiliar na compreensão da identidade do sujeito latino-americano, resgatando as marcas geográficas, culturais, políticas e sociais que o constituem. As atividades foram organizadas num conjunto de esforços entre o InovaPoa, a Secretaria de Governança Local e a Secretaria da Cultura de Porto Alegre. Toda a programação do evento é aberta ao público e tem entrada franca.

Entrevistas com o diretor Cristiano Burlan podem ser feitas pelos telefones (11) 97656-3899 ou (11) 99341-3956 e através do e-mail contato@belafilmes.com


AQUECENDO O DEMOCRACINE
Mostra Latinidades

Programação Completa


SALA P. F. GASTAL – Usina do Gasômetro (3º andar)

26 de novembro (terça-feira)
20:00 – Programação de abertura, com a exibição do documentário Mataram Meu Irmão, seguida de debate com o diretor Cristiano Burlan

27 de novembro (quarta-feira)
15:00 – Mostra Latinidades (Programa Diversidade Sexual 1)
17:00 – Mostra Latinidades (Programa Vídeo nas Aldeias)
19:00 – Mostra Latinidades (Iracema, uma Transa Amazônica)

28 de novembro (quinta-feira)
15:00 – Mostra Latinidades (Programa Anos de Chumbo)
17:00 – Mostra Latinidades (Programa Questão Agrária)
19:00 – Mostra Latinidades (Programa Histórias do Sindicalismo)

29 de novembro (sexta-feira)
15:00 – Mostra Latinidades (Vlado, 30 Anos Depois)
18:00 – Mostra Latinidades, com projeção do filme Outro Olhar – Saúde da População Negra, seguida pela roda de conversa A Saúde da População Negra na América Latina, dinamizada pelos agentes de saúde Carla Beatriz Rodrigues, Junara Ferreira, e Guaraci Bonfim e pela pesquisadora Laura Cecília Lopes
20:00 – Sopapo Poético Afro-latino, sarau cultural com declamação de poesias, projeção de vídeos, dança, samba de roda e percussão, dinamizados por Mestre Renato Capoeira (Malta), Vera Lopes, Augusto Cezar Santos (TvNagô) e B-boy Juquinha (ACO)

30 de novembro (sábado)
16:00 – Mostra das oficinas da Descentralização da Cultura (até 19h)
20:00 – Lançamento do DVD do filme Tempo Sem Glória, de Henrique de Freitas Lima

01 de dezembro (domingo)
15:00 – Mostra Latinidades (O Bravo Guerreiro)
17:00 – Mostra Latinidades (Cabra Marcado para Morrer)
19:00 – Mostra Latinidades (Programa Diversidade Sexual 2)
Mataram Meu Irmão

RITTER HOTEL - Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55

27 de novembro (quarta-feira)
14:00 – Mostra Latinidades, com projeção do curta Marcha das Vadias Rio 2013, seguida pelo debate Tantas Marias, dinamizado por Cláudia Penalvo (Somos), Daniela Posebon (Juntas), Marian Tessath (Mulheres Rebeldes) e Alessandra Bohm (Juntas)
16:30 – Mostra Latinidades, com projeção do filme Cordel da Regulamentação da Comunicação, seguida pelo debate Comunicação: o Direito à Voz na América Latina, dinamizado por Igor Pereira (Barão Gaúcho), Ramênia da Cunha (Intervozes) e Eliane Silveira (FNDC)
19:00 – Seminário A Revolução do Compartilhamento, com projeção do filme Floresta Vermelha, e discussão sobre o uso de lógicas colaborativas de compartilhamento e licenças livres na democratização da cultura, dinamizada por Luis Alberto Cassol (IECINE), Lucas Alberto Santos (ASL.Org), Léo Foleto (Casa de Cultura Digital) e Flávio Soares (cineasta)

28 de novembro (quinta-feira)
14:00 – Seminário Pampa, Estética do Frio e Identidade Latina, com projeção do treiler estendido do filme A Fria Linha do Horizonte, e discussão sobre a constituição da identidade do sujeito latino-americano na perspectiva da teoria da estética do frio, dinamizado pelo pesquisador Lucas Panitz, pelo cineasta Juan Zapata e pelo professor Luis Augusto Fischer (UFRGS)
16:30 – Mostra Latinidades, com projeção do filme Casas Marcadas, seguida pelo debate Reforma Urbana e Processos de Gentrificação: Direito à Moradia e Acesso à Cidade, dinamizado por Antônio Ezequiel de Moraes (MNLM) e Bernardo Gutierrez (Futura Media)
19:30 – Mostra Latinidades, com projeção dos curtas Por Que o Senhor Atirou em Mim? e Brasil em Cartaz, seguida pelo debate Das Redes às Ruas: 2013, discutindo o uso de redes sociais, objetivos, metodologias e impactos no país das manifestações e protestos dos últimos meses, dinamizada pelos jornalistas Henrique Antoun, Gabriel Galli e Marcos Rolim, a ativista pelos Direitos dos Animais Adriana Greco e por Cezar Busatto (SMGL)

29 de novembro (sexta-feira)
13:30 – Mostra Latinidades, com projeção do filme Terra Vermelha, seguida pelo debate Índio e Território na América Latina, dinamizado por Rosa Rosado (SMS), Luis Fernando Fagundes (SMDH) e Marcelo Câmara (pesquisador)
16:30 – Seminário Marco Civil, Neutralidade da Rede e Soberania Nacional na América Latina, com projeção dos vídeos Neutralidade na Rede e Aula Pública sobre o Marco Civil, seguida de discussão sobre neutralidade, privacidade da rede e marco civil da Internet

Nenhum comentário :

Postar um comentário