domingo, 17 de novembro de 2013

SALA P.F. GASTAL EXIBE RARIDADES DE JOHN FORD

Com dezenas de clássicos absolutos, a filmografia de John Ford tem lugar cativo no mapa da cinefilia. Entre os mais de cem créditos como cineasta, existem alguns filmes que não ganharam a mesma aura histórica através das décadas. Disposta a apresentar um outro lado do cineasta, a Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta entre os dias 19 e 24 de novembro a mostra John Ford Desconhecido, com raridades e obras-primas escondidas de uma das trajetórias mais arrebatadoras de Hollywood.

A faceta política de Ford é um dos destaques da mostra, especialmente em narrativas que se aproximam da biografia de Abraham Lincoln, um de seus personagens históricos favoritos. Em Cavalo de Ferro (1922), um dos mais importantes de seu período silencioso, o que está em questão são os meandros da construção de uma estrada de ferro. O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões (1936) contra a história do médico acusado de ser cúmplice do assassino do ex-presidente norte-americano. Colocado por muitos como a obra-prima de Ford, A Mocidade de Lincoln (1939) traz um retrato do futuro presidente enquanto jovem, distante da glorificação quase religiosa que encontramos em obras posteriores.   

A política ainda se faz presente em filmes como Caminho Áspero (1941), adaptação da peça polêmica de Jack Kirkland e O Último Hurra (1959), sobre um prefeito que não consegue se adaptar às mudanças dos tempos.

O faroeste, gênero do qual John Ford se orgulhava de ser o principal autor, está presente na mostra em duas obras significativas que não ganharam os mesmos louros que os clássicos mais comentados: Ao Rufar dos Tambores (1939), seu primeiro filme colorido, e Caravana de Bravos (1950), considerado por Ford como seu filme favorito.  

A mostra ainda exibe o drama Peregrinação (1933), emocionante história de uma mãe que precisa rever seus conceitos após uma tragédia pessoal e Sete Mulheres (1966), a despedida de John Ford, sobre um grupo de missionárias em confronto com guerreiros mongóis.

A mostra John Ford Desconhecido tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E O Vídeo Levou.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO
19 a 24 de novembro de 2013



Cavalo de Ferro 

(The Iron Horse)
1922 
133 minutos

Quando o presidente Lincoln autoriza a construção da estrada de ferro Transcontinental, a Union Pacific, construtor (Will Walling) e agrimensor (George O´Brien) começam a traçar o mapa para a melhor rota. Embora eles encontrem uma nova passagem, além da previamente esperada, a ambição dos homens que trabalham no projeto complica a construção. Com uma dose de comédia e poderoso tema histórico, momentos de drama e até mesmo romance, O Cavalo de Ferro merece um lugar de honra e destaque no período silencioso do cinema. Exibição em DVD.


Peregrinação 
(Pilgrimage)
1933
96 minutos

No início da Primeira Guerra Mundial, os jovens Jim e Mary se apaixonam. Tomada de ciúme, a possessiva mãe do rapaz o envia à guerra para impedi-lo de casar. Quando o rapaz morre, deixando Mary grávida, a mãe enfrenta o remorso pelo que fez. Exibição em DVD







O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões 
(The Prisioner of Shark Island) 
1936
96 minutos

O filme conta a história do Dr. Samuel Mudd, o médico que tratou o assassino do presidente Lincoln e foi acusado de ser cúmplice do crime. Exibição em DVD.







A Mocidade de Lincoln 
(Young Mr. Lincoln)
1939
100 minutos

Os primeiros passos do jovem Abraham Lincoln: sua formação no Direito, a perda da primeira esposa e a difícil defesa dos irmãos Matt e Adam Clay, acusados de homicídio. 
Exibição em DVD.
Ao Rufar dos Tambores 
(Drums Along The Mohawk)
 1939
103 minutos

Magdalena (Claudette Colbert) e Gilbert (Henry Fonda) casam-se em Albany, Nova York, 1776, e vão para o Vale Mohawk. Mas os repetidos ataques indígenas os obrigam a juntarem-se a outros colonos do vale num forte. Exibição em DVD.






Caminho Áspero 
(Tobacco Road) 
1941 
80 minutos

Numa adaptação da controversa peça de Jack Kirkland (que por sua vez foi adaptada da ainda mais controversa obra de Erskine Caldwell), Caminho Áspero narra em detalhes a imoralidade sórdida que vigora entre tacanhos pobres brancos. 
Exibição em DVD.




Caravana de Bravos 

(Wagon Master)
1950
86 minutos


Um grupo de mórmons vai fundar uma nova colônia no Rio San Juan e contrata os astutos Travis e Sandy como guias. Logo se junta a eles a trupe de Doc Hall e os Clegg Boys, bandidos em fuga que consideram uma caravana mórmon o disfarce ideal. John Ford considerava Wagon Master o seu filme favorito. Exibição em DVD.






O Último Hurra

The Last Hurrah)
1959
121 minutos

Uma divertida atuação de Spencer Tracy como um político à moda antiga, envolvido em todas as questões da comunidade e os desafios da modernidade. Exibição em DVD.






Sete Mulheres 

(7 Women) 
1966
87 minutos

Em 1935, sete mulheres missionárias estão na fronteira da China com a Mongólia, tentando se proteger contra o avanço dos guerreiros mongóis liderados por Tunga Khan. 
Exibição em DVD.






GRADE DE HORÁRIOS
19 a 24 de novembro de 2013

19 de novembro (terça-feira)
15:00 – Ao Rufar dos Tambores
17:00 – Caminho Áspero
19:00 – Cavalo de Ferro

20 de novembro (quarta-feira)
15:00 – O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões
17:00 – Caravana de Bravos
19:00 – Sessão História no Cinema (Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas)

21 de novembro (quinta-feira)
15:00 – Peregrinação
17:00 – A Mocidade de Lincoln
19:00 – O Último Hurra

22 de novembro (sexta-feira)
15:00 – O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões
17:00 – Cavalo de Ferro
19:00  Sete Mulheres

23 de novembro (sábado)
15:00 – A Mocidade de Lincoln
17:00 – Ao Rufar dos Tambores
19:00 – Caravana de Bravos

24 de novembro (domingo)
15:00 – Sete Mulheres
17:00 – Peregrinação
19:00 – Caminho Áspero


Apoio

Nenhum comentário :

Postar um comentário