sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SALA P. F. GASTAL APRESENTA LONGA-METRAGEM SOBRE DYONÉLIO MACHADO

O universo do escritor e político Dyonélio Machado (1895-1985) será apresentado pela primeira vez em Porto Alegre no próximo dia 30 de outubro, às 20h, na Sala P.F. Gastal. O longa-metragem inédito do diretor Jaime Lerner, Dyonélio, esclarece a trajetória de um dos expoentes da literatura, psicanálise e do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Rio Grande do Sul. A produção da Manga Rosa Filmes em parceria com a Visom Digital foi um dos filmes exibidos na Mostra de Longas Gaúchos do Festival de Cinema de Gramado.

No dia 30 de outubro, um coquetel será oferecido a partir das 19h. O filme Dyonélio será exibido a partir das 20h e a sessão é gratuita e aberta ao público – os interessados deverão retirar senhas que serão distribuídas uma hora antes da sessão. 

O FILME

Em uma produção que se apropria das linguagens ficção e não-ficção - tratando dois romances do escritor com viés documental e a vida do autor como ficção-, Jaime Lerner se propõe a explorar possíveis contradições acerca da emblemática figura de Dyonélio Machado. A narrativa pretende esclarecer a vida do escritor, psiquiatra, político e jornalista a partir do questionamento: quem foi Dyonélio? Fora um autor premiado e aclamado pela crítica em seu romance de estréia Os Ratos (1935), ou um escritor maldito que por mais de 20 anos não encontrara editor para seus textos? Seria Dyonélio um republicano chegado aos patrões do RS, ou fora um comunista perseguido, preso e cassado por suas idéias políticas? 

A obra Os Ratos, de Dyonélio Machado, se consolidou como uma das mais influentes da segunda geração do Modernismo no Brasil, e o autor conquistou o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. O segundo romance do autor, “O Louco do Cati”, no entanto, o jogou no ostracismo editorial. Enquanto médico, Dyonélio foi um dos precursores da psicanálise no Rio Grande do Sul. Presente nos principais periódicos gaúchos, Dyonélio foi um dos fundadores da Associação Rio Grandense de Imprensa. Militante, perseguido e preso político, Dyonélio se elegeu deputado estadual pelo PCB em 1947.

Mais do que um resgate histórico, a releitura acerca da vida e obra de Dyonélio Machado proposta por Jaime Lerner pretende aproximar o legado e os traços de humanidade deste personagem emblemático às novas gerações. O projeto Dyonélio teve incentivo do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

SERVIÇO:
Lançamento de Dyonélio na Sala P. F. Gastal
30 de outubro 
Coquetel - 19h
Exibição do filme - a partir das 20h
Produtora
Manga Rosa Filmes
(51) 3279-1771 – (51) 3279.1772

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Adriano Cescani e Robledo Milani
Phosphoros Novas Ideias
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
(51) 3012.6810 – (51) 8184.1561
phosphoros@phosphoros.com.br – www.phosphoros.com.br

Um comentário :