quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RETROSPECTIVA ULRIKE OTTINGER

MOSTRA DE FILMES
10 a 17 de outubro  
na SALA P. F. GASTAL

EXPOSIÇÃO
11 de outubro a 8 de novembro 
no PORÃO DO PAÇO MUNICIPAL

Nascida em 1942, a cineasta Ulrike Ottinger faz parte da mesma geração dos diretores Rainer Werner Fassbinder (1945-1982) e Werner Schroeter (1945-2010), dois dos principais expoentes do cinema alemão do pós-guerra, com os quais sua filmografia costuma ser associada.

A exemplo de seus colegas Fassbinder e Schroeter, Ulrike Ottinger é autora de uma obra extremamente original, que a colocou entre os realizadores de vanguarda em seu país a partir da primeira metade da década de 70. Desde seus primeiros filmes, ainda no formato de curta-metragem, Ottinger atraiu a atenção da crítica por sua peculiar visão de mundo, pela profusão de referências eruditas e por sua extravagante direção de arte, tornando-s internacionalmente conhecida através de títulos como Retrato de uma Alcoólatra (1979), Freak Orlando (1981), Dorian Gray no Espelho da Imprensa Marrom (1984) e Joana d’Arc da Mongólia (1989).

Entre seus habituais colaboradores, estão as atrizes Delphine Seyrig (de O Ano Passado em Marienbad) e Magdalena Montezuma, os atores Eddie Constantine (o Lemmy Caution de Alphaville, de Godard) e Kurt Raab, a modelo Veruschka von Lehndorff e o compositor Peer Raben (responsável pela trilha sonora dos principais filmes de Fassbinder).

Ao longo de sua festejada carreira, Ulrike Ottinger já mereceu retrospectivas em instituições de prestígio como a Cinemateca Francesa, em Paris, e o Museu de Arte Moderna de Nova York. Além disso, é presença frequente no circuito de arte contemporânea, tendo apresentado seus trabalhos na Bienal de Veneza, na Documenta de Kassel e na Bienal de Berlim.

Além da mostra que reúne alguns de seus principais filmes na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, Ulrike Ottinger realiza uma exposição com 52 imagens no Porão do Paço Municipal. A exposição é composta pela produção cinematográfica e fotográfica da artista, que se movimenta entre a fotografia e o cinema. Ao observar essas imagens, o espectador se desloca: o distante torna-se próximo, o estranho, familiar. A obra de Ulrike Ottinger vai da representação teatral à observação antropológica; da ficção ao documentário. A artista não se propõe a apresentar um retrato fiel da realidade: seu olhar subjetivo e foco de sua câmera são perceptíveis em cada um de seus trabalhos. Espanto, beleza, alegria e questões psicológicas permeiam toda a sua obra.


FILMES

EXÍLIO EM SHANGHAI (Exil Shanghai), de Ulrike Ottinger. Alemanha/Israel, 1997, 275 minutos, documentário, 16mm. Retrato de um grupo de seis judeus europeus exilados em Shanghai, um das mais fascinantes metrópoles do Oriente. 




FREAK ORLANDO, de Ulrike Ottinger. Alemanha, 1981, ficção, 126 minutos, 35mm. Delirante história dividida em episódios, narrada na forma de um pequeno teatro do mundo, conduzida pela figura onipresente de Orlando, que vive em diferentes períodos de tempo, ora como homem, ora como mulher. Uma leitura muito livre do romance Orlando, obra-prima da escritora Virginia Woolf.



JOANA D’ARC DA MONGÓLIA (Johanna d’Arc of Mongolia), de Ulrike Ottinger. Alemanha/França, 1989, ficção, 165 minutos, 35mm. Um grupo de personagens excêntricos que viaja no Expresso Transiberiano é feito refém por uma princesa mongol.


 




SOB A NEVE (Unter Schnee), de Ulrike Ottinger. Alemanha, 2011, documentário, 108 minutos. Exibição em Blu-ray. As paisagens e vilas da região de Echigo, no Japão, passam boa parte do ano cobertas de neve. Há gerações e gerações, o fenômeno influi diretamente na rotina de seus habitantes, que programam suas vidas de acordo com o volume e altura da neve. Para investigar a rotina, adequações e rituais desta região, Ulrike Ottinger parte para a mítica terra da neve na companhia de dois artistas kabuki. 




RETRATO DE UMA ALCOÓLATRA (Bildnis einer Trinkerin), de Ulrike Ottinger. Alemanha, 1979, ficção, 109 minutos, 35mm.Uma bela mulher (Tabea Blumenschein) decide viajar da França para Berlim para recomeçar sua vida. Ao longo da viagem, bebe sem parar e encontra diversos personagens bizarros. Entre as várias presenças do elenco, destaque para a cantora Nina Hagen. Filme que tornou Ottinger conhecida fora da Alemanha e lhe valeu a definição de “Fassbinder de saias” pela crítica internacional.

O BAÚ DO CASAMENTO COREANO (Die Koreanische Hochzeitstruhe), de Ulrike Ottinger. Alemanha/Coréia do Sul, 2009, documentário, 82 minutos, 35mm. Uma caixa de madeira maciça repleta de objetos simbólicos e misteriosos é peça fundamental do ritual coreano de casamento. No filme de Ottinger, esta caixa serve de ponto de partida para uma viagem à Seul contemporânea, onde investigações nos levam a tradições invisíveis. Um retrato divertido de uma sociedade que preserva rituais surpreendentemente conservadores. Um conto de fadas moderno e etnográfico sobre o incrível fenômeno de novas megacidades emergentes ao redor do mundo e suas sociedades contraditórias.




DORIAN GRAY NO ESPELHO DA IMPRENSA MARROM (Dorian Gray im Spiegel der Boulevardpresse). Alemanha, 1984, ficção, 150 minutos, 35mm. Uma organização pretende criar um ser humano moldável e manipulável de acordo com as necessidades da empresa. Ele é Dorian Gray (Veruschka von Lehndorff), jovem, rico e bonito, cuja vida já está traçada: ele será desenvolvido, seduzido e destruído. Enquanto isso, Frau Dr. Mabuse (Delphine Seyrig), chefe de um império da mídia internacional, elabora um plano sem escrúpulos para expandir seus negócios. 



ULRIKE OTTINGER – A NÔMADE DO LAGO (Ulrike Ottinger – Die Nomadin vom See), de Brigitte Kramer. Alemanha, 2012, documentário, 86 minutos. Exibição em DVD. Documentário sobre a cineasta Ulrike Ottinger, que recupera alguns dos momentos mais importantes de sua trajetória artística.





GRADE DE HORÁRIOS

10 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

19:30 - Coquetel de abertura da mostra, seguido pela exibição de ” Sob a Neve”  e debate com a diretora Ulrike Ottinger

11 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

15:00 - Ulrike Ottinger - A Nômade do Lago (82 minutos)
17:00 - Exílio em Shanghai (275 minutos)

12 DE OUTUBRO (SÁBADO)

15:00 – Sob a Neve (108 minutos)
17:00 – Freak Orlando (126 minutos)
19:30 – Dorian Gray no Espelho da Imprensa Marrom (150 minutos)

13 DE OUTUBRO (DOMINGO)

15:00 - Ulrike Ottinger  - A Nômade do Lago (82 minutos)
17:00 - Retrato de uma Alcoólatra (109 minutos)
19:30 - Joana d’Arc da Mongólia (165 minutos)

15 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)

15:00 - Sob a Neve (108 minutos)
17:00 - O Baú do Casamento Coreano (109 minutos)
18:45 – Freak Orlando
20:45 – Sessão Plataforma (The Invader)

16 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

15:00 - Exílio em Shanghai (275 minutos)

17 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) 

17:00 - Sob a Neve (108 minutos)
19:30 - Ulrike Ottinger - A Nômade do Lago (86 minutos)



COQUETEL DE ABERTURA DA MOSTRA
10 de outubro  às 19h
na Sala P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro)
Seguido pela exibição de "Sob a Neve"

MOSTRA DE FILMES
10 a 17 de outubro  
na SALA P. F. GASTAL

EXPOSIÇÃO
11 de outubro a 8 de novembro de 2013
no PORÃO DO PAÇO MUNICIPAL
(Praça Montevidéu, 10)
VISITAÇÃO: 
Segundas a sextas, das 9h às 12h e das 14h às 18h






2 comentários :

  1. Por que essa programação de filmes somente à tarde durante a semana? Para quem trabalha, fica impossível assistir! Uma pena, pois queria muito ver os documentários "Exílio em Shanghai" e "O Baú do Casamento Coreano".

    ResponderExcluir