quinta-feira, 17 de outubro de 2013

HOMENAGEM A NORMA BENGELL NA SALA P.F. GASTAL

 Entre os dias 18 e 20 de outubro, a Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) faz uma pequena homenagem a Norma Bengell, uma das atrizes definitivas do cinema moderno brasileiro, morta na última semana, com a exibição de três importantes filmes do início de sua trajetória.

Chanchada crepuscular de Carlos Manga, O Homem do Sputnik (1959) é a primeira participação de Bengell no cinema, encarnando uma versão ainda mais voluptuosa de Brigitte Bardot. Em 1962, a atriz ganha destaque ao estrelar Os Cafajestes, de Ruy Guerra, que trazia sopros da Nouvelle Vague para um Cinema Novo ainda em gestação. No mesmo ano, interpreta a prostituta Marly no clássico O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro em Cannes.

Na sexta-feira, às 20h, o Projeto Raros exibe O Planeta dos Vampiros, ficção-científica do mestre Mario Bava, uma das produções italianas das quais Norma Bengell participou em meados da década de 1960, após a repercussão internacional de O Pagador de Promessas. No filme, um grupo de astronautas começa a perder a razão durante uma investigação num planeta hostil, em trama que influenciou o roteiro de Alien, o 8º Passageiro, de Ridley Scott. Após a sessão, haverá um debate com o crítico Carlos Thomaz Albornoz. O filme será exibido em DVD, com legendas em espanhol.

A homenagem a Norma Bengell tem o apoio da Programadora Brasil, projeto do Ministério da Cultura destinado à difusão do cinema brasileiro.


GRADE DE PROGRAMAÇÃO
18 a 20 de outubro


 O Homem do Sputnik, de Carlos Manga (Brasil, 1959, 98 minutos)
Um estranho objeto parecido com o famoso Sputnik cai no quintal de Anastácio (Oscarito), matando suas galinhas de estimação. Ele tenta negociar o suposto satélite para recuperar o prejuízo, mas fato chama a atenção de espiões internacionais, que transformam a vida do pacato Anastácio e de sua esposa Cleci (Zezé Macedo) num completo caos. Exibição em DVD.


Os Cafajestes, de Ruy Guerra (Brasil, 1962, 85 minutos)
Jandir (Jece Valadão) e seu amigo Vavá (Daniel Filho), um playboy, vivem no mundo das drogas e sexo de Copacabana. Só que a situação de Vavá não é boa, já que seu pai corre o risco de perder tudo o que tem. É quando a dupla tem a ideia de tirar fotos comprometedoras de Leda (Norma Bengell), a amante do tio de Vavá, no intuito de chantageá-lo. Eles a levam a uma praia deserta e, após tirarem as fotos, a estupram. Exibição em DVD.



O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte (Brasil, 1962, 90 minutos)
Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba. Exibição em DVD.

RAROS ESPECIAL NORMA BENGELL

O Planeta dos Vampiros, de Mario Bava (Itália, 1965, 86 minutos)
Num futuro próximo, as espaçonaves Argos e Galliot são enviadas ao espaço para investigar o misterioso planeta Aura. Assim que a Galliot pousa no planeta, seus tripulantes tornam-se hostis uns aos outros devido a uma estranha energia liberada pelo planeta, com uma diabólica forma de vida alienígena invadindo suas mentes e lutando para se apossar de seus corpos. Exibição em DVD com legendas em espanhol.

GRADE DE HORÁRIOS
18 a 20 de outubro

18 de outubro (sexta-feira)
15:00 – O Homem do Sputnik
17:00 – O Pagador de Promessas
20:00 – Raros Especial: O Planeta dos Vampiros, de Mario Bava

19 de outubro (sábado)
15:00 – Sessão História no Cinema  (Cidadão Boilesen, Chaim Litewiski, 2009)
19:00 – Sessão Plataforma (The Invader, de Nicolas Provost)

20 de outubro (domingo)
15:00 – O Homem do Sputnik 
17:00 – Os Cafajestes
19:00 – Sessão CEN + Bienal (MM, de William Raban e Mirante 7 e ½ em processo, de Rodrigo John)

Apoio

Um comentário :

  1. O horário da Sessão Plataforma no sábado será mesmo às 19h ou às 17h, conforme fora anteriormente divulgado?

    ResponderExcluir