sexta-feira, 25 de outubro de 2013

FILME JARDIM ATLÂNTICO ESTREIA NA SALA P.F. GASTAL

Entre os dias 29 de outubro e 10 de novembro, a Sala P.F. Gastal promove a estreia do musical Filme Jardim Atlântico, dirigido por Jura Capela, uma das obras brasileiras mais elogiadas dos últimos tempos.

Filme Jardim Atlântico narra a liberdade e o aprisionamento gerado pelo amor. A obra é um musical em homenagem ao Brasil, a pátria amada, o jardim do Oceano Atlântico. A relação transformadora pela qual passa o protagonista (Pierre), sempre correlacionada à exuberância brasileira, é o fio condutor para falar de sentimentos amorosos utilizando a música como forma de narrativa. A exibição será em blu-ray, no projetor de alta definição do espaço, o que assegura a qualidade da projeção.

Segundo o crítico Ruy Gardnier, há muitos filmes em Filme Jardim Atlântico: “musical, drama de relacionamento, surrealismo submarino, documentário de carnaval, celebração da pátria (...) estamos dentro de uma montanha-russa sensorial, no mesmo patamar de lirismo delirante, excessivo e caleidoscópico de um Holy Motors (de Leos Carax) ou dos últimos filmes de David Lynch, mas com singularidade suficiente para a imaginação seguir caminhos próprios”.  

A trilha sonora original é assinada por Pupillo e conta com interpretações de Céu, Catatau, Ryan, Mariana de Moraes, Ava Rocha e Emiliano Sette, Junio Barreto, Tomas Improta e Luisa Maita. No elenco, estão os atores Sylvia Prado, Mariano Mattos Martins e Fransérgio Araújo

As filmagens foram realizadas no arquipélago de Fernando de Noronha (novembro de 2008 e julho de 2009), durante o Carnaval de Olinda e de Recife (fevereiro de 2009), nas dependências do Palácio Quitandinha na cidade imperial de Petrópolis/RJ, (agosto de 2009), no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na praia do Grumari/RJ (julho de 2010).

Em julho de 2009, a equipe do filme realizou o feito inédito no cinema nacional e na história do mergulho brasileiro ao filmar a 60 metros de profundidade no mar de Fernando de Noronha, registrando imagens na Corveta 17, naufragada em 1984. Por conta do grau de dificuldade do mergulho, poucos são os que se aventuram na submersão, sendo possível observar roupas dos tripulantes, talheres e vestígios detalhados de outros utensílios da Corveta 17.

O filme foi viabilizado com incentivo do Funcultura (fases de Finalização e Distribuição) e patrocínio da empresa Neoenergia. Foi selecionado para a 36ª  Mostra Internacional de Cinema, em outubro, em São Paulo, e para a IV Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro em Novembro/2012.

Jura Capela
Diretor, roteirista e produtor do Filme Jardim Atlântico

Nasceu em Recife, 1976.  É cineasta, videoartista e fotógrafo. Integrou vários grupos artísticos em Pernambuco tais como Canal 03 (1996) e o coletivo Telephone Colorido com o qual co-dirigiu o curta-metragem Resgate Cultural – O Filme (2001), premiado em diversos festivais nacionais de cinema. Também neste contexto realizou as exposições Estéreo / Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ – Recife, 2000), e Quebrem um Ovo no Seu Pau / 45º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife, 2003). Participou no 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (Recife, 2012) com instalação sobre o estado das artes de Recife desde 1930.

Em sua filmografia soma a direção do curta Copo de Leite (35mm, cor, 2004), co-direção da média-metragem Shenberguianas (35mm, cor, 2005), e a direção do longa-metragem Paranã-Puca – Onde o Mar se Arrebenta, (digital, cor, 2010) - troféu Redentor Novos Rumos de melhor filme no Festival do Rio, 2010. Colaborou na direção de fotografia de muitos cineastas da sua geração. Idealizou e produziu o festival de cinema Sapo Cururu, que contou com oito edições desde 2005 em Olinda e Recife.


FILME JARDIM ATLÂNTICO

Direção: Jura Capela
Brasil, 2012, 83 min
Exibição em blu-ray
Distribuição: Jura Filmes 
Roteiro: Jura Capela 
Produção Executiva: Elaine Soares de Azevedo, William Cubits, Leonardo Pirovano. 
Produção: Elaine Soares de Azevedo, William Cubits, Leonardo Pirovano, Mario Henrique Duques 
Música Original: Pupillo
Direção de Fotografia: Pablo Baião 
Arte: Karen Araújo, Ananias de Caldas, Elaine Soares de Azevedo 
Montagem: Rodrigo Lima 
Som direto: Evandro Lima 
Edição de Som: Pablo Lopes 
Mixagem: CTAV e Fábrica Estúdios 
Elenco: Sylvia Prado, Fransérgio Araújo, Mariano Mattos Martins

link para o trailer: 

link para os videoclipes do filme: 

"Eu Tenho Fé", releitura de Pitty para letra de Rogerman

"Desmantelo", música original de Lirinha e Pupillo para Filme Jardim Atlântico 


GRADE DE HORÁRIOS
29 de outubro a 03 de novembro


29 de outubro (terça-feira)
15:00 – Filme Jardim Atlântico
17:00 – Filme Jardim Atlântico
19:00 – Lançamento do curta-metragem meio, de Pedro Henrique Risse e Clarissa Beckert

30 de outubro (quarta-feira)
15:00 – Filme Jardim Atlântico
17:00 – Filme Jardim Atlântico
19:00 – Coquetel de lançamento do filme Dyonélio, de Jaime Lerner
20:00 – Exibição de Dyonélio

31 de outubro (quinta-feira)
15:00 – Filme Jardim Atlântico
17:00 – Filme Jardim Atlântico
20:00 - Lançamento da webserie Urbanauta, de Rogério Ferrari

01 de novembro (sexta-feira)
15:00 – Filme Jardim Atlântico
17:00 – Filme Jardim Atlântico
19:00 – Filme Jardim Atlântico

02 de novembro (sábado)
15:00 – Filme Jardim Atlântico
17:00 – Filme Jardim Atlântico
19:00 – Filme Jardim Atlântico

03 de novembro (domingo)
15:00 – Filme Jardim Atlântico
17:00 – Filme Jardim Atlântico
19:00 – Sessão CEN + Bienal (Nascente, de Helvécio Marins Jr. e Thames Film, de William Raban)

A Grade de Horários, a partir de 04/11 está na postagem Mostra Escritores no Cinema.

Um comentário :