quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SESSÃO AURORA APRESENTA COMÉDIA DA VANGUARDA CUBANA DOS ANOS 1960



Sessão Aurora apresenta neste sábado, 21 de setembro, às 20h, na Sala P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro), o filme A Morte de um Burocrata, dirigido pelo cineasta cubano Tomás Gutiérrez Alea. Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista Aurora e do Zinematógrafo. A entrada é franca.

Lançado em 1966, o filme traz a história de um jovem que, após a morte do tio, precisa desenterrá-lo para pegar a carteira de trabalho que ficou junto do corpo do parente recém falecido, em uma tarefa que o colocará diante de todo aparato enrijecido do regime numa Cuba revolucionária ainda jovem. Para que sua tia possa receber a pensão do falecido, o documento não pode faltar ao governo, sob pena de não concessão do benefício. É então iniciada uma trama de problemas que não se resolverão com facilidade.

Alea, que posteriormente iria realizar aquele que é considerado por muitos sua obra-prima, Memórias do Subdesenvolvimento (1968), fez aqui uma autocrítica aos procedimentos burocráticos do regime, e se por lado não abre mão de ambições estéticas que surgem já bastante acentuadas, por outro trata isso com um humor desgarrado e incrivelmente livre. Não é por acaso que, ainda nos créditos iniciais, ele dedique o trabalho a outros grandes cineastas, como Charles Chaplin, Jean Vigo e Luis Buñuel. O que vemos é também algo como um mosaico de referências que não se envergonha em dizer de onde veio e com quem pretende dialogar. Não por menos, o filme acabou sendo um sucesso de público em Cuba na época de seu lançamento, tendo a maior bilheteria do ano no país.



Aluno do Centro Sperimentale de Cinematografia de Roma no início dos anos 1950, Alea retornou ao seu país natal em 1953 e logo aderiu à revolução Castrista. Foi um dos fundadores do Instituto Cubano de Arte e da Indústria Cinematográficas (ICAIC), já num período pós-revolucionário, realizando o primeiro longa-metragem dessa nova fase da história cubana: Histórias da Revolução, de 1960. Alea seguiu dirigindo documentários e ficções com uma enorme dose de invenção, promovendo uma reflexão constante sobre o andamento da revolução cubana ao longo das décadas.    


A Morte de um Burocrata 
La Muerte de un Burócrata, Cuba, 1966, p&b, 85 minutos. 
Direção: Tomás Gutiérrez Alea.
Com Salvador Wood, Silvia Planas, Manuel Estanillo, Gaspar De Santelices, Luis Romay. O filme será exibido em DVD com legendas em português.

Um comentário :