sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONSULTORIA E OFICINA DE ROTEIRO COM O CUBANO SENEL PAZ, AUTOR DO CLÁSSICO MORANGO E CHOCOLATE, EM PORTO ALEGRE

O Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty está trazendo a Porto Alegre em novembro o roteirista e escritor cubano Senel Paz. A vinda de Paz à capital gaúcha tem o apoio da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, da APTC-RS e do SIAV RS – Sindicato da Indústria Audiovisual. Professor da renomada Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, Paz é autor do conto que deu origem ao filme Morango e Chocolate (1993), de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabio, do qual também assinou o roteiro. Recentemente o cubano respondeu pela consultoria de roteiro do filme colombiano Cazando Luciérnagas, que ganhou vários prêmios no último Festival de Gramado (incluindo melhor roteiro e melhor atriz).

Em sua estada na capital gaúcha, Senel Paz irá ministrar uma oficina de roteiro de longa-metragem com 12 horas de duração, além de dar consultoria a dois projetos de longa-metragem. A oficina, que é gratuita, tem vagas para 10 roteiristas com experiência em roteiros de ficção e que tenham um projeto de longa-metragem ainda não filmado. A oficina será ministrada a partir da discussão dos argumentos apresentados na inscrição. Já os dois projetos selecionados para consultoria individual serão escolhidos entre as propostas apresentadas pelos 10 alunos da oficina.
As inscrições para a oficina de Senel Paz estão abertas entre os dias 7 e 11 de outubro, junto à Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC (Usina do Gasômetro – 3º andar). Os candidatos devem apresentar no momento da inscrição:
1) ficha de inscrição preenchida e assinada pelo proponente
2) argumento (de duas a cinco páginas) em português e espanhol
3) sinopse (máximo uma página) em português e espanhol
4) currículo (o proponente deve ter experiência em roteiros de ficção de filmes já produzidos)
5) material adicional e opcional: última versão do roteiro em espanhol. Este material deve ser anexado apenas se o proponente tiver interesse em receber consultoria individual

CRONOGRAMA

Inscrições: de 7 a 11 de outubro
Divulgação dos selecionados: 1º de novembro
Data da Oficina: de 11 a 14 de novembro (19h30 às 22h30)

INSCRIÇÃO

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre (Usina do Gasômetro – 3º andar)

SELEÇÃO OFICINA :

1) Um comissão de três pessoas (representantes da APTC, SIAV e CCVF) selecionarão 10 roteiristas a partir do potencial do argumento e currículo do roteirista.

2) Dos projetos com mais de um roteirista, os proponentes deverão indicar quem fará a oficina.
SELEÇÃO CONSULTORIA:
1) os argumentos, sinopses e roteiros traduzidos serão enviados a Senel Paz. Com este material na mão, ele escolherá dois projetos para dar consultoria. i
2) para receber consultoria o projeto tem que estar, pelo menos, com a primeira versão de roteiro já escrita. Se estiver só no argumento, o proponente poderá participar da oficina, mas não poderá se candidatar à consultoria.
Durante a semana que passará em Porto Alegre, Senel Paz também participa de atividades abertas ao público em geral. No dia 15 de novembro faz palestra na Feira do Livro e depois autografa seu livro Morango e Chocolate, coletânea de contos recentemente lançada no Brasil pela Geração Editorial. E no dia 16 fará uma sessão comentada de Morango e Chocolate na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, justamente no ano em que o filme comemora seu 20º aniversário de lançamento.

Senel Paz nasceu em Cuba, em 1950. Cresceu no campo, numa família de agricultores semianalfabetos, mas pôde educar-se graças à revolução. Foi o primeiro membro da família que conseguiu terminar o ensino fundamental. Escritor e roteirista de cinema, é autor de contos, romances e peças teatrais traduzidos para 11 idiomas e publicados em 20 países. É também professor de dramaturgia e roteiro cinematográfico, dentro e fora de Cuba. Morango e Chocolate, além de filmado, teve 19 versões teatrais.

* Informações adicionais pelo telefone 3289-8137

Nenhum comentário :

Postar um comentário