quarta-feira, 10 de julho de 2013

FILME DO HÚNGARO MIKLÓS JANCSÓ NA SESSÃO AURORA

 A Sessão Aurora apresenta neste sábado, 13 de julho, às 19h, na Sala P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro), o filme O Confronto, dirigido pelo húngaro Miklós Jancsó. Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista Aurora e do Zinematógrafo.

Situado logo após a Segunda Guerra Mundial, O Confronto retrata um grupo de jovens comunistas que chega a um monastério na Hungria para ensinar as ideias de Marx aos padres e estudantes católicos que lá residem. Neste que é o primeiro filme a cores de Jancsó, salienta-se a face totalitária das estruturas de poder diante da tentativa de comandar as massas. Abordagem recorrente na obra do diretor, em frente à completa burocratização das agências controladoras, expõem-se a confusão das lideranças ao determinar os rumos da revolução e ao tentar estabelecer a democracia a partir de uma leitura superficial e dogmática das doutrinas comunistas, numa analogia explícita ao socialismo stalinista. Em meio a danças típicas do folclore húngaro e debates ideológicos intensos, as diferenças internas do “partido” marcarão o próprio curso das coisas na escola.
Conterrâneo de Béla Tarr, cineasta recentemente contemplado com uma significativa mostra na Sala P.F. Gastal, Miklós Jancsó iniciou suas atividades cinematográficas no final dos anos 1950, tornando-se rapidamente o principal nome do cinema moderno em seu país. Desde então, mesmo com vários de seus filmes censurados pelo regime comunista, muitas vezes tendo que trabalhar em outros territórios, não deixou de mostrar as relações de poder entre aqueles que o detêm e aqueles que se veem estrangulados por ele. Crítico do regime, mas nem por isso contrário às utopias, Jancsó captura, através de longuíssimos planos que se tornaram sua marca registrada, a essência violenta e poética das músicas e do grito sufocante que emana delas.


O Confronto,
Fényes Szelek. Hungria, 1969, cor, 77 minutos.
Direção: Miklós Jancsó. Com Andrea Drahota, Kati Kovács, Lajos Balázsovits, András Kozák, András Bálint, József Madaras, István Uri, István Uri, Tibor Orbán, Adrienne Csengery.
O filme será exibido em DVD com legendas em português.


SESSÃO AURORA
O Confronto, de Miklós Jancsó
Dia 13 de Julho – às 19h
Sala P. F. Gastal (3º andar da Usina do Gasômetro)

Entrada Gratuita

Nenhum comentário :

Postar um comentário