quinta-feira, 6 de junho de 2013

WILLIAN RABAN - USINA DO GASÔMETRO E CINE ESQUEMA NOVO EXPANDIDO


A Usina do Gasômetro é a base das atividades envolvendo a presença do artista britânico William Raban em Porto Alegre. Vindo ao Brasil pela primeira vez enquanto convidado especial do Cine Esquema Novo Expandido (uma edição especial do Cine Esquema Novo), Raban é um pioneiro no conceito e na prática do que se convencionou chamar cinema expandido, ultrapassando a sala de cinema e a relação linear entre projeção, platéia e tela de exibição. Alguns de seus trabalhos mais marcantes farão parte da programação do CEN-E na Usina, graças a uma colaboração direta com a Coordenação de Cinema, Video e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, ao lado da 9ª Bienal do Mercosul - Porto Alegre.

No dia 20 de junho, às 18h30 na Sala P. F. Gastal, Raban vai liderar a master class Materialidade do Tempo: o suporte fílmico e a cidade, cuja participação é condicionada ao envio de uma candidatura através do site www.cineesquemanovo.org. A partir do filme-performance Take Measure (1973), o artista vai apresentar trechos de diversas obras suas, para discutir a utilização do suporte filme na construção de ensaios cinematográficos sobre a cidade de Londres.
Thames Film

No mesmo dia 20/06, a partir das 20h30, Raban acompanha pessoalmente a abertura de suas video instalações na Usina, abertas ao público até o dia 21  de julho: 
a Galeria Iberê Camargo (andar térreo) recebe as obras Time and the Wave (2013) e About Now MMX (2010), enquanto que a Galeria Lunara (5º andar) acolhe o video The Houseless Shadow (2011). O britânico completa sua participação no CEN-E na própria abertura do festival, no dia 19/06, quando um barco para convidados vai navegar pelo Rio Guaíba, saindo a partir da Usina do Gasômetro, para projetar seu emblemático longa-metragem Thames Film (1986).

Nascido em Fakenham, Norfolk, em 1948, William Raban formou-se em pintura na St. Martins School of Art, em 1967. Foi diretor do London Filmmaker’s Co-op Workshop (uma associação de cineastas experimentais interessados em explorar criticamente o potencial das imagens em movimento) de 1972 a 1976, além de ter feito parte do coletivo Filmaktion, que movimentou a cena londrina dos anos 1970 com uma série de projetos de cinema expandido recentemente resgatados pelo Tate Modern. Ao longo das décadas realizou mais de 40 filmes, muitos deles têm Londres como tema.  Atualmente é professor de cinema no London College of Communication (University of the Arts London). 

Com patrocínio da Petrobras, o Cine Esquema Novo Expandido acontece de 19 a 30 de junho, estendendo-se na Usina do Gasômetro até 21 de julho, e é uma realização da Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem (ACENDI), em correalização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura e em colaboração com a 9a Bienal do Mercosul | Porto Alegre. O CEN-E conta com o apoio do Santander Cultural / Cine Santander Cultural e da Galeria Ecarta.

www.cineesquemanovo.org

3 comentários :

  1. http://www.youtube.com/watch?v=QS_WcHCnJ4w este vídeo da usina

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=QS_WcHCnJ4w

    ResponderExcluir
  3. Valeu Dudu. Muito legal. Mas fique tranquilo que a programação da Sala ainda está de pé, ao contrário da chaminé da Usina. Abraço

    ResponderExcluir