segunda-feira, 10 de junho de 2013

PROJETO HISTÓRIA NO CINEMA PARA VESTIBULANDOS INICIA NA SALA P. F. GASTAL COM A EXIBIÇÃO DE XICA DA SILVA

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre inicia a partir desta quarta-feira, dia 12 de junho, às 19h, na Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar), o projeto História no Cinema para Vestibulandos, com a exibição do clássico Xica da Silva, de Cacá Diegues. Após a sessão ocorrerá a palestra Brasil Colônia e Escravidão, ministrada por Bertha Lohmann, graduanda em História pela UFRGS, e Gabriel Torelly, historiador e mestrando em Educação e ensino de História na UFRGS, com mediação de Nathália Boni Cadore.


O projeto, organizado pelos alunos do Curso de História da UFRGS, também conta com o apoio do CineBancários/SindiBancários, e estende-se até o mês de novembro, sempre exibindo filmes que contenham conteúdos da disciplina de História que caem no vestibular. Os palestrantes são graduandos, graduados, pós-graduandos e professores de História da UFRGS, e o objetivo do projeto é relacionar a didática com os filmes, para ajudar na obtenção de um melhor entendimento dos conteúdos abordados na prova de História do vestibular.

Um dos maiores sucessos da história do cinema brasileiro, o longa-metragem Xica da Silva, de Cacá Diegues, resgata uma figura histórica verdadeira, a ex-escrava que seduziu o dignitário português João Fernandes e tornou-se uma mulher poderosa nas Minas Gerais do século XVIII. O filme foi um grande êxito de bilheteria no ano do seu lançamento (1976) e, de forma alegre e carnavalizada, não deixa de evocar a luta do povo brasileiro contra os poderosos. Xica é interpretada pela atriz e cantora Zezé Motta, no papel que a consagrou, e o contratador João Fernandes é vivido por Walmor Chagas. Grandes nomes como José Wilker, Rodolfo Arena e Stepan Nercessian também compõem o elenco.
Todas as sessões do projeto História no Cinema para Vestibulandos, que conta ainda com o apoio da Programadora Brasil, projeto do Ministério da Cultura de difusão do cinema brasileiro, são gratuitas.
Xica da Silva, de Cacá Diegues (Brasil, 1976, 117 minutos). Com Zezé Motta, Walmor Chagas, José Wilker e Stepan Nercessian.


HISTÓRIA NO CINEMA PARA VESTIBULANDOS
12/06 – Quarta-Feira, 19h
Sala P.F. Gastal
(3º andar da Usina do Gasômetro)
Fones 3289 8137
www.salapfgastal.blogspot.com
Exibição do filme Xica da Silva
Seguido de palestra Brasil Colônia e Escravidão
Palestrantes: Bertha Lohmann e Gabriel Torelly
Programação completa e mais informações sobre o projeto no blog:


Nenhum comentário :

Postar um comentário