sexta-feira, 31 de maio de 2013

O HUMOR NONSENSE DE JERRY LEWIS NA SALA P. F. GASTAL


Incensado pela crítica francesa como um dos grandes gênios da comédia no cinema, o ator e cineasta Jerry Lewis ganha uma mostra na Sala P. F. Gastal a partir de terça-feira, dia 4 de junho. A mostra acontece no momento em que Lewis acaba de ser alvo de uma homenagem no Festival de Cannes, por ocasião de sua volta ao cinema, aos 86 anos de idade – após um jejum de quase duas décadas – com Max Rose, de Daniel Noah (que teve sua première há duas semanas no prestigiado festival francês), e pela comemoração do 50º aniversário de lançamento daquela que é considerada sua obra-prima, O Professor Aloprado (1963).

A mostra organizada pela Sala P. F. Gastal privilegia os filmes dirigidos e protagonizados por Lewis, a partir de O Mensageiro Trapalhão (1960), que marcou sua estreia atrás das câmeras, e inclui momentos altos de sua carreira, como O Terror das Mulheres (1961) e o citado O Professor Aloprado. Além destes, o público poderá conferir a antológica colaboração do ator com o diretor Martin Scorsese em O Rei da Comédia (1983), onde Lewis brilha ao lado de Robert De Niro.

A mostra Jerry Lewis – O Gênio da Comédia tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E O Vídeo Levou, e pode ser conferida em três sessões diárias.

PROGRAMAÇÃO


O Mensageiro Trapalhão (The Bell Boy), de Jerry Lewis (EUA, 1960, 71 minutos)
Lewis fez sua aclamada estréia na direção, nesta divertida comédia que fez enorme sucesso. Tudo pode dar errado – e dá – quando Lewis encarna Stanley, um mensageiro mudo e atrapalhado em um sofisticado hotel em Miami, protagonizando toda sorte de catástrofes, incluindo embates com hóspedes, chaves trocadas e telefonemas invertidos. Exibição em DVD.





Mocinho Encrenqueiro (The Errand Boy), de Jerry Lewis (EUA, 1961, 92 minutos)
Solte o humorista Jerry Lewis para trabalhar do lado de dentro dos portões de um estúdio cinematográfico, e o resultado é um pandemônio devastador. Contratado para ser "os olhos e os ouvidos" de um chefão de Hollywood, na Paramutual Pictures, Morty S. Tashman (Lewis), disfarçado de entregador, deve percorrer o local e depois contar ao chefe toda e qualquer atividade desonesta ou questionável. Exibição em DVD.



O Terror das Mulheres (The Ladie’s Man), de Jerry Lewis (EUA, 1961, 95 minutos)
Depois de ser chutado por sua garota, o deprimido Herbert jura renegar os relacionamentos românticos e decide viver sua vida como um solteirão convicto. Mas acaba indo trabalhar em um pensionato de mulheres. Exibição em DVD.


O Professor Aloprado (The Nutty Professor), de Jerry Lewis (EUA, 1963, 107 minutos)
Jerry Lewis dirigiu, escreveu e estrela este hilariante filme, que marca um novo padrão de comédia no cinema. Lewis interpreta o Dr. Julius Kelp, um míope e caseiro professor de química, que é ignorado pelas garotas e ridicularizado pelos alunos e colegas. Brilhante releitura de Lewis para o clássico O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson. Exibição em DVD.


O Otário (The Patsy), de Jerry Lewis (EUA, 1964, 101 minutos)
Quando um popular animador tem uma morte prematura, seus perplexos associados correm desesperadamente para encontrar um substituto. Esse substituto é Stanley Belt (Jerry Lewis), um pacífico empregado de hotel, que de repente salta da obscuridade para o estrelato. Exibição em DVD.



O Rei da Comédia (The King of Comedy), de Martin Scorsese (EUA, 1983, 101 minutos)
Um dia, enquanto está a caminho do estúdio, algo engraçado acontece com o apresentador de TV Jerry Langford (Lewis): ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pupkin (De Niro) e por sua tresloucada amiga (Bernhard). Langford é então forçado a dar uma chance a Pupkin, permitindo que ele apresente seu número no show. O que se segue é uma história incrivelmente engraçada e introspectiva sobre o lado negro da comédia. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS
4 a 9 de junho de 2013

4 de junho (terça-feira)
15:00 – O Terror das Mulheres
17:00 – O Professor Aloprado
19:00 – O Rei da Comédia

5 de junho (quarta-feira)
15:00 – Mocinho Encrenqueiro
17:00 – O Otário
19:00 – O Mensageiro Trapalhão

6 de junho (quinta-feira)
15:00 – O Professor Aloprado
17:00 – O Rei da Comédia
19:00 – O Terror das Mulheres

7 de junho (sexta-feira)
15:00 – O Otário
17:00 – Mocinho Encrenqueiro
20:00 – Projeto Raros (Up!, de Russ Meyer)

8 de junho (sábado)
15:00 – O Professor Aloprado
17:00 – O Terror das Mulheres
19:00 – O Rei da Comédia

9 de junho (domingo)
15:00 – Mocinho Encrenqueiro
17:00 – O Rei da Comédia
19:00 – O Mensageiro Trapalhão

Apoio

Nenhum comentário :

Postar um comentário