quarta-feira, 20 de março de 2013

Retrospectiva Jonas Mekas hoje



Hoje a Retrospectiva Jonas Mekas traz os seguintes títulos:


Às 15h  tem a última exibição de Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções, com  35 minutos de duração.
Quem não assistiu ontem à noite, não pode perder hoje a última exibição hoje à tarde.

Trata-se de uma colagem de filmagens de Warhol, alternando sequências de sua intimidade e de fatos marcantes em sua carreira.  
Edie Sedgwick, Gerard Malanga, George Maciunas, Yoko Ono, John Lennon, Caroline e John Kennedy Jr., entre outros, estão presentes.
Na mesma sessão será exibido Notas para Jerome  - (45 minutos)
Essa homenagem ao artista e cineasta Jerome Hill é a primeira de uma série de retratos e elegias que Mekas irá dedicar aos amigos falecidos. O Anthology Film Archives e a coleção Essential Cinema existiram graças ao apoio financeiro de Jerome Hill. 


Às 17h temos a exibição de:
Zefiro Torna ou Cenas da Vida de George Maciunas. 32 minutos.
Homenagem ao amigo de longa data George Maciunas, lituano, como o diretor, e com quem partilhava o entusiasmo, a liberdade e o espírito anárquico que marcaram a arte dos anos 1960. O filme traz os mais belos registros das performances do Fluxus, grupo para o qual Maciunas foi determinante.
Esse Lado do Paraíso, 35 minutos.
Entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, Mekas passou os verões com Jackie Kennedy, sua irmã, Lee Radziwill, e seus filhos. O período ainda era muito próximo da morte trágica de Kennedy e o convívio com o cinema foi uma das maneiras que Jackie encontrou para ajudar os filhos no luto. Mais tarde, Mekas pensou em fazer uma biografia de John Kennedy, os fragmentos inacabados dessa biografia ele reuniu neste filme.



Às 19h é a vez de  Reminiscências de uma Viagem à Lituânia, com 82 minutos.

“Este filme se divide em três partes. A primeira é composta de filmes que fiz com minha primeira Bolex quando chegamos na América, sobretudo entre os anos 1950 e 1953. São imagens da minha e da vida de Adolfas [ irmão do diretor], daquilo com que parecíamos na época.
A segunda parte foi filmada em 1971 na Lituânia. Quase tudo em Seminiskiai, meu vilarejo natal. Vemos minha antiga casa, minha mãe (nascida em 1887), todos os meus irmãos celebrando nossa volta.
A terceira começa com um parêntese em Elmshorn, onde passamos um ano num campo de trabalhos forçados durante a guerra. Após fechar o parêntese, nos encontramos em Viena com alguns dos meus melhores amigos.”

Um comentário :