terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BILLY WILDER GANHA MOSTRA NA SALA P. F. GASTAL


O diretor de origem austríaca Billy Wilder (1906-2002), autor de uma das mais notáveis filmografias da era de ouro de Hollywood, ganha uma pequena retrospectiva na Sala P. F. Gastal a partir de terça-feira, 4 de dezembro. A mostra lembra os 10 anos da morte do diretor, falecido em 2002, e reúne oito títulos: Mauvaise Graine, Crepúsculo dos Deuses, A Montanha dos Sete Abutres, Inferno nº 17, Sabrina, O Pecado Mora ao Lado, Se Meu Apartamento Falasse e Irma la DouceIngresso a R$3,00.
A programação tem o apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou.



PROGRAMAÇÃO

Mauvaise Graine, de Billy Wilder (França, 1934, 76 minutos)
Na Paris dos anos 30, playboy é obrigado a trabalhar após seu pai lhe cortar a mesada. Para sobreviver, ele acaba se juntando a uma quadrilha de ladrões de carros e se apaixona por uma de suas integrantes. Primeiro filme dirigido por Wilder, em sua escala francesa, durante sua fuga da Alemanha nazista. Exibição em DVD.

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard), de Billy Wilder (EUA, 1950, 110 minutos)
No início do filme, um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de um filme que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável. Uma das mais implacáveis críticas contra o star system hollywoodiano, com antológica atuação de Gloria Swanson. Exibição em Blu-ray.
  

A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole), de Billy Wilder (EUA, 1951, 111 minutos)
Repórter inescrupuloso (Kirk Douglas) explora acidente em uma mina para conseguir um furo jornalístico, colocando em risco a vida da vítima em troca de uma cobertura sensacionalista, que lhe assegurará o sucesso profissional. Um virulento ataque de Wilder à falta de ética do jornalismo. Exibição em DVD.


Inferno nº 17 (Stalag 17), de Billy Wilder (EUA, 1953, 120 minutos)
Durante a Segunda Guerra, prisioneiro de um campo de concentração faz qualquer coisa para ganhar uns trocados. Os outros prisioneiros acham que ele é espião e o hostilizam. Um episódio vai mostrar que ele não é o que pensam. Baseado na peça de Donald Bevan e Edmund Trzcinski, o filme deu o Oscar de melhor ator a William Holden. Exibição em DVD.

Sabrina, de Billy Wilder (EUA, 1954, 114 minutos)
Dois irmãos pertencem a uma poderosa família, sendo um deles um empresário incansável (Humphrey Bogart) e o outro um playboy incorrigível (William Holden). Quando a filha do motorista da família (Audrey Hepburn) retorna de viagem, após passar dois anos em Paris, o playboy se modifica e, como ela sempre foi apaixonada por ele, tudo seria muito fácil de acontecer. Mas se os dois  casarem uma lucrativa fusão estará ameaçada, fazendo com que o irmão empresário decida intervir. Só que ele também acaba se apaixonando pela moça. Exibição em Blu-ray.


O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch), de Billy Wilder (EUA, 1955, 104 minutos)
Richard Sherman (Tom Ewell) é um editor de livros que fica sozinho quando a mulher (Evelyn Keyes) e o filho viajam em férias. Durante o verão escaldante de Nova York, ele passa a ser tentado por sua bela e sensual vizinha (Marilyn Monroe). Comédia clássica de Marilyn, que traz a célebre sequência em que a atriz se refresca com a ventilação do metrô. Exibição em Blu-ray.


Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment), de Billy Wilder (EUA, 1960, 125 minutos)
Um funcionário ambicioso (Jack Lemmon) descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus superiores. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante (Shirley MacLaine) de um de seus chefes. Comédia amarga, marcada por grandes atuações da dupla Lemmon e MacLaine, vencedora de vários Oscar, incluindo melhor filme. Exibição em DVD.

Irma la Douce, de Billy Wilder (EUA, 1963, 147 minutos)
Irma la Douce (Shirley MacLaine) é uma das prostitutas mais requisitadas de Paris. Ela opera na Rua Casanova, como a maioria das suas "colegas de trabalho". Apesar da prostituição ser proibida, há um "acordo" no qual cafetões e prostitutas dão "contribuições" aos policiais que cobrem a área da Rua Casanova e todos ficam felizes. Mas então acontece algo que não estava nos planos: um policial honesto chamado Nestor Patou (Jack Lemmon) vai trabalhar na área. Só que ele acaba se apaixonando por Irma. Exibição em DVD.



GRADE DE HORÁRIOS
4 a 9 de dezembro de 2012


4 de dezembro (terça-feira)
15:00 – O Pecado Mora ao Lado
17:00 – Sabrina
19:00 – A Montanha dos Sete Abutres

5 de dezembro (quarta-feira)
15:00 – Inferno nº 17
17:00 – Mauvaise Graine
19:00 – Irma la Douce

6 de dezembro (quinta-feira)
15:00 – Crepúsculo dos Deuses
17:00 – A Montanha dos Sete Abutres
19:00 – Sabrina

7 de dezembro (sexta-feira)
15:00 – Mauvaise Graine
17:00 – Irma la Douce
20:00 – Projeto Raros

8 de dezembro (sábado)
15:00 – Se Meu Apartamento Falasse
18:30 – Sessão Aurora (O Vento da Noite)

9 de dezembro (domingo)
15:00 – Sabrina
17:00 – O Pecado Mora ao Lado
19:00 – A Montanha dos Sete Abutres


Apoio

Nenhum comentário :

Postar um comentário