segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL LANÇA DVD E PROMOVE MOSTRA COM FILMES REALIZADOS POR ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Dia 4 de outubro, às 19h, acontece na Sala P. F. Gastal o lançamento do DVD Luz Câmera EducAção, evento que lança a 4º edição do Programa de Alfabetização Audiovisual. O Programa é um amplo projeto de ação educativa envolvendo cinema e escola, que tem como objetivos aproximar o público escolar da arte cinematográfica, propor a reflexão sobre a linguagem audiovisual dentro do ambiente escolar, propiciar ao aluno da Rede Municipal de Ensino o contato com a realização audiovisual e, ainda, incentivar a formação de novos públicos para o cinema brasileiro. O Programa de Alfabetização Audiovisual é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal da Cultura e a Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, com parceria da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e financiamento da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC, através do Programa Mais Educação.

alunos da EMEF Chico Mendes

O DVD a ser lançado contém, além do documentário Luz Câmera EducAção, com roteiro e direção  de  Felipe Diniz, mais sete curta-metragens roteirizados, produzidos, filmados e finalizados por estudantes da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, realizados dentro das Oficinas de Realização Audiovisual, ação que integra o Programa de Alfabetização Audiovisual. O documentário registra as diferentes ações do projeto ao longo de 2012, reunindo as reflexões de cineastas, educadores e estudantes sobre a relação do audiovisual no contexto da escola. O lançamento do DVD Luz Câmera EducAção é gratuito e aberto a professores, estudantes, profissionais da área de cinema e público em geral.
                                                                         
alunos da EMEF Vereador Martim Aranha

Ao longo de 2 a 5 de outubro o Programa de Alfabetização Audiovisual promove ainda a II Mostra Olhares da Escola. A mostra reúne parte da produção dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre realizada através de projetos pedagógicos envolvendo audiovisual e fotografia durante o ano letivo de 2012. O projeto destina-se a dar visibilidade aos trabalhos com imagem, com ou sem som, produzidos nas escolas, acompanhado de debates com os estudantes realizadores sobre cada um dos projetos apresentados, incentivando a reflexão sobre a produção audiovisual e fotográfica no contexto escolar. Os trabalhos a serem apresentados foram selecionados a partir de inscrições feitas pelos professores que orientaram o processo de cada projeto. Participam alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As sessões da Mostra Olhares da Escola também acontecem na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e são fechadas aos grupos de estudantes da rede pública, realizadores dos projetos selecionados e aos seus professores.

alunos da EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro

O que: Lançamento do DVD Luz Câmera EducAção + II Mostra Olhares da Escola
Quando: 4 de outubro, às 19h (lançamento do DVD) / 2 a 5 de outubro (mostra)
Onde: Sala P. F. Gastal, Usina do Gasômetro (3º andar)
Av. Presidente João Goulart, 551/3º andar

Contato:
Juliana Costa
(51) 3289-8134
(51) 9811-3529

e-mails:extensaoaudiovisual@gmail.com
              alfabetizacaoaudiovisual@gmail.com

Um comentário :