sexta-feira, 20 de abril de 2012

MOSTRA HANAMATSURI


Neste final de semana, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) abre espaço para duas programações especiais. No dia 21 de abril, acontece uma pequena mostra de filmes programada pelo evento Hanamatsuri, que estará acontecendo nas demais dependências da Usina do Gasômetro.
A mostra compõe a programação do primeiro Hanamatsuri de Porto Alegre, festival no qual se comemora o nascimento de Buda em diversos lugares do mundo como Japão, Coréia, Índia, Nepal, Europa e Estados Unidos. O Hanamatsuri de Porto Alegre terá um caráter essencialmente cultural, com o objetivo de celebrar o nascimento de Buda de forma simbólica para promover cultura de paz, respeito aos direitos humanos e ao meio-ambiente, bem como ações sociais e culturais que promovam valores e atitudes associados ao respeito à vida. A extensa programação cultural, que celebra as culturas japonesa, tibetana, indígena, negra, gaúcha e andina, inclui, além da mostra de cinema, exposição de fotografias, oficinas, palestras, apresentações de danças, música e um pocket show de encerramento com a banda Darma Lovers.
Todas as sessões da Mostra Hanamatsuri têm entrada franca.


Mais informação através do site do evento:
Organização: Comunidade Soto Zen do Sul (Jisui Zendô) e CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva)
Já no domingo, dia 22, a banda Apanhador Só realiza o lançamento de seu novo clipe, seguido por um pocket show no palco da Sala P. F. Gastal, em dois horários, 19h e 21h.
        


PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA HANAMATSURI

Peixe Vermelho, de Andreia Vigo (Brasil/RS, 2009, ficção, 14 minutos)
Uma misteriosa sequencia de eventos leva uma mulher para território desconhecido. Melhor Produtor/Produção Executiva, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Edição de Som no 38º Festival de Cinema de Gramado; Prêmio Especial do Júri no Lady Filmmakers Film Festival de Los Angeles; Menção Honrosa no 17º Festival de Cinema e Video de Cuiabá.  

Haruo Ohara, de Rodrigo Grota (Brasil/PR, 2010, ficção, 16 minutos)
A vida, a obra do imigrante, agricultor, fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999). Nascido a 5 de novembro de 1909 na província japonesa de Kochi, ilha de Shikoku, no Japão, Haruo se mudou para a região de Londrina em 1933. Entre 1934 e 1999, paralelamente à sua vida de agricultor, produziu quase 20 mil fotos da cidade, tornando-se uma referência estética e histórica para a memória visual de Londrina. Entre os principais temas de sua fotografia estão a vida no campo, o convívio com a família, a cidade de Londrina e a busca por imagens abstratas, tendência acentuada após a sua mudança para a região central de Londrina em 1951. O filme conquistou 23 prêmios entre festivais nacionais e internacionais. Entre eles, Prêmio Onda Curta no Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro 2010;  Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Prêmio Aquisição Canal Brasil e Melhor Filme segundo o júri paralelo formado por estudantes de cinema, no 38º Festival de Cinema de Gramado.

SOU, de Andreia Vigo (Brasil/RS, 2010, documentário, 26 minutos)
Um registro histórico-poético sobre a identidade afro-gaúcha, tendo como base a vida e a obra do poeta gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). Oliveira também é conhecido como o poeta da Consciência Negra, por ter sido um dos idealizadores da proposta de criação do 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Documentário produzido como parte integrante do projeto RS Negro: educando para a diversidade.

Tempo de Espera, Tempo de Vipassana, de Eilona Ariel, Ayelet Menahemi (Índia/Israel, 1997, documentário, 52 minutos)
O filme relata uma experiência ocorrida no Presídio de Tihar, Nova Déli, 1993 e em diversas prisões da Índia, com aplicação da técnica de Meditação Vipassana, com o intuito de abrandar o sofrimento dos presos, que obtiveram resultados significativos para suas vidas e para o convívio com a realidade da prisão, tornando-os pessoas mais positivas para o retorno à sociedade. O filme demonstra como a prática da meditação silenciosa e da auto-observação pode auxiliar a uma melhor compreensão de si-mesmo e da realidade ao seu redor, melhorando a qualidade de nossas vidas e de todos que convivem conosco. A técnica acabou por levar ao quase aniquilamento da reincidência, corrupção e uso de drogas nos presídios onde está funcionando. Em razão do sucesso imediato, foi estendida aos funcionários do estabelecimento e proporcionou a proliferação de cursos periódicos em uma área especialmente criada para reflexão. A transformação modelar da prisão Tihar, nos últimos 13 anos da experiência, acabou fazendo-a referência para outros presídios indianos. Vencedor dos Prêmios Golden Spire – Festival Internacional de Cinema de San Francisco, 1998 e Prêmio Finalista Festival de Cinema de Nova York, 1998.

Playing For Change: Paz Através da Música, de Mark Johnson e Jonathan Walls (EUA, 2008, 84 minutos)
Uma história de esperança, luta, perseverança e alegria. Mark Johnson e Jonathan Walls, juntos com a equipe Playing For Change, viajaram o mundo movidos por uma paixão: para conectar o mundo através da música. Sua ambiciosa jornada levou-os do pós- apartheid da África do Sul, através dos sítios arqueológicos do Oriente Médio, até a beleza remota do Himalaia e além. Usando a tecnologia móvel inovadora, filmaram e gravaram mais de 100 músicos, em grande parte ao ar livre em parques, praças, estradas, nas ruas de paralelepípedos e em meio a montanhas. Cada performance capturada cria uma nova combinação em que os artistas todos estão, essencialmente, realizando em conjunto, apesar de centenas ou milhares de quilômetros de distância. Playing For Change: Paz Através da Música é a história desta colaboração internacional sem precedentes musicais e do notável poder da música.

HORÁRIOS FINAL DE SEMANA 

21 de abril (sábado)
15:00 – Mostra Hanamatsuri (Peixe Vermelho + Haruo Ohara + Sou)
16:00 – Mostra Hanamatsuri (Tempo de Espera, Tempo de Vipassana)
17:00 – Mostra Hanamatsuri (Playing For Change: Paz Através da Música)
19:00 – Mostra Hanamatsuri (Tempo de Espera, Tempo de Vipassana)

22 de abril (domingo)
19:00 – Lançamento do clipe da banda Apanhador Só
21:00 – Lançamento do clipe da banda Apanhador Só

Nenhum comentário :

Postar um comentário