sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sala P. F. Gastal dedica mostra a Ícones do Cinema Paulista

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza entre os dias 8 e 13 de novembro uma pequena mostra dedicada ao cinema paulista, reunindo três longas e um programa de curtas, a serem exibidos alternadamente em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. A mostra Ícones do Cinema Paulista é realizada com o apoio da Programadora Brasil, programa do Ministério da Cultura dedicado à difusão do cinema brasileiro. Todas as sessões têm entrada franca. No sábado, 12 de novembro, a partir das 17h, o cinema da Usina do Gasômetro recebe ainda a mostra com os resultados da oficinas de vídeo do projeto de Descentralização da Cultura da SMC.

PROGRAMAÇÃO
São Paulo Sociedade Anônima, de Luiz Sérgio Person (Brasil, 1965, 107 minutos)

Grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal. Um clássico do cinema brasileiro, com grandes atuações de Walmor Chagas e Eva Wilma. Exibição em DVD.

O Corintiano, de Milton Amaral (Brasil, 1966, 98 minutos)

Comédia protagonizada pelo grande ator brasileiro Mazzaropi, o filme narra a paixão do brasileiro pelo futebol e a rivalidade histórica entre Corinthians e Palmeiras. Aqui Mazzaropi é “Seu” Manuel, barbeiro fanático pelo Corinthians, capaz de loucuras: andar com um burro preto-e-branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas, orações, sofrer e xingar na arquibancada. Exibição em DVD.
A Dama do Cine Shanghai, de Guilherme de Almeida Prado (Brasil, 1988, 115 minutos)

Numa noite quente e úmida de verão, Lucas, um corretor de imóveis e ex-boxeador, entra em um cinema no centro de São Paulo para ver um filme policial. Na sala escura conhece Suzana, uma bela e misteriosa mulher, muito parecida com a protagonista do filme. A partir desse encontro, aparentemente fortuito, o vendedor passa a viver uma aventura de suspense e sua paixão o envolve num labirinto de pistas e assassinatos. Releitura do filme noir, com Antônio Fagundes e Maitê Proença à frente do elenco. Prêmio de melhor filme no Festival de Gramado. Exibição em DVD.

Programa Memórias da Boca do Lixo (duração total: 102 minutos)

Candeias: da Boca Pra Fora, de Celso Gonçalves (Brasil, 2002, 17 minutos)

Um retrato original de um dos mestres do Cinema Marginal, Ozualdo Candeias, realizador dos clássicos A Margem e Zezero; genuinamente um cineasta do povo. Divertidos e controversos depoimentos de personalidades do cinema como Zé do Caixão, Carlos Reichenbach, Inácio Araújo e Jairo Ferreira. Exibição em DVD.

Soberano, de Ana Paula Orfandi e Kiko Mollica (Brasil, 2005, 15 minutos)

Reminiscências resgatam a trajetória do bar Soberano, símbolo da intensa e espontânea produção do movimento cinematográfico da Boca do Lixo. Exibição em DVD.

Boca Aberta, de Rubens Xavier (Brasil, 1984, 20 minutos)

Documentário realizado em 1984 sobre alguns dos principais protagonistas da cinematografia ligada à Boca do Lixo, como Odi Fraga, realizador que dirigiu inúmeros longas, muitos deles sobre a temática do sexo explícito, Ozualdo Candeias, com uma filmografia mais autoral, e Toni Vieira, que dirigiu mais de 20 filmes. A rotina de atores e produtores ligados a este pólo de produção de filmes de apelo mais popular e que foram responsáveis pela produção das comédias eróticas das décadas de 60 e 70. Exibição em DVD.

O Galante Rei da Boca, de Alessandro Gamo e Luís Rocha Melo (Brasil, 2003, 50 minutos)

Também chamado de o "Rei da Boca", ou o "Produtor Biônico", A. P. Galante produziu de filmes de cangaço a comédias eróticas, dramas psicológicos e filmes policiais, passando por bang-bangs e filmes de kung-fu, num total de mais de 50 obras. Com depoimentos do prórpio Galante, trechos de seus filmes, imagens de São Paulo e da Boca do Lixo de ontem e de hoje e entrevistas inéditas com nomes como Carlos Reichenbach, Jairo Ferreira, Rogério Sganzerla, Inácio Araújo, Severino Dadá, Miro Reis, Sylvio Renoldi, Pio Zamuner, Antônio Meliande, Cláudio Portioli, Sebastião de Souza e João Silvério Trevisan (técnicos, diretores e críticos que fizeram a história do cinema brasileiro), O Galante Rei da Boca é um documentário que, com humor e a simpatia peculiares de seu personagem central, reflete e informa sobre o fazer cinema no Brasil. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS

Semana de 8 a 13 de novembro de 2011

Terça-feira (8 de novembro)
15:00 – O Corintiano
17:00 – Programa de Curtas
19:00 – São Paulo Sociedade Anônima

Quarta-feira (9 de novembro)
15:00 – Programa de Curtas
17:00 – O Corintiano
19:00 – A Dama do Cine Shanghai

Quinta-feira (10 de novembro)
15:00 – São Paulo Sociedade Anônima
17:00 – A Dama do Cine Shanghai
19:00 – O Corintiano

Sexta-feira (11 de novembro)
14:00 – Usina da Educação (sessão fechada para alunos da rede municipal)
17:00 – Programa de Curtas
19:00 – A Dama do Cine Shanghai

Sábado (12 de novembro)
15:00 – O Corintiano
17:00 – Mostra das Oficinas de Vídeo da Descentralização da Cultura (até as 21h)

Domingo (13 de novembro)
15:00 – O Corintiano
17:00 – Programa de Curtas
19:00 – São Paulo Sociedade Anônima

Nenhum comentário :

Postar um comentário