segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sala P. F. Gastal exibe o melhor do INPUT 2011

Depois de uma primeira semana de exibição no auditório do Instituto Goethe, a programação do Melhor do Input 2011chega à Sala P. F. Gastal a partir de terça-feira, 11 de outubro, com sessões até domingo, dia 18, nos horários das 17h e 19h.

O Input (International Public Television) é uma conferência anual dedicada à televisão de interesse público, rea lizada há 34 anos, sempre em um país diferente. O objetivo do Input é estimular o desenvolvimento de uma televisão a serviço da formação da cidadania, dando destaque para os programas mais marcantes produzidos em todo o mundo na temporada. Em 2011, a conferência do Input aconteceu em Seul, na Coréia do Sul. 2011 também marca a passagem do 10º ano de realização do Melhor do Input em Porto Alegre, graças aos esforços conjuntos do Instituto Goethe e da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, com o apoio da RBS TV e da TV COM. A presente edição também é apoiada pela Fantaspoa Produções, responsável pela legendagem dos programas.


No domingo, após a sessão das 19h, a diretora do documentário A Chave da Casa, Stela Grisotti, estará na Sala P. F. Gastal participando de um debate com o público, junto de um dos imigrantes palestinos retratados em seu filme.

Toda a programação do Melhor do Input 2011 tem entrada franca, e os filmes são legendados em português.


Na sessão das 15h, a Sala P. F. Gastal realiza uma pequena mostra de filmes infantis, com um programa diferente a cada dia, para marcar a passagem da Semana da Criança.


SINOPSES DOS FILMES


Um Filme Inacabado (Shtikat Haarchion), de Yael Hersonski (Israel, 2009, documentário, 89 minutos)

Um revelador documentário sobre os filmes de propaganda nazista realizados com prisioneiros do Gueto de Varsóvia, que mostra pela primeira vez impressionantes imagens de arquivo.


Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar (I Seng Méd DR2), de Peter Gren Larsen (Dinamarca, 2010, documentário, 10 minutos)

Um inusitado guia eletrônico de orientação sexual, conduzido pelo hilariante apresentador Jakob Olrik, que simula diante das câmeras as diferentes possibilidades de um homem dar prazer a uma mulher.


A Onda Verde (Iran: Elections 2009), de Ali Samadi Ahadi (Alemanha, 2010, documentário, 52 minutos)


Um emocionante registro sobre o processo eleitoral no Irã em 2009, com a vitória dos chamados “verdes” e a posterior fraude na contagem dos votos, que levou ao poder o ultra-conservador Mahmoud Ahmadinejad.

Você Mesmo (Tu Mateix), de Pau Ortiz e Sergio Roldan (Espanha, 2010, docudrama, 12 minutos)

Um misto de documentário e ficção que coloca em cena as relações familiares no mundo contemporâneo.

Sangue no Celular (Blod i Mobilen), de Frank Piasecki Poulsen (Dinamarca, 2010, documentário, 52 minutos)

Uma investigação sobre as obscuras relações entre a milionária indústria da telefonia celular e a guerra civil no Congo, que denuncia uma cruel rede envolvendo condições de trabalho desumanas e exploração de trabalho infantil.

Um Safári na Alemanha (Entweder Broder: Die Deutschland Safari), de Joachim Schröder e Tobias Streck (Alemanha, 2010, documentário, 30 minutos)

Uma dupla inusitada viaja através da Alemanha em um Volvo customizado. No caminho, conversam com arianos, vegetarianos, fundamentalistas, socialistas, pacifistas e outras tribos, desvendando um quadro complexo das diferentes visões de mundo na Europa contemporânea.

Amor, Ódio e Propaganda (Love, Hate and Propaganda: Selling the War), de Susan Teskey (Canadá, 2009, documentário, 45 minutos)

Quando Adolf Hitler começa a sua campanha de conquista da Europa, em 1939, a maioria dos cidadãos alemães era contra a guerra. Mas o ditador, junto com seu Ministro de Propaganda, Joseph Goebbels, concebe uma eficiente campanha publicitária para fazê-los mudar de ideia.

Escória (Nevelot), de Daphna Levin e Dror Sabo (Israel, 2009, ficção, 43 minutos)

Dois velhos amigos, cansados do mundo, se lançam a uma missão mortal: limpar as ruas da cidade de jovens desrespeitosos, hedonistas e auto-indulgentes. Comédia israelense de humor negro, classificada como um Dexter da terceira idade.


A Canção do Almoço (The Song of Lunch), de Niall MacCormick (Inglaterra, 2010, ficção, 50 minutos)

Adaptação de um poema dramático do autor Christopher Reid, sobre o reencontro de um casal após 15 anos de separação. Uma encenação notável, valorizada pelas atuações de Emma Thompson e Alan Rickman.

Histórias de Yodok (Yodok Stories), de Andrzej Fidyk (Polônia, 2009, documentário, 82 minutos)

Na Coréia do Norte, em pleno século 21, cerca de 300 mil homens, mulheres e crianças vivem confinados em campos de concentração que nada devem ao horror nazista. Submetidos rotineiramente à tortura, à fome e à violência, a maior parte dessas pessoas jamais será libertada. Para revelar ao mundo as cruéis condições de vida a que foram submetidos, o diretor polonês Andrzej Fidyk propôs a ex-prisioneiros que conseguiram fugir do campo de Yodok que recriassem, na forma de um musical, seu cotidiano na prisão.

A Chave da Casa, de Paschoal Samora e Stela Grisotti (Brasil, 2009, documentário, 64 minutos)

Um registro das últimas 48 horas de um grupo de refugiados palestinos antes de embarcar para o Brasil, país onde iriam iniciar uma nova vida. Nove meses depois, os diretores reencontram alguns desses personagens, mostrando suas dificuldades de adaptação em solo brasileiro.

O Homem Mais Perigoso da América (The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers), de Judith Ehrlich e Rick Goldsmith (Estados Unidos, 2010, documentário, 81 minutos)

Em 1971, Daniel Ellsberg, um veterano do Vietnã, revela que a guerra foi ocasionada por uma sucessão de falsas informações ao enviar milhares de documentos comprometedores ao jornal The New York Times. O episódio dá origem ao escândalo de Watergate, levando o presidente Nixon a renunciar.

Pulseiras Vermelhas (Polseres Vermelles), de Pau Freixas (Espanha, 2010, ficção, 45 minutos)

Um inusitado e surpreendente drama hospitalar que tem como protagonistas um grupo de crianças internadas para tratamento de câncer. Apesar do tema, a abordagem é leve e bem humorada, fugindo aos clichês do gênero.

Informe Sobre o 30 de Setembro (Informe Sucesos del 30 de Septiembre), de Fernando Ehlers (Equador, 2010, documentário, 45 minutos)

Uma vibrante reportagem sobre a frustrada tentativa de golpe contra o presidente do Equador, Rafael Correa, em setembro de 2010.

GRADE DE HORÁRIOS


Semana de 11 a 16 de outubro de 2011

Terça-feira (11 de outubro)

15:00 – Programação Semana da Criança (Caninos Brancos)
17:00 – Um Filme Inacabado
19:00 – A Chave da Casa

Quarta-feira (12 de outubro)

15:00 – Programação Semana da Criança (Aristogatas)
17:00 – Escória + A Canção do Almoço
19:00 – Um Safári na Alemanha + Amor, Ódio e Propaganda

Quinta-feira (13 de outubro)

15:00 – Programação Semana da Criança (O Cavalinho Azul)

17:00 – Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar + Você Mesmo + Pulseiras Vermelhas

19:00 – O Homem Mais Perigoso da América

Sexta-feira (14 de outubro)

14:00 – Usina da Educação (sessão fechada para alunos da SMED)
17:00 – Escória + A Canção do Almoço
19:00 – Histórias de Yodok

Sábado (15 de outubro)

15:30 – Sessão Cineclubinho (Charlie Brown e Snoopy)
17:00 – Um Filme Inacabado
19:00 – Sangue no Celular + A Onda Verde

Domingo (16 de outubro)

15:00 – Programação Semana da Criança (O Estranho Mundo de Jack)
17:00 – Histórias de Yodok
19:00 – Informe Sobre o 30 de Setembro + A Chave da Casa, seguido de debate com a diretora Stela Grisotti

Nenhum comentário :

Postar um comentário