quinta-feira, 2 de junho de 2011

Um retrato sobre a vida dos muito ricos

A partir de sexta-feira, 3 de junho, a Sala P. F. Gastal  estreia com exclusividade o segundo título da SESSÃO VITRINE, o polêmico documentário Um Lugar ao Sol, de Gabriel Mascaro.

A SESSÃO VITRINE é uma iniciativa da nova distribuidora paulista Vitrine Filmes (capitaneada por Sílvia Cruz), que investe na divulgação de filmes brasileiros de produção independente. As outras cidades que fazem parte do projeto são Recife (Cinema da Fundação Joaquim Nabuco), São Paulo (Espaço Unibanco), Curitiba (Cinemateca de Curitiba), Salvador (Circuito Sala de Arte), Vitória (Cine Metrópolis) e Rio de Janeiro (Cine Jóia). Cada filme do projeto tem uma sessão diária com horário fixo, determinado pelo exibidor de cada cidade. Em Porto Alegre, a SESSÃO VITRINE acontece no horário das 19h.

Um Lugar ao Sol documenta o universo dos moradores de coberturas de prédios de luxo de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso a esses moradores através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de coberturas. Destes, apenas 9 concordaram em conceder entrevistas ao filme. Através dos depoimentos dos moradores dessas luxuosas coberturas, Um Lugar ao Sol levanta um complexo debate sobre desejo, visibilidade, status, segurança e poder.

O filme participou de mais de 30 festivais no Brasil e no exterior, recebendo resenhas elogiosas de publicações de prestígio como a francesa Cahiers du Cinema e a norte-americana Variety.

Os próximos lançamentos da SESSÃO VITRINE são:

10/06 até 16/06 – Chantal Akerman, de Cá
17/06 até 23/06 – Estrada Real da Cachaça
24/06 até 30/06 – Morro do Céu
Mais informações no site http://www.sessaovitrine.com.br
Um Lugar ao Sol. Direção de Gabriel Mascaro. Brasil, 2009, 66 minutos. Documentário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário