segunda-feira, 4 de julho de 2011

CINEASTA FRANCESA CLAIRE DENIS GANHA RETROSPECTIVA NA SALA P. F. GASTAL

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, em parceria com a produtora carioca Electra, e com o apoio da Embaixada da França, realiza entre os dias 5 e 10 de julho a mostra Claire Denis – Um Olhar em Deslocamento, retrospectiva dedicada a esta que é uma das mais talentosas autoras do cinema contemporâneo.

Ao longo de uma semana, o público local poderá conferir na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), os 11 longas-metragens de ficção realizados por Denis, de Chocolate (1998) ao recente Minha Terra, África (2008), todos projetados em cópias em 35mm, com legendas eletrônicas em português. Tendo em vista que apenas três filmes da diretora tiveram lançamento comercial no Brasil – Noites sem Dormir (1994), Desejo e Obsessão (2001) e Minha Terra, África (2008) – a presente retrospectiva impõe-se desde logo como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico local em 2011, especialmente pelo fato de que a abertura da mostra, no dia 5 de julho, será acompanhada pela própria Denis.

Na ocasião, a cineasta participa de uma sessão comentada com o público após a exibição de Bom Trabalho (Beau Travail), às 19h.

Claire Denis nasceu em 1948 e foi criada na África. Começou sua carreira no cinema como assistente de direção de Wim Wenders e Jim Jarmusch, e em 1988 lançou seu primeiro longa-metragem, Chocolate. A trama do filme, claramente autobiográfico, acompanha o retorno de uma mulher (não por acaso chamada França) para a África, país onde passou sua infância. Em flashback, acompanhamos através dos olhos dessa menina o relacionamento entre sua mãe, seu pai e um empregado negro, revelando os traumas da herança colonialista francesa, tema que será constante ao longo de toda a filmografia da diretora.

Segundo Bernardo José de Souza, titular da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, os filmes de Denis são “painéis multiculturais de extrema potência, que tratam de investigar as relações humanas ao mesmo tempo em que contextualizam personagens expatriados em espaços geográficos que, por si só, exercem o protagonismo nos dramas individuais e coletivos apresentados em sua obra”.

A mostra Claire Denis – Um Olhar em Deslocamento conta ainda com o apoio cultural do Hotel Embaixador e dos restaurantes Pâtissier, Chez Phillipe, Lorita, Le Bistrot, Tartoni, Faro, Du Attos, Aquavit, Moeda, Santo Antônio e Fazenda Barba Negra.

Programação

Chocolate (Chocolat). França/Alemanha/República de Camarões, 1988, 105 minutos.

Uma jovem francesa retorna para Camarões, África, onde viveu com sua família, para contemplar e relembrar a infância. A memória mais forte é a do empregado Protée, um homem bonito, forte e inteligente, submetido às barreiras raciais existentes na África Colonial.


Dane-se a Morte (Se’en Fout la Mort). França/Alemanha, 1990, 90 minutos.

A vida de dois irmãos imigrantes do oeste da África no subúrbio de Paris. Confinados, eles preparam os animais para a briga de galo no subsolo do restaurante onde trabalham. A briga de galo serve como símbolo da vida sórdida e violenta destes dois irmãos.

USA Go Home (US Go Home). França, 1993, 58 minutos.

A história de duas adolescentes, uma festa e as tensões sociais e sexuais que envolvem o evento. Um dos capítulos de uma série para a televisão francesa, Tous les Garçons et les Filles de leur Âge, que envolveu nove diretores, incluindo Denis, Olivier Assayas e André Téchine. A adolescência e a música marcante da época, em um filme quase autobiográfico, que remete ao choque cultural vivido pela diretora quando ela voltou da África e passou a viver em Paris.

 Noites Sem Dormir (J’ai Pas Sommeil). França/Alemanha/Suíça, 1994, 110 minutos.

Uma jovem imigrante da Lituânia chega a Paris. Théo, um músico de jazz que ganha seu dinheiro através de trabalho ilícito, perdeu toda a esperança e espera voltar para a Martinica com seu filho. Seu irmão homossexual, Camile, canta em bares à noite, trabalha como michê, trafica drogas e juntamente com seu amigo mata senhoras velhas. Denis não está interessada em criar tensão em volta dos assassinatos, mas na cidade grande como grande mosaico sem descanso, ao mesmo tempo anônima e íntima.

Nénette e Boni (Nénette et Boni). França, 1996, 103 minutos.

Nénnette e Boni foram criados separados porque seus pais eram divorciados. Boni trabalha em uma pizzaria para um casal intrigante, quando sua irmã foge da escola e de repente reaparece. Os dois agora terão que se redescobrir.


Bom Trabalho (Beau Travail). França, 1999, 92 minutos.

O filme é um passeio coreográfico pelo campo de treinamento da Legião Francesa, no nordeste da costa africana. As imagens mostram o universo repressor e os conflituosos sentimentos do sargento Gualp. Livremente baseado na novela Billy Budd, de Herman Melville.


Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França/Alemanha/Japão, 2001, 101 minutos.

Shane e June são um perfeito casal americano em lua de mel em Paris na tentativa de reconstruir uma vida nova. Secretamente, Shane começa a frequentar uma clínica médica que trata da libido humana e se deixa levar por perigosos impulsos sexuais.


Sexta-feira à Noite (Vendredi Soir). França, 2002, 90 minutos.

Laure está em mudança para morar com seu namorado. Ela entra no carro e fica presa no trânsito por horas. Sem pressa, ela observa o caos da cidade de Paris e oferece carona para um estranho, Jean, com quem vai passar uma noite.


O Intruso (L’intrus). França, 2004, 130 minutos

Louis Trebor, um homem de 70 anos, mora sozinho com seus cachorros em uma floresta entre a França e a Suíça. Ele precisa de um transplante de coração e vai até o Taiti procurar o filho que abandonou há muitos anos.

35 Doses de Rum (35 Rhums). França/Alemanha, 2008, 100 minutos.

O filme mostra o relacionamento entre um pai viúvo e sua jovem filha no subúrbio de Paris, habitado principalmente por negros e descendentes árabes. Uma homenagem ao cinema de Yasujiro Ozu, na qual Denis faz uma releitura do clássico Pai e Filha, uma das obras-primas do diretor japonês.

Minha Terra, África (White Material). França/República de Camarões, 2009, 106 minutos.

Em um país africano não definido e ameaçado constantemente por rebeliões, vive Maria, mulher branca que se nega a abandonar o local e deixar para trás sua plantação de café. André, ex-marido e pai de seu filho, teme pela vida de Maria e passa a arquitetar um plano de fuga para a França, sem desconfiar que não seria tão simples quanto pensava.

GRADE DE HORÁRIOS

5 a 10 de julho de 2011

5 de julho (terça-feira)
15:00 – Noites Sem Dormir (J’ai Pas Sommeil)
17:00 – Chocolate (Chocolat)
19:00 – Bom Trabalho (Beau Travail), seguido de conversa com a diretora Claire Denis (entrada franca)

6 de julho (quarta-feira)
15:00 – O Intruso (L’intrus)
17:30 – Nénette e Boni (Nénette et Boni)
19:30 – 35 Doses de Rum (35 Rhums)

7 de julho (quinta-feira)
15:00 – Sexta-feira à Noite (Vendredi Soir)
17:00 – Desejo e Obsessão (Trouble Every Day)
19:00 – Minha Terra, África (White Material)

8 de julho (sexta-feira)
15:00 – Minha Terra, África (White Material)
17:00 – Dane-se a Morte (Se’en Fout la Mort)
19:00 – O Intruso (L’intrus)

9 de julho (sábado)
15:00 – USA Go Home (US Go Home)
17:00 – Chocolate (Chocolat)
19:00 – Bom Trabalho (Beau Travail)

10 de julho (domingo)
15:00 – 35 Doses de Rum (35 Rhums)
17:00 – Noites Sem Dormir (J’ai Pas Sommeil)
19:00 – Nénette e Boni (Nénette et Boni)

Um comentário :

  1. Puxa vocês estão bombando em
    Segundo uma revista de cinema que eu compro, Minha terra Africa havia chegado esses tempos nas locadoras mas eu nunca achei.

    Será uma boa oportunidade assistir na tela grande.

    ResponderExcluir