terça-feira, 10 de maio de 2011

Dona Emília Sustentável – o filme


Terceira Idade, Solidariedade e Meio Ambiente são temas de documentário que será lançado pela ONG Canta Brasil na Sala P F Gastal.

Um trabalho de faculdade? A homenagem de um neto a sua avó? A história de uma mulher referência em cidadania ou uma ferramenta de educação social e ambiental? Dona Emília Sustentável, o filme, é tudo isso e muito mais! Uma realização do Grupo Sócio-Cultural Canta Brasil com apoio da Natura Cosméticos, o documentário de 70 minutos será lançado no dia 10 de maio, às 19h, na Sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar), em Porto Alegre.

O projeto do filme surgiu em 2008, quando o diretor, Rubiélson Medeiros, ainda estudante do curso de Produção Audiovisual, teve que realizar um trabalho de faculdade. O jovem, inspirado pela vida de sua avó, uma senhora de 90 anos, que fez da reciclagem de lixo um negócio lucrativo e solidário, resolveu eternizar a trajetória desta mulher em um filme. “Minha avó sempre foi um grande exemplo para mim. Quando criança a imaginava como uma super heroína. Sempre quis mostrar para as pessoas a história dessa mulher que fez do lixo uma forma de gerar renda para quarenta famílias do bairro Mathias Velho, de Canoas. E por que não um filme? Um documentário que sirva de ferramenta de educação socioambiental, contribuindo assim para a conscientização e transformação social”, afirma o diretor. Para isso, o longa-metragem será distribuído as escolas da rede pública, além de estar disponível para download no site http://cantabrasileae.org.br/sustentavel.

De acordo com Medeiros, a produção do filme foi pautada pelo conceito de sustentabilidade e responsabilidade social, “desde sua concepção que utilizou recursos da universidade, a ONG Canta Brasil que realizou o projeto, passando pelos apoios, as parcerias e os patrocínios, por fim até a comunicação da equipe, com reuniões via email e blog. Tudo isso tornou o projeto economicamente viável e sustentável”, explica o diretor que conta ainda que árvores serão plantadas para compensar a quantidade de gás carbônico emitidos durante a produção do filme.

O Filme

Dona Emília é uma senhora de 90 anos que faz a sua parte na busca de um mundo melhor. Moradora de uma comunidade de baixa renda de Canoas (30km da capital gaúcha), Dona Emília norteia as suas ações sempre levando em conta o bem estar do coletivo, desde a preocupação com a preservação do meio ambiente, passando pela solidariedade e a valorização da terceira idade.

Analfabeta até os 70 anos, ela transformou a reciclagem do lixo em um negócio lucrativo e solidário que proporcionava o sustento de 40 famílias do bairro Mathias Velho. Ela transformou sua simples casa em uma verdadeira usina de sustentabilidade, aplicando, de forma intuitiva, a política dos 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O dinheiro do lixo servia para ajudar a Associação de Mulheres Princesa Isabel do bairro, que além do artesanato em fuxico que confeccionavam, contavam também com a renda que vinha da reciclagem que era destinada compra cestas básicas às senhoras mais necessitadas. Mas não era só o lixo seco que Dona Emília separava, o material orgânico também tinha um destino ambientalmente correto, ia para uma composteira. Toda a água da residência também era usada de forma consciente. Dona Emília criou um sistema para captar a água da chuva, bem como a água com sabão da máquina de lavar que era usada para limpar o galinheiro e na descarga do banheiro.

Dona Emília Sustentável, o filme, é um documentário de 70 minutos, que apresenta a rotina dessa mulher que pautou a sua vida de forma simples na busca incessante de promover o bem social e ambiental.

O Diretor


Rubiélson Medeiros tem 30 anos e é formado em Produção Audiovisual pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduando em especialização em Educação Ambiental pelo Senac. Iniciou a carreira artística aos oito anos de idade nos pequenos cantores do La Salle, onde estudou canto e dança por cinco anos. Como integrante do coral da escola, apresentou-se ao lado de diversos artistas nacionais e internacionais, em shows no Brasil e exterior (Estados Unidos, México, Uruguai e Argentina).

Nascido em Canoas, no bairro Mathias Velho, começou a realizar trabalho voluntário aos 18 anos e transformou sua história num projeto social. Criou o Grupo Canta Brasil, instituição que trabalha o desenvolvimento humano de crianças e jovens por meio da dança e da música. Com 23 anos, ganhou o Prêmio em Direitos Humanos, na área de protagonismo juvenil, reconhecido pela da UNESCO, Fundação Maurício Sirotisky Sobrinho e Assembleia Legislativa do Estado do RS. Fez intercâmbios sociais em Coimbra, Portugal, onde esteve presente no encontro de jovens líderes de ONGs com a associação Sol Joven, que reuniu Brasil, México, Finlândia, peru e Portugal com objetivo de trocar de experiências e fortalecer a liderança juvenil no terceiro setor. Participou por três anos de projeto social do grupo cultura Afroreggae.

Nos últimos 12 anos, o jovem captou e investiu mais de dois milhões de reais em educação, cultura e apoio a formação de crianças e adolescentes. No segmento corporativo, foi coordenador de projetos sociais do Instituto Wallmart e da Hershey´s. Atualmente, desenvolve ações com a Natura Cosméticos, Fundação Itaú Social, Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e RBS TV. Paralelo ao projeto do filme, está gravando o seu primeiro programa de televisão, além de ser MC do quarteto musical da Mathias Velho.



Marca & Produtos

Inspirados pela vida de Dona Emília e com objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de adotar o consumo consciente no nosso dia a dia, foi criada por Rubiélson Medeiros e o ilustrador Maurício Marques a marca Dona Emília Sustentável. O conceito criativo das capas dos DVDs do filme é assinado por Tiemi Kinashi. A designer elaborou a peça a partir dos elementos que fazem parte da trajetória de Dona Emília: o papelão (recolhido e vendido por Dona Emília), a linha, o tecido (retalhos de doações), o botão (doações), entre outros.


CONTATO:

Daniele Sallaberry
Coordenadora de Comunicação
Filme Dona Emília Sustentável
Grupo Sócio-cultural Canta Brasil
(51) 9903 3997

Nenhum comentário :

Postar um comentário