sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cinema e Música na Sala P.F. Gastal

A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza na terça-feira, 17 de maio, as últimas sessões da mostra dedicada ao diretor Sidney Lumet, exibindo os filmes 12 Homens e uma Sentença (15h), Vidas em Fuga (17h) e Rede de Intrigas (19h).

A partir de 19 de maio o cinema da Usina do Gasômetro recebe a programação 2ª Mostra Kino Beat, evento criado pelo produtor e DJ Gabriel Cevallos, também responsável pela curadoria, centrada na exibição de conteúdo audiovisual relacionado à música. Co-realizada pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, a 2ª Mostra Kino Beat inclui na programação documentários, ficção, curtas-metragens, animação, videoarte, live performances e outras derivações de formato.


Em sua primeira edição, em 2010, a mostra reuniu a maior seleção de obras audiovisuais relacionadas à música eletrônica já feita no Brasil. Para esta sua segunda edição, visando expandir a análise do cenário musical, a Kino Beat rompe com a temática da música eletrônica, abrindo espaço para as diferentes possibilidades do sempre mutante universo musical.

Entre os destaques da programação, a pré-estreia do documentário Nas Paredes da Pedra Encantada, de Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim, sobre o mítico Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol, álbum lançando em 1975 por Lula Côrtes e Zé Ramalho que é o mais raro (e caro) LP brasileiro.

A 2ª Mostra Kino Beat se estende até 22 de maio, sempre em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. A entrada é franca.


PROGRAMAÇÃO

SESSÃO CINEMIX – DESCONSTRUINDO O BALÃO VERMELHO (LE BALLON ROUGE), de Albert Lamorisse (França, 1956, 34 minutos). O clássico média-metragem francês O Balão Vermelho exibido de uma forma nunca vista. Com trilha sonora ao vivo de Rossano Snel e reinterpretação visual do VJ Leo, um olhar atual carregado de eletronismos e tecnologia tenta romper com a imagem lúdica do filme.

NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA, de Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim (Brasil, 2011, 130 minutos). Um road movie que viaja pelas lendas do mítico Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol, álbum lançando em 1975 por Lula Côrtes e Zé Ramalho. Sessão seguida de debate com o diretor Leonardo Bomfim.

ODDSAC, de Danny Perez (EUA, 2010, 54 minutos). Experimental e psicodélico, o filme é o álbum visual da banda Animal Collective. Influenciado por filmes de horror, rituais pagãos e videoarte, a obra é um reflexo da densa musicalidade do grupo americano.

BREGA S/A, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho (Brasil, 2009, 60 minutos). Gravado entre 2006 e 2009, aborda a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é muito mais do que a trilha sonora da periferia.

SUPERSTONIC SOUND: THE REBEL DREAD, de Raphael Erichsen (Inglaterra/Brasil, 2010, 48 minutos). Don Letts é um herói anônimo da música britânica. Abordando o legado da família Letts, que carrega a história do “BASS” no Reino Unido, de dub, reggae e punk ao pop dos anos 80, hip hop e dubstep. DJ e cineasta, Letts é responsável por introduzir a música jamaicana ao movimento punk.

O CANTOR DE JAZZ (THE JAZZ SINGER), de Alan Crosland (EUA, 1927, 88 minutos). O filho de um religioso cantor judeu deve desafiar o pai, a fim de perseguir seu sonho de se tornar um cantor de jazz. É considerado o primeiro filme falado da história do cinema.

THE CINEMATIC ORCHESTRA - MAN WITH A MOVIE CAMERA, de Dizga Vertov (Rússia, 1929, 68 minutos). O revolucionário filme mudo russo reinterpretado com a trilha sonora da banda The Cinematic Orchestra. O documentário que mostrou ao mundo novas formas de se fazer cinema, acompanhado de climas eletrônicos, jazz e funk.

THE PUNK ROCK MOVIE, de Don Letts (Inglaterra, 1978, 86 minutos). Registro histórico da cena punk rock que nascia em Londres. Todo filmado em Super 8, entre tantas raridades apresenta o primeiro show de Sid Vicious no Sex Pistols.

KURT MASUR: UMA AVENTURA MUSICAL (KURT MASUR - ADVENTURES IN LISTENING), de Amit Breuer (Canadá, Brasil e Alemanha, 2008, 55 minutos). Kurt Masur, um dos mais respeitados maestros de nosso tempo, desafia e ensina a próxima geração de músicos e regentes, ampliando seus limites e transformando suas perspectivas e habilidades.

SOUND?? RAHSAAN ROLAND KIRK & JOHN CAGE, de Dick Fontaine (EUA, 1967, 26 minutos). Legendas em espanhol e francês. Embora eles nunca se encontrem neste filme, estes dois iconoclastas musicais compartilham uma visão similar sobre as possibilidades ilimitadas da música.

WHAT ARE YOU LOOKING FOR? de Camila Gonzatto (Brasil, 2008, 8 minutos). Os caminhos, os passos e o tempo. Philip Glass reflete sobre a origem da música e das ideias que se transformam em cada nota de piano.

UMSHINI WAM, de Harmony Korine e Die Antiword (África do Sul/EUA, 2011, 15 minutos). Sem legendas. Grandes sonhos, grandes baseados e grandes armas. Ninja e Yo Landi vivem na periferia da civilização, atirando e fumando, nas suas cadeiras de rodas eles são verdadeiros gangstas.

KINKY GERLINKY, de Dick Jewell (Inglaterra, 2002, 101 minutos). O maior e mais luxuoso clube na história da vida noturna de Londres. Editado de forma a transmitir a experiência de uma noite inteira no clube. Estrelando Boy George, Sinéad O´Connor, Jean-Paul Gaultier, Vivienne Westwood e outras personalidades do mundo pop.

A LIBERDADE É AZUL (TROIS COULEURS: BLEU), de Krzysztof Kieslowski (França, 1993, 100 minutos). Uma mulher, única sobrevivente de uma tragédia, vê-se na situação de ter que lidar com as perdas e seguir sua vida. Uma composição para coro e orquestra inacabada que havia sido encomendada ao seu esposo, um famoso compositor, une seu passado e presente, trazendo revelações em sua vida.

DJ DAVID SAMPLE, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho (Brasil, 2009, 13 minutos). O pai dele era pedreiro, ele ia ser pedreiro também, mas comprou um PC usado e virou o DJ David Sample.

I LOVE TO SINGA (OWL JOHNSON), de Tex Avery (EUA, 1936, 8 minutos). Um rigoroso professor de piano clássico é amaldiçoado com um filho que adora cantar, mas só jazz. Uma paródia do clássico O Cantor de Jazz.

VAI DE ÓPERA, VELHINHO? (WHAT'S OPERA, DOC?), de Chuck Jones (EUA, 1956, 6 minutos). Em ritmo de ópera, Hortelino trava mais uma caça ao traquina coelho Pernalonga. Uma paródia das óperas de Richard Wagner, especialmente o ciclo o Anel dos Nibelungos e Tannhäuser.

PROFISSÃO: MÚSICO, de Daniel Vargas (Brasil, 2010, 45 minutos).
Produzido pelo Projeto CCOMA e pelo cineasta colombiano Daniel Vargas, o documentário Profissão: Músico mostra as mudanças que ocorreram nesta atividade após a revolução causada pelo MP3 e pelo download gratuito.



GRADE DE HORÁRIOS


Semana de 17 a 22 de maio de 2011
Terça-feira (17 de maio)

Mostra Sidney Lumet
15:00 – 12 Homens e uma Sentença
17:00 – Vidas em Fuga
19:00 – Rede de Intrigas

Quarta-feira (18 de maio)

Não haverá sessões em função dos ensaios
da Mostra Kino Beat

Quinta-feira (19 de maio)

2ª Mostra Kino Beat

15:00 – DJ David Sample + Brega S/A
17:00 – Superstonic Sound: The Rebel Dread + Profissão de Músico
19:00 – Nas Paredes da Pedra Encantada (sessão seguida de debate com o diretor Leonardo Bomfim)

Sexta-feira (20 de maio)

14:00 – Usina da Educação (sessão fechada para alunos da rede municipal)

2ª Mostra Kino Beat
15:00 – What are You Looking For? + Sound?? Rahsaan Roland Kirk & John Cage + Umshini Wam
17:00 – The Cinematic Orchestra - Man With a Movie Camera
19:00 – Sessão Cinemix: Desconstruindo O Balão Vermelho.

Performance ao vivo

Sábado (21 de maio)

2ª Mostra Kino Beat

15:00 – Kurt Masur: Uma Aventura Musical + Vai de Ópera, Velhinho?
17:00 – ODDSAC
19:00 – The Punk Rock Movie

Domingo (22 de maio)

2ª Mostra Kino Beat

15:00 – Love to Singa (Owl Johnson) + O Cantor de Jazz

17:00 – A Liberdade é Azul
19:00 – Kinky Gerlinky

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