quinta-feira, 17 de março de 2011

SALA P. F. GASTAL REALIZA SESSÕES GRATUITAS DA SÉRIE DE DOCUMENTÁRIOS ZEITGEIST



A Sala P. F. Gastal realiza neste final de semana exibições da trilogia de documentários de tema ecológico Zeitgeist, cujo último capítulo, Zeitgeist: Moving Forward, em sessão especial em janeiro último, havia atraído mais de uma centena de espectadores ao cinema da Usina do Gasômetro. Além de dar novas chances a este último capítulo, as duas primeiras partes da trilogia poderão ser conferidas pelo público no sábado e domingo (19 e 20 de março) em sessões com entrada franca.


Future by Design (2006), de William Gazecki
Documentário que apresenta a vida e a visão de longo prazo de Jacque Fresco, considerado por muitos como um moderno Da Vinci. Comparado a Einstein e Buckminster Fuller, Jacque é um futurista autodidata que se descreve como um generalista – um estudante de muitos campos inter-relacionados. Ele é um inventor prolífico, tendo passado toda a sua vida trabalhando em invenções com a utilização de tecnologias inovadoras. Como um futurista, Jacque não é só um teórico, mas também um engenheiro e designer.

Zeitgeist: Moving Forward (2011), de Peter Joseph
O filme dá continuidade a um longo trabalho documental que se propõe a apresentar um caminho para a necessária transição do atual paradigma socioeconômico monetário que rege a sociedade no mundo inteiro. Este tema transcenderá questões de relativismo cultural e ideologias tradicionais e passará a estabelecer, como objetivo central, o redesenho de uma empírica vida na Terra em nome da sobrevivência humana e social. Ao invés de continuar desafiando as imutáveis leis naturais, o objetivo é criar um novo paradigma de sustentabilidade social denominado “economia baseada em recursos”. O filme traz depoimentos de especialistas nas áreas da saúde pública, antropologia, neurobiologia, economia, energia, tecnologia, ciências sociais e outros temas relevantes que dizem respeito às áreas socioculturais. Os três temas centrais do documentário são Comportamento Humano, Economia Monetária e Ciências Aplicadas. Juntando estes temas, o documentário cria um modelo de compreensão do atual paradigma social; o porquê de ser fundamental sair dele – junto com uma abordagem social nova e radical, porém prática, baseada em conhecimentos avançados que resolveriam os atuais problemas sociais enfrentados pelo mundo contemporâneo.

Zeitgeist: Addendum (2008), de Peter Joseph
Documentário que discute o Sistema do Banco Central americano, a CIA, o mundo corporativo, governo e outras instituições financeiras, e até a igreja, concluindo que elas são todas instituições corruptas prejudiciais à humanidade e com grande urgência de substituição. O filme tenta localizar as causas desta corrupção generalizada social, oferecendo uma solução, o "Projeto Vênus". Em sua conclusão, o filme salienta a necessidade de reconhecer sistemicamente as idéias de emergência e simbiose da natureza, descrevendo os passos concretos que podem ser tomados para enfraquecer o sistema monetário.


GRADE DE HORÁRIOS

Sábado (19 de março)
15h - Zeitgeist: Addendum (2008), de Peter Joseph (2h03min)
17h15 - Future by Design (2006), de William Gazecki (1h26min)
19h - Zeitgeist: Moving Forward (2011), de Peter Joseph (2h40min)


Domingo (20 de março)
15h - Future by Design (2006), de William Gazecki (1h26min)
16h45 - Zeitgeist: Moving Forward (2011), de Peter Joseph (2h40min)
19h30 - Zeitgeist: Addendum (2008), de Peter Joseph (2h03min)

Nenhum comentário :

Postar um comentário