sexta-feira, 26 de março de 2010

Vampiras são a atração na 2ª semana da Mostra Gosto de Sangue

A Sala P. F. Gastal dá seguimento na próxima semana à mostra Gosto de Sangue –Vampiros no Cinema. Depois de exibir em sua primeira semana o módulo Os Pioneiros e o Período Hammer, na semana de 30 de março a 4 de abril é a vez do módulo As Vampiras, exibindo diferentes versões protagonizadas por algumas das mais sedutoras sugadoras de sangue da história do cinema.

Entre os destaques da programação, a exibição da nova cópia em 35mm do cult dos anos 80 Fome de Viver, estrelado por Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon; a divertida produção brasileira As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso; além da célebre Trilogia Karnstein, sangrenta e sensual série de filmes da produtora inglesa Hammer sobre o livro Carmilla, de Sheridan LeFanu.

Na semana de 6 a 12 de abril, o último módulo da mostra Gosto de Sangue –Vampiros no Cinema irá mostrar as variações sobre o tema, como as versões humorísticas e as releituras contemporâneas.

PROGRAMAÇÃO SEGUNDO MÓDULO
AS VAMPIRAS


Fome de Viver (The Hunger), de Tony Scott (Inglaterra, 1983, 97 minutos)

A elegante vampira Miriam Blaylock (Catherine Deneuve), após perder seu parceiro (David Bowie), envolve-se com uma sensual médica (Susan Sarandon). Filme de culto dos anos 80, que surpreendeu o público com as cenas de lesbianismo entre Deneuve e Sarandon. Exibição em 35mm.

Carmilla, a Vampira de Karnstein (The Vampire Lovers), de Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970, 90 minutos)


Militar hospeda em sua casa a jovem Carmilla, filha de uma misteriosa condessa. Em pouco tempo, irá descobrir que sua hóspede é a reencarnação de uma terrível vampira. Primeiro filme da Trilogia Karnstein, inspirada na obra de Sheridan LeFanu. Exibição em DVD.

Luxúria de Vampiros (Lust for a Vampire) de Jimmy Sangster (Inglaterra, 1971, 95 minutos)

Após reencarnar no corpo de uma linda jovem durante um ritual de magia negra, Carmila Karnstein dá início a uma sequência de depravações em uma escola para moças. Segundo filme da Trilogia Karnstein, inspirada na obra de Sheridan LeFanu. Exibição em DVD.

As Filhas de Drácula (Twins of Evil) de John Hough (Inglaterra, 1971, 83 minutos)


As gêmeas órfãs Maria e Frieda vão viver sob a tutela de seu tio Gustav e terminam se envolvendo com o sedutor Conde Karnstein e a misteriosa Condessa Mircalla. Último filme da Trilogia Karnstein, inspirada na obra de Sheridan LeFanu. O diretor John Hough é autor do clássico A Casa da Noite Eterna (1973), um dos mais apavorantes filmes da história do cinema.

A Condessa Drácula (Countess Dracula) de Peter Sasdy (Inglaterra, 1971, 93 minutos)

Versão dos estúdios Hammer da história da Condessa Erzsébet Báthory (1560-1614), a nobre húngara que tinha o hábito de se banhar em sangue de garotas virgens para manter sua juventude.

Escravas do Desejo (Les Lèvres Rouges), de Harry Kümel (Bélgica/França/Alemanha, 1971, 100 minutos)
Atualização da história da Condessa Báthory, aqui interpretada por Delphine Seyrig, pelo mesmo diretor de Malpertuis, o belga Harry Kümel. Lesbianismo, cenários e figurinos requintados e a hipnótica presença de Seyrig fazem deste um dos melhores títulos sobre vampirismo já realizados.

As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (Brasil, 1986, 86 minutos)


Na década de 50, um cientista importa uma planta carnívora da África. Logo a seguir, uma série de crimes inexplicáveis, em que as vítimas ficam totalmente sem sangue, começa a acontecer. Rara incursão do cinema brasileiro na seara vampiresca, dirigida pelo mestre do “terrir” (uma original e brasileiríssima mistura de comédia e terror) Ivan Cardoso. O elenco reúne estrelas da pornochanchada (Nicole Puzzi, Alvamar Taddei), ícones da chanchada (Zezé Macedo, Wilson Grey, Ivon Cury) e celebridades dos anos 80 (Neuzinha Brizola, Miquinhos Amestrados, Daniele Daumeri).

Semana de 30 de março a 4 de abril de 2010
As Vampiras


30 de março (terça-feira)
15:00 – Carmilla, a Vampira de Karnstein, de Roy Ward Baker (1970)
15:00 – Luxúria de Vampiros, de Jimmy Sangster (1971)
19:00 – As Filhas de Drácula, de John Hough (1971)

31 de março (quarta-feira)
15:00 – Escravas do Desejo, de Harry Kümel (1971)
17:00 – A Condessa Drácula, de Peter Sasdy (1971)
19:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)

1º de abril (quinta-feira)
15:00 – As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (1986)
17:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)
19:00 – Escravas do Desejo, de Harry Kümel (1971)

2 de abril (sexta-feira)
15:00 – A Condessa Drácula, de Peter Sasdy (1971)
17:00 – As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (1986)
19:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)

3 de abril (sábado)
15:00 – Carmilla, a Vampira de Karnstein, de Roy Ward Baker (1970)
15:00 – Luxúria de Vampiros, de Jimmy Sangster (1971)
19:00 – As Filhas de Drácula, de John Hough (1971)

4 de abril (domingo)
15:00 – Escravas do Desejo, de Harry Kümel (1971)
17:00 – Fome de Viver, de Tony Scott (1983)
19:00 – As Sete Vampiras, de Ivan Cardoso (1986)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Vampiro Argentino no Raros


Em tempos de Oscar para O Segredo dos Seus Olhos, o projeto Raros da Sala P. F. Gastal nesta semana mostra que em nosso país vizinho nem tudo se resume ao “cinema de qualidade” do diretor Juan José Campanella. Inserida na programação da Mostra Gosto de Sangue –Vampiros na Cinema, o Raros apresenta nesta sexta-feira, 26 de março, às 19h, um exótico filme argentino de vampiros, Sangue de Virgens, realizado no final da década de 60 pelo diretor Emílio Vieyra.

A trama de Sangue de Virgens tem início com o ataque de um vampiro à bela Ofélia, justamente no dia de seu casamento. O sonho de transformar-se numa feliz dona de casa vai por água abaixo, já que o ataque do vampiro irá transformá-la também numa criatura sedenta de sangue. Um século depois, um grupo de jovens a caminho de Bariloche em busca de diversão procura abrigo justamente na casa de Ofélia, ainda bela e cada vez mais sedenta pelo sangue de rapazes e moças atraentes.

Depois de permanecer durante anos fora de circulação, Sangue de Virgens foi redescoberto pelos fãs do gênero graças a seu lançamento em DVD, tornando-se um imediato objeto de culto entre aqueles cinéfilos atraídos por produções bizarras.

Sangue de Virgens será exibido numa cópia em DVD, com diálogos em espanhol, sem legendas em português. A sessão será comentada pelo jornalista Thomaz Albornoz.

Sangue de Virgens (Sangre de Vírgenes), de Emílio Vieyra. (Argentina, 1967, 72 minutos). Com Ricardo Bauleo, Susana Beltrán e Gloria Pratt. Colorido, exibição em DVD.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cinema na Galeria Iberê Camargo

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre inaugura no próximo dia 25 de março, às 19h, a exposição Cinema na Galeria, na Galeria Iberê Camargo (Usina do Gasômetro – térreo). A exposição, que tem o apoio da PUCRS, reúne quatro trabalhos de jovens diretores que exploram as diferentes possibilidades narrativas do cinema de forma pouco convencional: Avaca, de Gustavo Rosa de Moura; Início do Fim, de Gustavo Spolidoro; Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto; e Sobre um Dia Qualquer, de Leonardo Remor.

Ao optarem pela investigação de linguagem, os quatro curta-metragens selecionados para a exposição acabam dialogando diretamente com a videoarte, embora tenham sido originalmente concebidos como trabalhos de cinema. Esta migração – que tem dado origem a diferentes termos, como “cinema expandido”, “transcinema” ou “cinema de exposição” – é alvo de uma quantidade cada vez maior de estudos críticos e exposições em todo o mundo e vem sendo vista como a principal novidade artística na área do audiovisual em anos recentes.

Os filmes serão projetados alternadamente em duas paredes da Galeria Iberê Camargo, possibilitando ao público uma percepção distinta daquela experimentada pelos espectadores que venham a assistí-los numa sala de cinema tradicional.

SINOPSES DOS FILMES

Avaca, de Gustavo Rosa de Moura (Brasil, 2009, 12 minutos)

Em um matadouro do interior do Brasil, dois homens habilidosos “constroem” uma vaca. Curta-metragem assinado pelo diretor do documentário Cildo, exibido no último Festival de Gramado. Selecionado para o Festival de Rotterdam e para o Festival de Clermont-Ferrand, Avaca será exibido pela primeira vez em Porto Alegre.

Início do Fim, de Gustavo Spolidoro (Brasil, 2005, 6 minutos)

Sozinho em um prédio decadente, um homem vê o mundo à sua volta desmoronar. Curta-metragem premiado em diversos festivais, do diretor de Ainda Orangotangos.




Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto (Brasil, 2009, 13 minutos)

Um homem usando uma máscara de gás perambula por uma cidade cinzenta e vazia. Filme realizado como trabalho de conclusão do curso de cinema da PUCRS pela dupla de jovens diretores Bruno Carboni e Davi Pretto. Selecionado para o 20° Festival Internacional de Estocolmo e menção honrosa no Prêmio Revelação no 20° Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo.


Sobre um Dia Qualquer, de Leonardo Remor (Brasil, 2008, 16 minutos)

Uma operária rompe com seu cotidiano opressivo numa fábrica. Filme realizado por aluno do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos.




A exposição Cinema na Galeria pode ser visitada até o dia 25 de abril, de terças a domingos, das 9h às 21h. A entrada é franca.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Vampiros Invadem a Sala P.F. Gastal

Após preparar o espírito de seus espectadores com as duas exibições do inédito filme coreano sobre o padre vampiro Sede de Sangue, de Park Chan-wook, no 6º Festival de Verão, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) inaugura no próximo sábado, dia 20 de março, às 19h, a mostra Gosto de Sangue – Vampiros no Cinema, reunindo uma série de filmes marcantes, realizados em diferentes épocas. Novamente em evidência com o sucesso dos filmes da série Crepúsculo e do seriado True Blood, exibido pelo canal HBO, os vampiros tem uma larga tradição no cinema, que remonta às primeiras décadas do século XX.

A presente mostra, que irá se estender ao longo de três semanas, está dividida em três módulos. No primeiro deles, de 20 a 28 de março, Os Pioneiros e o Período Hammer, reúne os primeiros clássicos do gênero, como o Nosferatu de Murnau, de 1922, e a célebre versão de Tod Browning estrelada por Bela Lugosi, além de alguns dos mais marcantes títulos da série realizada pela produtora inglesa Hammer, com Christopher Lee no elenco. Na semana de 30 de março a 4 de abril, o módulo Vampiras irá apresentar diferentes versões protagonizadas por algumas das mais sedutoras sugadoras de sangue da história do cinema. Finalmente, no período de 6 a 11 de abril, o módulo Variações abre espaço para obras que subvertem os padrões clássicos do gênero (estes dois últimos módulos serão divulgados separadamente).

No sábado, dia 20, às 19h, acontece o coquetel de abertura da mostra (regado a sangria), seguido de uma maratona de três filmes (sendo um deles uma atração surpresa), programação esta que está inserida no evento 24 Horas de Cultura, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura como uma das atividades da Semana de Porto Alegre.

Apoio Dark Side.


PROGRAMAÇÃO PRIMEIRO MÓDULO

Os Pioneiros e o Período Hammer (20 a 28 de março)


Nosferatu, o Vampiro (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens), de F. W. Murnau (Alemanha, 1922, 110 minutos)


A pioneira adaptação do romance de Bram Stoker realizada por Murnau entrou para a história como um dos grandes momentos do cinema expressionista alemão. O ator Max Schreck tem uma atuação antológica no papel título. Exibição em DVD.


Drácula, de Tod Browning (EUA, 1931, 75 minutos)


O clássico da série de filmes de horror realizada pela produtora Universal na década de 30, em filme que consagrou o ator Bela Lugosi, para muitos ainda hoje o melhor Drácula de todos os tempos. Exibição em DVD.


O Vampiro (Vampyr – Der Traum des Allan Grey), de Carl Theodor Dreyer (França/Alemanha, 1932, 83 minutos)


Obra-prima do diretor dinamarquês Carl Dreyer, sobre vampira que aterroriza os habitantes de um pequeno vilarejo. Exibição em DVD.


O Circo dos Vampiros (Vampire Circus), de Robert Young (Inglaterra, 1972, 83 minutos)


Um circo chega a um pequeno vilarejo. O objetivo de seu exótico elenco de artistas é raptar as crianças do local para drenar seu sangue. Uma das últimas e mais originais investidas da produtora Hammer no gênero. Exibição em DVD.


Drácula, o Príncipe das Trevas (Dracula, Prince of Darkness), de Terence Fisher (Inglaterra, 1966, 90 minutos)


Jovens casais viajando em férias pela região dos Cárpatos contrariam os conselhos dos moradores da região, penetrando nos domínios do terrível Conde Drácula. Sequência do clássico Vampiro da Noite (Horror of Dracula, 1958), primeiro filme de vampiros da Hammer dirigido por Terence Fisher e estrelado por Christopher Lee, aqui repetindo a sua colaboração. Exibição em DVD.


O Conde Drácula (Scars of Dracula), de Roy Ward Baker (Inglaterra, 1970, 95 minutos)


O Conde Drácula (Christopher Lee) renasce das cinzas para atormentar os moradores de um pequeno vilarejo da Inglaterra. Considerado o mais violento filme da série estrelada por Christopher Lee. Exibição em DVD.


Os Ritos Satânicos de Drácula (The Satanic Rites of Dracula), de Alan Gibson (Inglaterra, 1973, 87 minutos)


Londres, 1974. O professor Van Helsing (Peter Cushing) é chamado ao Serviço de Inteligência Britânico para tentar desvendar o desaparecimento de cinco importantes oficiais do Serviço Secreto. Suas investigações o levam à mansão de um bilionário recluso, D. D. Denham (Christopher Lee), que ele descobrirá ser uma reencarnação do Conde Drácula. Exibição em DVD.


Sangue de Virgens (Sangre de Vírgenes), de Emílio Vieyra (Argentina, 1967, 72 minutos)


No dia de seu casamento, a bela Ofélia é atacada por um vampiro, transformando-se numa criatura sedenta de sangue. Rara e cultuada produção argentina realizada no final dos anos 60, em única exibição no projeto Raros. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS

Os Pioneiros e o Período Hammer (20 e 21 de março)


Sábado (20 de março)

19:00 – Coquetel de abertura
20:00 – Filme surpresa
22:00 – Drácula, o Príncipe das Trevas, de Terence Fisher (1966)
23:30 – O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)

Domingo (21 de março)

15:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)
17:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
19:00 – O Vampiro, de Carl Theodor Dreyer (1932)


Os Pioneiros e o Período Hammer (23 a 28 de março)

Terça-feira (23 de março)

15:00 – Drácula, o Príncipe das Trevas, de Terence Fisher (1966)
17:00 – O Conde Drácula, de Roy Ward Baker (1970)
19:00 – Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)

Quarta-feira (24 de março)

15:00 – O Vampiro, de Carl Theodor Dreyer (1932)
17:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
19:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)

Quinta-feira (25 de março)

15:00 – O Conde Drácula, , de Roy Ward Baker (1970)
17:00 – Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)
19:00 – O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)

Sexta-feira (26 de março)

15:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
17:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)
19:00 – Projeto Raros Especial (Sangue de Virgens, de Emilio Vieyra)

Sábado (27 de março)

15:00 – O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)
17:00 – O Conde Drácula, de Roy Ward Baker (1970)
19:00 – Os Ritos Satânicos de Drácula, de Alan Gibson (1973)

Domingo (28 de março)

15:00 – O Vampiro, de Carl Theodor Dreyer (1932)
15:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
19:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)

terça-feira, 16 de março de 2010

Ultima chance para Jodorowsky antes da chegada dos Vampiros

Depois de receber a programação do 6º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, a Sala P. F. Gastal dá uma última chance aos espectadores interessados em conhecer os delirantes filmes do diretor chileno Alejandro Jodorowsky na próxima sexta-feira, dia 19 de março (nas sessões das 15h, 17h e 19h), e no sábado, dia 20 (nas sessões das 15:00 e 17:00).
A Mostra Jodorowsky é uma realização do SESC e tem entrada franca.

No sábado à noite, integrando a programação do evento 24 Horas de Cultura, o cinema da Usina do Gasômetro dá início a Mostra Gosto de Sangue – Vamp
iros no Cinema, que irá se estender ao longo de três semanas. Na abertura da mostra, marcada para as 19h, será servido ao público um coquetel típico (regado a sangria), seguido por uma maratona de três filmes: uma atração surpresa, inédita no Brasil, e dois clássicos da lendária produtora inglesa Hammer, Drácula, o Príncipe das Trevas (de 1965, com Christopher Lee) e o Circo dos Vampiros, de Robert Young (de 1972).



Grade de Horários
19 a 21 de março de 2010

Mostra Jodorowsky

Sexta-feira (19 de março)

15:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)
17:00 – A Montanha Sagrada
19:00 – El Topo

Sábado (20 de março)

15:00 – El Topo
17:00 – A Montanha Sagrada

Mostra Gosto de Sangue – Vampiros no Cinema


Sábado (20 de março)

19:00 – Coquetel de abertura da mostra seguido de maratona com os seguintes filmes:

20:00 - Filme surpresa inédito no Brasil
22:00 – Drácula, o Príncipe das Trevas, de Terence Fisher (1965)
23:30 – O Circo dos Vampiros, de Robert Young (1972)

Domingo (21 de março)

15:00 – Nosferatu, o Vampiro, de F. W. Murnau (1922)
17:00 – Drácula, de Tod Browning (1931)
19:00 – O Vampiro, de Carl Thedor Dreyer (1932)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tela da Cidade exibe curtas na Semana de Porto Alegre





A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia em conjunto com a Coordenação da Memória Cultural da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, promovem no próximo dia 20 de março, às 20h mais uma edição do projeto Tela da Cidade.

O projeto realiza exibições ao ar livre de curtas metragens na fachada de prédios históricos, buscando a união do audiovisual contemporâneo com a memória consagrada através do patrimônio edificado.

Essa edição será realizada no Museu Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa), escolhido pela sua relevância na história da cidade.

Serão exibidos cinco filmes de curta-metragem que sinalizam os novos rumos do cinema brasileiro, em uma homenagem do cinema à memória da cidade no seu aniversário


Programação


Vida Maria , de Márcio Ramos

Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Ficha Técnica:

Direção, Computação Gráfica, Roteiro, Edição e Vozes - Márcio Ramos,
Produção - Joelma Santos
Produção Executiva - Isabela Veras (Trio Filmes)
Música "Vida Maria" - Hérlon Robson
Storyboard e Concepts - Michelangelo Almeida e Roberto Fernandez
Efeitos Sonoros - Danilo Carvalho
Mixagem de Som - Érico Paiva.
Animação, Ano 2006, Duração 9 min


Aos Pés, de Zeca Brito

Aos Pés discute a questão da arte e suas manifestações diante das estranhezas do mundo e da matéria.

Ficha Técnica:

Produção de Coletivo Inconsciente
Direção e Roteiro de Zeca Brito
Produtor Executivo: Bruno Polidoro
Elenco: Leonardo Machado e Carla Cassapo
Diretor de Fotografia: Bruno Polidoro e Pablo Escajedo
Diretor de Arte: Virginia Simone
Montagem: Frederico Ruas
Ano 2009, Duração 18 Min

A Invasão do Alegrete de Diego Muller

Brasil, Rio Grande do Sul. Duas cidades vizinhas: Alegrete e Uruguaiana. Uma rivalidade histórica. Após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote para Doutor Sérgio, único possuidor de telefone da cidade rival: Uruguaiana prepara A Invasão do Alegrete. Famoso em dar notícias ruins vindas de longe, Doutor Sérgio parte, junto com seu fiel escudeiro Paulinho, numa jornada repleta de surpresas em busca de ajuda para defender a cidade.

Ficha Técnica:

Direção: Diego Muller
Produção de GM2/Filmes
Roteirista: Davi Pires e Diego Muller
Produtor Executivo: Pablo Müller
Atores: Miguel Ramos
Atores Coadjuvantes: João França, Marcos Barreto, Nelson Diniz, Sirmar Antunes, Artur Pinto, Danny Gris, Marcos Suhre e Felipe de Paula
Atrizes Coadjuvantes: Nadya Mendes
Diretor de Fotografia: Juliano Lopes
Diretor de Arte: Eduardo Antunes
Montagem: Vicente Moreno
Música: Pirisca Grecco
Trilha Sonora Original - Compositor: Pirisca Grecco
Edição de Som: Gabriela Bervian
Ano 2009, Duração: 21 min

Palavra Roubada, de Mirela Kruel

Uma maleta roubada, uma dupla de desocupados, um velho.

Uma surpresa que revela um amor do passado e traz para o presente sentimentos esquecidos.


Ficha Técnica
CM, RS, 2009 – 18min
Direção: Mirela Kruel
Produção Executiva: Cris Reque
Direção de Produção: Felipe Diniz
Desenho de Produção: Cris Reque e Felipe Diniz
Assistente de Direção: Janaína Fischer
Direção de Fotografia: Eduardo Izquierdo
Direção de Arte: Luiz Roque
Figurino: Taís Cardoso
Produção de objetos: Valéria Verba
Produção de locação: Maria Pia Azevedo
Trilha sonora: Diego Poloni
Montagem: Bruno Carboni
Desenho de som: Leo Bracht
Créditos: Ricardo Mendes
Story board: Débora Padilha
Maquiagem: Gabriela Guimarães
Assistente de Câmera: Glauco Firpo

Elenco
Milton Mattos (Justino)
Marcelo Adams (João)
Rodrigo Fiatt (Rico)
Valéria Lima (Amália)

Ano 2009, Duração: 18 min

Subsolo, de Jaime Lerner

O que é ficar no escuro, sem saber como agir e qual direção tomar? Essa é sensação de Mônica, surpreendida por uma peça do destino que põe à prova suas vontades.

Ficha Técnica:

Diretor(es): Jaime Lerner
Roteirista(s): Jaime Lerner
Elenco: Renato Mallmann, João Guilherme Viana, José Artur Pinto, Fernanda Maurici, Carla Marins
Ano 2007, Duração 17 min

quarta-feira, 10 de março de 2010

Festival de Verão na Sala P. F. Gastal

A partir de sexta-feira, 12 de março, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) passa a integrar o circuito do 6º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, realizado pela Panda Filmes. Entre os destaques da programação, cinco clássicos do diretor francês Jean-Luc Godard e o inédito Sede de Sangue, filme sobre um padre vampiro, dirigido pelo coreano Park Chan-wook (o mesmo de Old Boy e Lady Vingança), todos apresentados em cópias em 35mm.

Outras atrações importantes são o filme brasileiro Estrada para Ythaca, grande vencedor da última Mostra de Tiradentes, o clássico do cinema mudo Sumurun (1920), de Ernst Lubitsch, estrelado pela diva Pola Negri, além de dois títulos do genial diretor português João César Monteiro, A Comédia de Deus e As Bodas de Deus.

GRADE DE HORÁRIOS

12 a 18 de março de 2009

Sexta-feira (12 de março)

15:00 – Alphaville (35mm)
17:00 – Caderno de Notas Sobre Roupas e Cidades (16mm)
19:00 – Os Dispensáveis (DVD)

Sábado (13 de março)

15:00 – O Demônio das Onze Horas (35mm)
17:00 – Tokyo Ga (16mm)
19:00 – Estrada para Ythaca (DVD)

Domingo (14 de março)

15:00 – Uma Mulher é uma Mulher (35mm)
17:00 – Os Dispensáveis (DVD)
19:00 – Sede de Sangue (35mm)

Terça-feira (16 de março)

15:00 – O Pequeno Soldado (35mm)
17:00 – Nono Dia (DVD)
19:00 – A Comédia de Deus (DVD)

Quarta-feira (17 de março)

15:00 – O Desprezo (35mm)
17:00 – Meu Melhor Inimigo (16mm)
19:00 – Sede de Sangue (35mm)

Quinta-feira (18 de março)

15:00 – Sumurun (DVD)
17:00 – Férias (DVD)
19:00 – As Bodas de Deus (DVD)

FILMES PROGRAMADOS

Os Dispensáveis

Drama, Alemanha, 2009, 100 minutos
Direção: Andreas Arnstedt
Elenco: Andrè Hennicke, Steffi Kühnert e Mathieu Carrière
Roteiro: Andreas Arnstedt
Fotografia: Patricia Lewandowska
Montagem: Sylvan Contandin
Distribuição: Sem distribuidora

Uma criança de 11 anos é criada em uma família de classe média baixa. A mãe, alcoólatra, tem que ser internada para desintoxicação, e o pai se suicida dentro de casa. O menino tenta encobrir a morte do pai escondendo o corpo por duas semanas, com medo de ser enviado a um orfanato. Podendo agir em liberdade, ele começa a desenvolver traços de personalidade que odiava em seu pai.

Estrada para Ythaca
Drama, Brasil, 2010, 70 minutos
Direção, roteiro, produção, fotografia, som e montagem:
Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti
Elenco: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti, Rodrigo Capistrano, Uirá dos Reis e Ythallo Rodrigues


"Mantenha sempre Ythaca em sua mente. / Chegar lá é sua meta final, / Mas não tenha pressa na viagem. / Melhor que dure vários anos; / E ancore na ilha quando você estiver velho, / com todas as riquezas que você tiver adquirido no caminho, / sem esperar que Ythaca irá enriquecê-lo. / Ythaca terá lhe dado a linda viagem. / Sem ela você nunca teria partido, / E ela não poderia dar-lhe mais... / Tão sábio que serás, com todo conhecimento, / Já terás entendido o / que significa Ythaca."

Konstantínos Kaváfis

Sede de Sangue

Terror, Coréia do Sul, 2009, 133 minutos
Direção: Park Chan-wook
Elenco: Song Kang-ho, Kim Ok-vin, Shin Ha-kyun e Kim Hae-sook
Roteiro: Park Chan-Wook e Chung Seo-Kyung
Fotografia: Chung Chung-Hoon
Montagem: Kim Sang-Bum e Kim Jae-Bum
Distribuição: Paris Filmes


Sang-Hyun, um padre que acredita que a vida é preciosa, torna-se voluntário de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas para ajudar a salvar vidas a partir de um vírus mortal. Mas, durante o experimento, ele é infectado com o vírus e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue desconhecido, milagrosamente, volta à vida, mas o sangue o transforma em um vampiro.

Caderno de Notas Sobre Roupas e Cidades (Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten)

1989, 79 minutos
Direção: Wim Wenders
Elenco: Wim Wenders e Yohji Yamamoto

Wim Wenders fala com o designer de moda Yohji Yamamoto sobre os processos criativos e reflete sobre a relação entre cidades, identidade e o cinema na era digital.

Férias (Ferien)
2007, 91 minutos
Direção: Von Thomas Arslan
Elenco: Angela Winkler, Karoline Eichhorn, Uwe Bohm, Gudrun Ritter, Anja Schneider e Wigand Witting


No verão, em uma casa de campo afastada na região de Uckermack, que fica ao norte de Berlim, uma foto de família se despedaça. A mãe está farta da vida solitária no interior, o casamento da filha está à beira do fim, o filho adolescente tem a primeira briga com a namorada e a avó adoece gravemente e morre. No meio disso, acontecimentos dramáticos acabam se infiltrando furtivamente.

Meu Melhor Inimigo (Mein liebster Feind - Klaus Kinski)
1999, 95 minutos
Direção: Werner Herzog
Elenco: Werner Herzog, Klaus Kinski e Mick Jagger

Filme sobre a tempestuosa e também lendária relação de trabalho entre dois mitos do cinema, Werner Herzog e Klaus Kinski, e seus planos independentes e simultâneos de matar um ao outro.

O Nono Dia (Der Neunte Tag)
2004, 97 minutos
Direção: Volker Schlöndorff

Elenco: Ulrich Matthes, August Diehl, Hilmar Thate, Bibiana Beglau, Germain Wagner e Jean-Paul Raths

Em fevereiro de 1942 o padre Henri Kremer recebe nove dias de liberdade do campo de concentração. Gebhardt, oficial da Gestapo, coloca-o frente à decisão entre vida e morte: Kreme deve convencer a sua igreja a colaborar com os nazistas. De outra forma, não somente ele como também sua família e confrades presos estariam ameaçados de morte. Baseado em trechos do diário do religioso Jean Bernard.

Sumurun
1921, 103 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Elenco: Ernst Lubitsch, Pola Negri, Paul Wegener e Jenny Hasselqvist


Uma magnífica fantasia inspirada no conto de fadas das “Mil e Uma Noites”, na qual a bailarina de um espetáculo ambulante provoca uma crise de ciúmes entre um rico xeique e seu sedutor filho. A iniciadora das intrigas é Sumurun, a favorita do sultão, que pretende escapar de seu poder.

Tokyo-Ga
1985, 92 minutos
Direção: Wim Wenders
Elenco: Chishu Ryu, Werner Herzog e Yuuharu Atsuta
Documentário que o cineasta alemão Wim Wenders explora o mundo do diretor japonês Yasujiro Ozu.

As Bodas de Deus
1999, 150 minutos
Diretor: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Rita Durão e Joana Azevedo

Tudo parece perdido. É então que num velho parque solitário e gelado, duas sombras se encontram: a de Deus e a de um Enviado de Deus. Um mendigo recebe dele uma mala cheia de dinheiro. Uma jovem está prestes a afogar-se. João a salva e a leva para um convento de freiras. Após ficar rico com o dinheiro da mala, começa a empregar seus esforços em ajudar ao convento e na jovem salva por ele.

A Comédia de Deus
1995, 165 minutos
Diretor: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Cláudia de Freitas e Manuela de Freitas


Os dias do senhor João de Deus decorrem sem grandes sobressaltos, divididos entre o seu trabalho no “Paraíso de Gelado" e sua casa. No primeiro, desempenha as funções de encarregado e de inventor do famoso sorvete "Paraíso", especialidade da casa. Já no segundo, paralelamente aos trabalhos domésticos, ocupa suas horas solitárias de ócio colecionando pelos pubianos femininos num precioso álbum, que chama "Livro dos Pensamentos".


MOSTRA GODARD

Alphaville (Alphaville)
Drama, França/Reino Unido, 1965, 95 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina e Eddie Constantine


Lemmy Caution é uma espécie de espião americano que chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. Durante sua missão, apaixona-se pela filha de um cientista maquiavélico.

O Demônio das Onze Horas (Pierrot le Fou)
Drama, França / Itália, 1965, 110 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina e Jean-Paul Belmondo

Casado com uma italiana, e entediado com sua vida na alta sociedade, o professor espanhol Ferdinand foge em direção ao Sul com Marianne, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixam um rastro de roubos por onde passam.

O Desprezo (Le Mépris)
Drama, França, 1963, 100 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Fritz Lang e Giorgia Moll


Camille ama seu marido Paul, escritor que mora em Roma. Jérémy Prokosch, produtor americano, pede a Paul que reescreva o roteiro de seu filme, que terá direção de Fritz Lang. De repente, Camille percebe que não ama mais o marido, ou mais exatamente, que ela o despreza...

O Pequeno Soldado (Le Petit Soldat)

Drama, França, 1963, 93 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Michel Subor e Anna Karina

Durante a guerra da Argélia. Bruno Forestier é desertor, está refugiado em Genebra e se apaixona por Verônica Dreyer. Então, ele recebe a incumbência de eliminar um jornalista político da rádio suíça. Fracassada a missão, Bruno é preso e torturado pelo FLN. Consegue escapar e volta para Verônica, que está trabalhando para o FLN. Tempos depois, ela é presa e torturada até a morte pelos extremistas franceses.

Uma Mulher é Uma Mulher (Une Femme est une Femme)

Comédia, França, 1961, 85 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy e Jean-Paul Belmondo


Angela é uma stripper que deseja ter um filho com seu marido, Émile Récamier. Quando ele nega seu pedido, ela tenta engravidar de Alfred Lubtisch, um homem da noite amigo do casal. Sentindo que caiu numa armadilha, ele diz: “Angela, você é infame”. “Não”, diz ela, “eu sou uma mulher”.

Cultura Eletronica na Usina do Gasômetro


A cultura digital vai além da música, supera a imagem, rompe as fronteiras entre gêneros e suportes, gerando uma nova forma de nos aproximarmos do mundo. Pensando nisso, o Instituto Cervantes promove na Usina do Gasômetro entre os dias 11 e 14 de março o evento Cervantes Digital: Cultura Eletrônica no Sul do Brasil. Trata-se de um festival dirigido às pessoas vinculadas à cultura eletrônica e digital, mas também capaz de atrair a quem ainda não se interessou por ela. Até domingo, dia 14 de março, o Cervantes Digital oferecerá ao público interessado uma mostra de trabalhos de videoarte, oficinas e apresentações de DJs (confira abaixo a programação completa). A entrada é franca.
O Instituto Cervantes pretende transformar este evento (que acontece simultaneamente em Florianópolis) numa atividade anual, com a intenção de promover a reflexão, a criação e a comunicação digital em suas futuras edições.

Atrações Internacionais

NO-DOMAIN

No-Domain é um estúdio audiovisual localizado em Barcelona, fundado em 2002 pelo artísta venezuelano Joaquín Urbina, junto a outros designers gráficos como Wyzton Borrero. Desde o início conquistaram reconhecimento e notoriedade internacional pela criatividade e versatilidade em trabalhar com diversas técnicas como ilustração, animação gráfica, 3D e stop motion, misturando técnicas high-tech e low-tech. Seus trabalhos incluem premiados filmes de publicidade para clientes como Adidas, MTV, Virgin, Seat, videoclipes para músicos como Daedelus, DJ Krush e Yoda e performances audiovisuais para festivais como o Sónar de Barcelona desde 2004.

SILVER CITY
Silver City é o duo formado por Julian Sanza e Fernando Pulichino. Começaram sua careira em 1999 no grupo Ciudad Feliz em Mar del Plata, Argentina. Em 2002 emigraram para a Inglaterra e formaram o projeto 20:20 Soundsystem junto com Ralph Lawson, dono do conceituado selo 20:20 Vision, com quem têm se apresentado nos melhores festivais ao redor do mundo e recebido grandes elogios da imprensa internacional. Julian toca teclados e programação, enquanto Fernando se apresenta tocando baixo e também atuando como DJ. A sonoridade da dupla é melódica e harmoniosa, executando uma mistura de jazz, house e disco music.

PROGRAMAÇÃO


Quinta-feira (11 de março)
19:00 - 19:30 Abertura / Apresentação (Sala P. F. Gastal)
19:30 - 20:30 Filmes / programa de videoarte (Sala P. F. Gastal)

Sexta-feira (12 de março)
18:00 - 20:00 Festa com DJ Lucio Kahara & convidados (térreo da Usina do Gasômetro)

Sábado (13 de março)
12:30 - 14:00 Workshop No-Domain (Sala P. F. Gastal)
19:00 - 20:00 Show Performance Audiovisual: No-Domain (4º andar da Usina do Gasómetro))

Domingo (14 de março)
12:30 - 14:00 Workshop: Silver City (Sala P. F. Gastal)
17:00 - Show / Performance Musical : Silver City, com abertura de Lucio Kahara & Gabriel Cevallos (4º andar da Usina do Gasómetro)

USINA DO GASÔMETRO
Av. Presidente João Goulart, 551
Fone: (51) 3289-8137

INSTITUTO CERVANTES DE PORTO ALEGRE
Rua João Caetano, 285 - Três Figueiras
Fone: (51) 3330-9452

Informações:

cervantesdigital2010@gmail.com

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sala P. F. Gastal segue exibindo filmes de Jodorowsky e documentário sobre Crítica

A Sala P. F. Gastal segue exibindo até quinta-feira, 11 de março, a mostra de filmes do cultuado cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. Promovida pelo SESC, a Mostra Jodorowsky exibe os quatro primeiros trabalhos desse visionário artista, há muitos anos radicado na França: o curta-metragem A Gravata (1957) e os longas Fando e Lis (1968), El Topo (1970) e A Montanha Sagrada (1973). Com sessões nos horários das 15:00 e 19:00, a mostra tem entrada franca.

Já na sessão das 17:00 permanece em cartaz o excelente documentário brasileiro Crítico, de Kleber Mendonça Filho. Ingressos a R$ 3,00 e R$ 6,00.

A partir de sexta-feira, 12 de março, a Sala P. F. Gastal integra-se ao circuito exibidor do 6° Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, cuja programação será divulgada posteriormente.


Grade de Horários
Semana de 9 a 14 de março de 2010


Terça-feira (9 de março)

15:00 – A Montanha Sagrada
17:00 – Crítico
19:00 – El Topo

Quarta-feira (10 de março)

15:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)
17:00 – Crítico
19:00 – A Montanha Sagrada

Quinta-feira (11 de março)

15:00 – El Topo
17:00 – Crítico
19:00 – Fando e Lis (acompanha o curta A Gravata)


Sexta-feira (12 de março)

6° Festival de Verão do RS de Cinema Internacional

Sábado (13 de março)

6° Festival de Verão do RS de Cinema Internacional

Domingo (14 de março)

6° Festival de Verão do RS de Cinema Internacional