quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sala P F Gastal recebe Mostra de Cinema Polonês Contemporâneo

A Sala P. F. Gastal inaugura em 30 de novembro, às 19h, o Festival de Cinema Polonês 2010, realizado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.
A mostra conta com a exibição de oito filmes de longa-metragem produzidos na Polônia entre os anos de 2004 e 2009, todos inéditos no Brasil, além de uma produção de 1980, Ursinho, que é considerado um marco do cinema polonês.
Acompanhando os longas, acontecerá a exibição de 5 curta-metragens poloneses premiados em festivais de cinema internacionais.
A mostra permanece em cartaz até o dia 5 de dezembro, em três sessões diárias, e conta com o apoio da Sociedade Polônia de Porto Alegre.
Na abertura, a cônsul da Polônia em Curitiba, Sra. Dorota Barys, estará recebendo o público para um coquetel, seguido da exibição do filme O Jardim de Luiza (acompanhado pelo curta A História da Polônia em Desenho Animado). Todas as sessões têm entrada franca e os filmes serão exibidos em cópias em DVD, com legendas em português.


Sinopses dos Filmes

A Festa de Casamento (Wesele), de Wojciech Smarzowski (Polônia, 2004, 109 minutos)
Celebra-se uma festa de casamento. O pai da noiva presenteia o noivo com um carro de luxo que tinha conseguido em troca de certa quantidade de dinheiro, mais dois hectares de terra que pertencem ao patriarca da família. Mas o velho se recusa a cedê-las. Este será um dos muitos contratempos e problemas de todo tipo que surgirão nessa noite interminável… Uma comédia de tons negros, muito conhecida na Polônia: três prêmios no Festival de Cinema Polonês e seis prêmios Águia, entre eles o de melhor filme e melhor diretor em 2005. Além disso, recebeu distinções em Locarno e Karlovy Vary.


O Jardim de Luiza (Ogród Luizy), de Maciej Wojtyszko (Polônia, 2007, 105 minutos)
O que aconteceria se Léon, o profissional, se apaixonasse por Amélie de Montmartre de Paris? Luiza, uma moça sensível e solitária, e Fábio, um delinquente que vive infringindo e zombando da lei, se conhecem num hospício. Ela foi ali internada por seus pais incapazes de aceitar sua hipersensibilidade. Ele está no hospital para observação. Com o tempo suas relações convertem-se num sentimento difícil e, na opinião de muitos, praticamente condenado ao fracasso.

A Reserva (Rezerwat), de Łukasz Palkowski (Polônia, 2007, 100 minutos)
O fotógrafo Marcin Wilczyński, depois de se separar da namorada, se muda para um velho sobrado em um bairro de Varsóvia chamado Praga. O proprietário do edifício lhe pede para fazer uma série de fotos para mostrar o estado decadente da propriedade. Marcin, tirando fotos dos vizinhos e dos arredores do prédio, está descobrindo um mundo totalmente novo pelo qual começa a se fascinar. Encantado pela vizinha – uma cabeleireira sensual, Hanka B., entra na lista negra de um bandido temperamental, Rysiek, que mora com ela. Isso é apenas o começo da série de acontecimentos que mudarão a vida de Marcin, juntando-se a novos amigos... e inimigos.
O principiante Łukasz Palkowski leva os espectadores a uma viagem cinematográfica para as regiões de Varsóvia não mencionadas nos guias de turismo. A Reserva é um quente, doce-amargo conto sobre os moradores de Praga em Varsóvia – um bairro de clima específico e irrepetível.

A Pequena Moscou (Mala Moskwa), de Waldemar Krzystek (Polônia, 2008, 113 minutos)
O filme relata os abusos cometidos pelo Exército Soviético na cidade polonesa de Legnica, apelidada de A Pequena Moscou devido à presença, durante quase 50 anos (1945-1993), de uma base militar soviética, a maior da Polônia.
Viera, uma jovem russa casada com Yuri, um piloto de caça, inicia um romance clandestino com Michał, um tenente polonês. O encontro acontece em 1967, quando das cerimônias do 50° aniversário da Revolução de Outubro. A história de amor proibido se converte numa tragédia pessoal, que tem como pano de fundo uma tensa situação política, agravada pela invasão das tropas do Pacto de Varsóvia na Tchecoslováquia em 1968.

Uma Árvore Mágica (Magiczne Drzewo), de Andrzej Maleszka (Polônia, 2008, 83 minutos)
Uma forte tempestade derruba um enorme e velho carvalho – a Árvore Mágica.
As pessoas, inconscientes de seu poder, cortam a árvore e utilizam a madeira na fabricação de centenas de objetos: móveis, instrumentos e decorações de casas. Cada objeto conserva uma parte daquele extraordinário poder mágico. Um desses móveis, uma cadeira, é capaz de voar e realizar os desejos dos que nela sentam. Três crianças encontram a cadeira e assim começa sua emocionante viagem ao encontro de seus pais que saíram em busca de trabalho no estrangeiro, deixando-as sob os cuidados de sua odiada tia.

Garotas de Shopping (Galerianki), de Katarzyna Rosłaniec (Polônia, 2009, 70 minutos)
Alicia, 14 anos, entra em uma nova turma durante o curso ginasial. Sente-se muito solitária nesse novo ambiente. Um dia, uma companheira a convida para passear em um shopping, onde podem observar as vitrines durante horas, comer, ouvir música, observar gente bonita e... conhecer potenciais "patrocinadores". Graças a eles poderão conseguir todas essas novas coisas cintilantes...


General Nil (General Nil), de Ryszard Bugajski (Polônia, 2009, 120 minutos)
A história apresentada no filme de Ryszard Bugajski é uma tentativa de reconstrução dos últimos anos da vida do legendário comandante do Kedyw (Comando da Diversidade do Exército Nacional), general de brigada August Emil Fieldorf, apelidado de "Nil". O conto começa no momento da sua volta de um campo de trabalhos forçados na União Soviética, onde foi mandado depois da sua detenção em 1945 pelo NKVD e acaba com a execução da sua pena de morte numa prisão de Varsóvia no inverno de 1953. O filme é acompanhado pelas retrospecções do período da ocupação nazista e as atividades conspiradoras do General, em particular, o atentado ao carrasco de Varsóvia, o general nazista Franz Kutschera.

Quanto Pesa um Cavalo de Tróia? (Ile Wazy Kon Trojanski), de Juliusz Machulski (Polônia, 2008, 117 minutos)
Réveillon de 1999. Zosia Albrecht-Radecka é uma esposa e mãe feliz. O seu segundo casamento com Kuba é muito bom. A filha de Zosia, Florentina, de 12 anos, adora o seu padrasto. Parece que vida melhor não poderia existir. No entanto, Zosia culpa o seu destino por não ter conhecido Kuba 13 anos antes. Em uma manhã de maio de 1987, ao acordar, por algum milagre seu sonho se tornou realidade e está 13 anos mais nova, encontrando deitado ao seu lado Darek, seu primeiro marido. Florentina ainda não veio ao mundo e do outro lado da janela vemos os últimos dias da Polônia comunista. Quando Zosia percebe que isso não é um simples pesadelo, entra em ação. Primeiramente, tem que se livrar do seu marido-tirano o mais rápido possível, em segundo lugar, tem que encontrar Kuba mais cedo. Mas como Florentina ainda não existe, e Zosia a quer tanto, resta concebê-la com Darek...


Ursinho (Mis), de Stanisław Bareja (Polônia, 1980, 111 minutos)
O presidente do clube esportivo "Arco-íris", Richard Ochódzki, chamado de Ursinho, vai para Londres. Porém fica detido porque de seu passaporte foram arrancadas algumas páginas. Ochódzki suspeita de sua esposa, Irena, que queria impedir sua viagem, ou pelo menos atrasá-lo e chegar em Londres primeiro. Anos atrás o casal abriu uma conta bancária em um banco de Londres. A separação os forçou a à divisão dos bens. Só que ninguém gosta de dividir com o outro o dinheiro acumulado no exterior. O dinheiro então ficará com aquele que chegar primeiro. Ochódzki não se rende facilmente e tenta de qualquer maneira derrubar o plano da mulher, conseguindo ao mesmo tempo um novo passaporte.
O filme foi criado em uma época de quebra na história moderna da Polônia, quando de repente se verificou que era possível rir de quase tudo. Ficou então mais difícil ainda criar algo que divertisse o público. Stanisław Bareja e Stanisław Tym (autor do roteiro) inventaram então esta historinha complicada sobre Ricardo “Ursinho”, que disputa com a ex-esposa uma boa grana depositada no exterior, mas esse conto serve como pretexto para mostrar os absurdos do dia-a-dia dos anos 70/80.

Programa de Curtas

A Catedral (Katedra), de Tomek Bagiński (Polônia 2001, 7 minutos). Um homem visita uma misteriosa estrutura que parece uma catedral da Idade Média. Ao caminhar, a luz da sua lanterna ilumina pilares descobrindo rostos humanos.O filme ganhou o prêmio Siggraph em San Antonio para melhor curta de animação no ano 2002 e foi indicado ao Oscar na categoria.
A Poltrona (Fotel), de Daniel Szczechura (Polônia, 1963, 6 minutos). Uma história de luta pelo poder expressa genialmente através de simples meios gráficos.]

A Arte Caída (Sztuka Spadania), de Tomek Bagiński (Polônia, 2004, 6 minutos). Uma velha e esquecida base militar no Pacífico. Os soldados, que perderam o juízo em consequência das guerras, lá ficaram para completar a última missão com um general que se acredita um artista. Em 2006 este curta ganhou o prêmio da British Academy of Film and Television Arts Award.

Tango, de Zbigniew Rybczyński (Polônia, 1980, 8 minutos). Uma história sobre a alienação e solidão do ser humano. No mesmo espaço aparecem pessoas que vivem as suas vidas (dançam os seus tangos) sem nenhum vínculo umas com as outras. O filme ganhou o Oscar de melhor curta em 1983.

A História da Polônia em Desenho Animado (Animowana Historia Polski), de Tomek Baginski (Polônia, 2010, 8 minutos). Mais de mil anos da história da Polônia apresentados em oito minutos de animação. Um projeto educativo apresentado durante a EXPO Shanghai 2010.
Vermelho e Preto (Czerwone i Czarne), de Witold Giersz (Polônia, 1963, 7 minutos). Uma humorística história da corrida de touros com técnica de pintura livre sobre celulóide.

Cinematógrafo (Kinematograf), de Tomek Bagiński (Polônia, 2009, 12 minutos). Francis é um inventor e sua última invenção pode mudar o mundo. Contudo, ele esqueceu de um detalhe: os sonhos podem custar caro demais. Focado exclusivamente em seu trabalho, reconhece a seriedade da situação tarde demais. Melhor curta de animação em Potsdam 2009.


GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 30 de novembro a 5 de dezembro de 2010

30 de novembro (terça-feira)

19:00 – Coquetel de abertura da mostra, seguido de exibição do filme O Jardim de Luiza (acompanha A História da Polônia em Desenho Animado)

1º de dezembro (quarta-feira)
15:00 – A Festa de Casamento (acompanha o curta A Catedral)
17:00 – Ursinho (acompanha o curta Tango)
19:00 – A Reserva (acompanha o curta A Poltrona)

2 de dezembro (quinta-feira)
15:00 – Garotas de Shopping (acompanha o curta Cinematógrafo)
17:00 – O Jardim de Luiza (acompanha o curta Arte Caída)
19:00 – A Pequena Moscou (acompanha o curta A História da Polônia em Desenho Animado)

3 de dezembro (sexta-feira)
15:00 – General Nil (acompanha o curta Vermelho e Preto)
17:00 – Ursinho (acompanha o curta Tango)
19:00 – Quanto Pesa um Cavalo de Tróia?

4 de dezembro (sábado)
15:00 – A Pequena Moscou (acompanha o curta A História da Polônia em Desenho Animado)
17:00 – Lançamento dos vídeos da oficina de cinema da FASC
18:00 – Programa de Curtas
19:00 – Garotas de Shopping (acompanha o curta Cinematógrafo)

5 de dezembro (domingo)
15:00 – A Reserva (acompanha o curta A Poltrona)
17:00 – Uma Árvore Mágica
19:00 – General Nil (acompanha o curta Vermelho e Preto)

Nenhum comentário :

Postar um comentário