segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Filmes sobre Brasília em exibição no IAB

Através de uma ação conjunta entre a Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia e a Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, foi criado o projeto A Tela da Cidade, com o objetivo de associar cinema e patrimônio histórico, através da projeção de curtas-metragens nas fachadas de prédios de valor histórico da cidade .

Na 5ª edição do projeto, que acontece na próxima quinta-feira, dia 26 de agosto, às 20h30, a SMC conta com a parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil/RS, cuja sede será o local onde os filmes serão exibidos. O Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB/RS, foi construído por volta de 1855 e tombado pelo Município em 1998. Excepcionalmente, em virtude do tempo frio, na presente edição a projeção acontecerá no interior do prédio. Na ocasião, serão exibidos quatro filmes de curta-metragem, todos realizados em Brasília, em homenagem aos 50 anos de inauguração da Capital Federal, comemorados este ano: Oficina Perdiz, de Marcelo Diaz; Brasília: Contradições de uma Cidade Nova, de Joaquim Pedro de Andrade; A Lente e a Janela, de Marcius Barbieri, e Bem Vigiado, de Santiago Dellape.


Programação


Oficina Perdiz, de Marcelo Diaz (20 minutos, 2006) – Perdiz instalou sua mecânica em uma área pública da cidade de Brasília em 1969. Há alguns anos abriu o local para as artes cênicas, dividindo o espaço entre peças mecânicas e teatrais. Porém, para a prefeitura, o espaço continua irregular.

Brasília: Contradições de uma Cidade Nova, de Joaquim Pedro de Andrade (23 minutos, 1967) – Imagens de Brasília em seu sexto ano, entrevistas com diferentes habitantes e uma pergunta no ar. Criada em nome do desenvolvimento e da democratização, Brasília reproduziria as desigualdades existentes em outras regiões do país?



A Lente e a Janela, de Marcius Barbieri (12 minutos, 2005) – Uma menina ganha uma câmera de vídeo no Natal e se transforma através da lente e da janela.


Bem Vigiado, de Santiago Dellape (14 minutos, 2007) – Nas ruas da Capital Federal, Bira vigia carros, Josiane vende balinhas no sinal. Entre a frieza do concreto e a crueldade das ruas, uma redentora chama de carinho.




Data: 26 de agosto de 2010
Horário: 20h30
Local: Solar Conde de Porto Alegre – Rua Davi Canabarro esquina com Riachuelo
Exibição Gratuita

Nenhum comentário :

Postar um comentário