quinta-feira, 1 de abril de 2010

Variações sobre o Tema na última semana da Mostra de Vampiros

A Sala P. F. Gastal da Usina dá seguimento na próxima semana à mostra Gosto de Sangue –Vampiros no Cinema. Depois de exibir em suas primeiras semanas os módulos Os Pioneiros e o Período Hammer e As Vampiras, na semana de 6 a 11 de abril é a vez do módulo As Variações, exibindo diferentes títulos que abordam o mito do vampiro de forma mais livre, frequentemente apelando para o humor, e também incluindo releituras contemporâneas.

Entre os destaques da programação, a exibição do clássico A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski, estrelado por sua esposa Sharon Tate (que seria barbaramente assassinada pouco tempo depois da estreia do filme); a produção canadense Carne Branca, de Daniel Roby (inédita nos cinemas brasileiros), original atualização do tema; e o hilariante Blacula, sucesso do cinema blaxploitation, que coloca em cena um Drácula negro. Outra curiosidade é a exibição de duas produções sobre vampiros ambientadas na Usina do Gasômetro, o curta-metragem Nocturnu, de Dennison Ramalho, e o média-metragem Beijo Ardente – Overdose, de Flávia Moraes e Hélio Alvarez, vídeo que deu início, em 1984, à campanha de transformação da Usina do Gasômetro num centro cultural.

A mostra Gosto de Sangue – Vampiros no Cinema tem o apoio da Warner, da London Films, da Programadora Brasil e da MPLC – Motion Picture Licensing Corporation.

MOSTRA “GOSTO DE SANGUE – VAMPIROS NO CINEMA”
PROGRAMAÇÃO TERCEIRO MÓDULO
(VARIAÇÕES)
Blacula, de William Crain (EUA, 1972, 93 minutos)

No início dos anos 70, vampiro negro aterroriza as ruas de Los Angeles. Clássico do gênero blaxploitation, que traz o primeiro vampiro negro da história do cinema. Exibição em DVD.

Carne Branca (La Peau Blanche), de Daniel Roby (Canadá, 2004, 92 minutos)

Estudante universitário conhece garota muito branca e sua família de hábitos estranhos. Elogiada produção canadense, que reatualiza a mitologia em torno dos vampiros para refletir sobre racismo e intolerância. Exibição em DVD.

A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski (EUA, 1966, 107 minutos)

Na Transilvânia, um grupo de vampiros participa de um suntuoso baile no castelo do Conde Von Krolock. Sua festa, no entanto, será abalada pela perigosa presença de penetras indesejáveis. Clássico dirigido por Roman Polanski, que também estrela esta comédia hilariante ao lado de sua então esposa Sharon Tate. Exibição em DVD.

Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles), de Neil Jordan (EUA, 1994, 122 minutos)

Acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com 200 anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda era humano e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise). Adaptação do best seller de Anne Rice. Exibição em DVD.

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys), de Joel Schumacher (EUA, 1987, 108 minutos)

Lucy (Dianne Wiest) vai morar com Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim), seus filhos, em Santa Clara, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Logo os dois irmãos descobrem que uma gangue de motoqueiros está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Um grande sucesso dos anos 80, especialmente entre o público jovem. Exibição em DVD.


A Hora do Espanto (Fright Night), de Tom Holland (EUA, 1985, 108 minutos)

Um rapaz descobre que seu novo vizinho é um vampiro e sofre com a descrença de todos, mas encontra ajuda num ator de filmes de terror de televisão. Exibição em DVD


Quando Chega a Escuridão (Near Dark), de Kathryn Bigelow (EUA, 1987, 94 minutos)

Original e vigorosa atualização sobre o tema do vampiro, recriado com competência por Bigelow, a oscarizada diretora de Guerra ao Terror. Única exibição em DVD no projeto Raros. Acompanha o curta Quiropterofobia, de Fernando Mantelli.


Quiropterofobia, de Fernando Mantelli (Brasil, 2009, 17 minutos)

Ao cair da noite, um casal toma um táxi e ambos acabam sequestrados. Levados a um cativeiro, são aterrorizados por um psicopata adepto da dieta de sangue humano. Única exibição no projeto Raros, como complemento do longa Quando Chega a Escuridão.






Vampiros no Gasômetro


Programa formado por duas produções gaúchas, rodadas na Usina do Gasômetro, o média-metragem Beijo Ardente – Overdose, de Flávia Moraes e Hélio Alvarez, e o curta Nocturnu, de Dennison Ramalho. Exibição em DVD.

Nocturnu, de Dennison Ramalho (RS, 1998, 11 minutos)

O inferno na Terra, deuses diabólicos. Lúcifer emerge das entranhas de um navio em busca de carne humana e sangue como alimento.

Beijo Ardente – Overdose, de Flávia Moraes e Hélio Alvarez (RS, 1984, 60 minutos)

Nas ruínas da Usina do Gasômetro, esconde-se um vampiro entediado e angustiado com a vida eterna. À noite, em busca de sangue, ele sai pelas ruas de Porto Alegre atrás de vítimas inocentes.


Semana de 6 a 11 de abril de 2010

6 de abril (terça-feira)

15:00 – Carne Branca, de Daniel Roby (2004)
17:00 – Os Garotos Perdidos, de Joel Schumacher (1987)
19:00 – A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski (1966)

7 de abril (quarta-feira)

15:00 – Blacula, de William Crain (1972)
17:00 – Entrevista com o Vampiro, de Neil Jordan (1994)
19:00 – Carne Branca, de Daniel Roby (2004)

8 de abril (quinta-feira)

15:00 – Entrevista com o Vampiro, de Neil Jordan (1994)
17:00 – A Hora do Espanto, de Tom Holland (1985)
19:00 – Vampiros no Gasômetro (programa formado pelo curta Nocturnu, de Dennison Ramalho, e pelo média-metragem Beijo Ardente – Overdose, de Flávia Moraes e Hélio Alvarez

9 de abril (sexta-feira)

15:00 – Os Garotos Perdidos, de Joel Schumacher (1987)
17:00 – Blacula, de William Crain (1972)




20:00 – Projeto Raros (Quando Chega a Escuridão, de Kathryn Bigelow, acompanhado do curta Quiropterofobia, de Fernando Mantelli)








10 de abril (sábado)


9:00 às 18:00 – Curso de formação de cinema e educação com Moira Toledo (evento fechado para professores da rede pública municipal)
19:00 – Mostra Pixel Show

11 de abril (domingo)

15:00 – Mostra Pixel Show
17:00 – Mostra Pixel Show
19:00 – A Dança dos Vampiros, de Roman Polanski (1966)

Um comentário :

  1. Né que eu acertei que vocês iriam exibir a Dança dos Vampiros na ultima semana!!! Maneiro.
    Podem apostar que estarei presente nesta ultima semana. Depois disso a sala irá exibir qual pogramação?

    ResponderExcluir