sexta-feira, 9 de abril de 2010

Projeto Raros: Quando Chega a Escuridão

O projeto Raros da Sala P. F. Gastal apresenta nesta sexta-feira, 9 de abril, dentro da programação da Mostra Gosto de Sangue –Vampiros no Cinema, o elogiado filme de vampiros Quando Chega a Escuridão (Near Dark), de Kathryn Bigelow, a oscarizada diretora de Guerra ao Terror. Realizado em 1987, e até hoje inédito em DVD no mercado brasileiro, Quando Chega a Escuridão inaugura o novo horário do projeto Raros, que a pedido do público passa a ser às 20h, e não mais às 19h, como de hábito.


Quando Chega a Escuridão é uma original e enérgica atualização do tema do vampiro, dirigida com pulso firme por Bigelow, realizadora que construiu uma interessante filmografia marcada por incursões no cinema de gênero. Sem jamais mencionar a palavra “vampiro” ao longo de todo o filme, Bigelow narra o drama de um rapaz interiorano (Adrian Pasdar) que, após ser atacado por uma forasteira sedutora, começa a sentir necessidade de sangue humano. Obrigado a abandonar sua família e sem suportar a luz do sol, ele irá acompanhar a jovem e sua turma de vampiros numa sangrenta jornada pelas estradas da América profunda. Cultuado pelos fãs do gênero, o filme também é bastante elogiado pela crítica, que destaca a habilidade de Bigelow em criar uma narrativa que incorpora elementos do western e do road movie ao gênero terror.

A sessão de Quando Chega a Escuridão será acompanhada pela exibição do curta-metragem gaúcho Quiropterofobia, de Fernando Mantelli (Brasil, 2009, 17 minutos). O curta de Mantelli tem como protagonistas um casal que é sequestrado após tomar um táxi. Levados a um cativeiro, são aterrorizados por um psicopata adepto da dieta de sangue humano.

Quando Chega a Escuridão e Quiropterofobia serão exibidos numa cópia em DVD. A sessão será comentada pelo crítico de cinema Cristian Verardi. A entrada é franca.

Quando Chega a Escuridão (Near Dark), de Kathryn Bigelow (EUA, 1987, 94 minutos). Com Adrian Pasdar, Jenny Wright, Bill Paxton e Lance Henriksen.

Nenhum comentário :

Postar um comentário