quarta-feira, 10 de março de 2010

Festival de Verão na Sala P. F. Gastal

A partir de sexta-feira, 12 de março, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) passa a integrar o circuito do 6º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, realizado pela Panda Filmes. Entre os destaques da programação, cinco clássicos do diretor francês Jean-Luc Godard e o inédito Sede de Sangue, filme sobre um padre vampiro, dirigido pelo coreano Park Chan-wook (o mesmo de Old Boy e Lady Vingança), todos apresentados em cópias em 35mm.

Outras atrações importantes são o filme brasileiro Estrada para Ythaca, grande vencedor da última Mostra de Tiradentes, o clássico do cinema mudo Sumurun (1920), de Ernst Lubitsch, estrelado pela diva Pola Negri, além de dois títulos do genial diretor português João César Monteiro, A Comédia de Deus e As Bodas de Deus.

GRADE DE HORÁRIOS

12 a 18 de março de 2009

Sexta-feira (12 de março)

15:00 – Alphaville (35mm)
17:00 – Caderno de Notas Sobre Roupas e Cidades (16mm)
19:00 – Os Dispensáveis (DVD)

Sábado (13 de março)

15:00 – O Demônio das Onze Horas (35mm)
17:00 – Tokyo Ga (16mm)
19:00 – Estrada para Ythaca (DVD)

Domingo (14 de março)

15:00 – Uma Mulher é uma Mulher (35mm)
17:00 – Os Dispensáveis (DVD)
19:00 – Sede de Sangue (35mm)

Terça-feira (16 de março)

15:00 – O Pequeno Soldado (35mm)
17:00 – Nono Dia (DVD)
19:00 – A Comédia de Deus (DVD)

Quarta-feira (17 de março)

15:00 – O Desprezo (35mm)
17:00 – Meu Melhor Inimigo (16mm)
19:00 – Sede de Sangue (35mm)

Quinta-feira (18 de março)

15:00 – Sumurun (DVD)
17:00 – Férias (DVD)
19:00 – As Bodas de Deus (DVD)

FILMES PROGRAMADOS

Os Dispensáveis

Drama, Alemanha, 2009, 100 minutos
Direção: Andreas Arnstedt
Elenco: Andrè Hennicke, Steffi Kühnert e Mathieu Carrière
Roteiro: Andreas Arnstedt
Fotografia: Patricia Lewandowska
Montagem: Sylvan Contandin
Distribuição: Sem distribuidora

Uma criança de 11 anos é criada em uma família de classe média baixa. A mãe, alcoólatra, tem que ser internada para desintoxicação, e o pai se suicida dentro de casa. O menino tenta encobrir a morte do pai escondendo o corpo por duas semanas, com medo de ser enviado a um orfanato. Podendo agir em liberdade, ele começa a desenvolver traços de personalidade que odiava em seu pai.

Estrada para Ythaca
Drama, Brasil, 2010, 70 minutos
Direção, roteiro, produção, fotografia, som e montagem:
Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti
Elenco: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes, Ricardo Pretti, Rodrigo Capistrano, Uirá dos Reis e Ythallo Rodrigues


"Mantenha sempre Ythaca em sua mente. / Chegar lá é sua meta final, / Mas não tenha pressa na viagem. / Melhor que dure vários anos; / E ancore na ilha quando você estiver velho, / com todas as riquezas que você tiver adquirido no caminho, / sem esperar que Ythaca irá enriquecê-lo. / Ythaca terá lhe dado a linda viagem. / Sem ela você nunca teria partido, / E ela não poderia dar-lhe mais... / Tão sábio que serás, com todo conhecimento, / Já terás entendido o / que significa Ythaca."

Konstantínos Kaváfis

Sede de Sangue

Terror, Coréia do Sul, 2009, 133 minutos
Direção: Park Chan-wook
Elenco: Song Kang-ho, Kim Ok-vin, Shin Ha-kyun e Kim Hae-sook
Roteiro: Park Chan-Wook e Chung Seo-Kyung
Fotografia: Chung Chung-Hoon
Montagem: Kim Sang-Bum e Kim Jae-Bum
Distribuição: Paris Filmes


Sang-Hyun, um padre que acredita que a vida é preciosa, torna-se voluntário de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas para ajudar a salvar vidas a partir de um vírus mortal. Mas, durante o experimento, ele é infectado com o vírus e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue desconhecido, milagrosamente, volta à vida, mas o sangue o transforma em um vampiro.

Caderno de Notas Sobre Roupas e Cidades (Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten)

1989, 79 minutos
Direção: Wim Wenders
Elenco: Wim Wenders e Yohji Yamamoto

Wim Wenders fala com o designer de moda Yohji Yamamoto sobre os processos criativos e reflete sobre a relação entre cidades, identidade e o cinema na era digital.

Férias (Ferien)
2007, 91 minutos
Direção: Von Thomas Arslan
Elenco: Angela Winkler, Karoline Eichhorn, Uwe Bohm, Gudrun Ritter, Anja Schneider e Wigand Witting


No verão, em uma casa de campo afastada na região de Uckermack, que fica ao norte de Berlim, uma foto de família se despedaça. A mãe está farta da vida solitária no interior, o casamento da filha está à beira do fim, o filho adolescente tem a primeira briga com a namorada e a avó adoece gravemente e morre. No meio disso, acontecimentos dramáticos acabam se infiltrando furtivamente.

Meu Melhor Inimigo (Mein liebster Feind - Klaus Kinski)
1999, 95 minutos
Direção: Werner Herzog
Elenco: Werner Herzog, Klaus Kinski e Mick Jagger

Filme sobre a tempestuosa e também lendária relação de trabalho entre dois mitos do cinema, Werner Herzog e Klaus Kinski, e seus planos independentes e simultâneos de matar um ao outro.

O Nono Dia (Der Neunte Tag)
2004, 97 minutos
Direção: Volker Schlöndorff

Elenco: Ulrich Matthes, August Diehl, Hilmar Thate, Bibiana Beglau, Germain Wagner e Jean-Paul Raths

Em fevereiro de 1942 o padre Henri Kremer recebe nove dias de liberdade do campo de concentração. Gebhardt, oficial da Gestapo, coloca-o frente à decisão entre vida e morte: Kreme deve convencer a sua igreja a colaborar com os nazistas. De outra forma, não somente ele como também sua família e confrades presos estariam ameaçados de morte. Baseado em trechos do diário do religioso Jean Bernard.

Sumurun
1921, 103 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Elenco: Ernst Lubitsch, Pola Negri, Paul Wegener e Jenny Hasselqvist


Uma magnífica fantasia inspirada no conto de fadas das “Mil e Uma Noites”, na qual a bailarina de um espetáculo ambulante provoca uma crise de ciúmes entre um rico xeique e seu sedutor filho. A iniciadora das intrigas é Sumurun, a favorita do sultão, que pretende escapar de seu poder.

Tokyo-Ga
1985, 92 minutos
Direção: Wim Wenders
Elenco: Chishu Ryu, Werner Herzog e Yuuharu Atsuta
Documentário que o cineasta alemão Wim Wenders explora o mundo do diretor japonês Yasujiro Ozu.

As Bodas de Deus
1999, 150 minutos
Diretor: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Rita Durão e Joana Azevedo

Tudo parece perdido. É então que num velho parque solitário e gelado, duas sombras se encontram: a de Deus e a de um Enviado de Deus. Um mendigo recebe dele uma mala cheia de dinheiro. Uma jovem está prestes a afogar-se. João a salva e a leva para um convento de freiras. Após ficar rico com o dinheiro da mala, começa a empregar seus esforços em ajudar ao convento e na jovem salva por ele.

A Comédia de Deus
1995, 165 minutos
Diretor: João César Monteiro
Elenco: João César Monteiro, Cláudia de Freitas e Manuela de Freitas


Os dias do senhor João de Deus decorrem sem grandes sobressaltos, divididos entre o seu trabalho no “Paraíso de Gelado" e sua casa. No primeiro, desempenha as funções de encarregado e de inventor do famoso sorvete "Paraíso", especialidade da casa. Já no segundo, paralelamente aos trabalhos domésticos, ocupa suas horas solitárias de ócio colecionando pelos pubianos femininos num precioso álbum, que chama "Livro dos Pensamentos".


MOSTRA GODARD

Alphaville (Alphaville)
Drama, França/Reino Unido, 1965, 95 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina e Eddie Constantine


Lemmy Caution é uma espécie de espião americano que chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. Durante sua missão, apaixona-se pela filha de um cientista maquiavélico.

O Demônio das Onze Horas (Pierrot le Fou)
Drama, França / Itália, 1965, 110 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina e Jean-Paul Belmondo

Casado com uma italiana, e entediado com sua vida na alta sociedade, o professor espanhol Ferdinand foge em direção ao Sul com Marianne, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixam um rastro de roubos por onde passam.

O Desprezo (Le Mépris)
Drama, França, 1963, 100 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Fritz Lang e Giorgia Moll


Camille ama seu marido Paul, escritor que mora em Roma. Jérémy Prokosch, produtor americano, pede a Paul que reescreva o roteiro de seu filme, que terá direção de Fritz Lang. De repente, Camille percebe que não ama mais o marido, ou mais exatamente, que ela o despreza...

O Pequeno Soldado (Le Petit Soldat)

Drama, França, 1963, 93 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Michel Subor e Anna Karina

Durante a guerra da Argélia. Bruno Forestier é desertor, está refugiado em Genebra e se apaixona por Verônica Dreyer. Então, ele recebe a incumbência de eliminar um jornalista político da rádio suíça. Fracassada a missão, Bruno é preso e torturado pelo FLN. Consegue escapar e volta para Verônica, que está trabalhando para o FLN. Tempos depois, ela é presa e torturada até a morte pelos extremistas franceses.

Uma Mulher é Uma Mulher (Une Femme est une Femme)

Comédia, França, 1961, 85 minutos
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Anna Karina, Jean-Claude Brialy e Jean-Paul Belmondo


Angela é uma stripper que deseja ter um filho com seu marido, Émile Récamier. Quando ele nega seu pedido, ela tenta engravidar de Alfred Lubtisch, um homem da noite amigo do casal. Sentindo que caiu numa armadilha, ele diz: “Angela, você é infame”. “Não”, diz ela, “eu sou uma mulher”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário