segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Kino Beat - Mostra sobre música eletrônica

Na sexta-feira, dia 27 de novembro, iniciaremos uma programação dedicada à música eletrônica, reunindo filmes, documentários e clipes. Intitulada Kino Beat, a mostra tem curadoria de Gabriel Cevallos e reúne a maior seleção de obras audiovisuais relacionadas à música eletrônica já feita no Brasil, apresentando o vasto cenário eletrônico através de alguns de seus subgêneros e por assuntos referentes a essa cultura e seus modos de produção e disseminação.

A programação da Kino Beat inclui ainda uma compilação de filmes já exibidos no FILE Documenta, mostra de cinema que acontece junto ao festival FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). O diretor dinamarquês Andreas Johnsen, um dos mais destacados documentaristas musicais da atualidade, terá uma retrospectiva de sua obra, com a exibição de quatro de seus filmes, alguns nunca exibidos no Brasil.

KINO BEAT
Mostra de Filmes, Documentários e Clipes de Música Eletrônica

Reunindo a maior seleção de obras audiovisuais relacionadas à música eletrônica já feita no Brasil, a mostra Kino Beat, realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, apresenta o vasto cenário eletrônico através de alguns de seus subgêneros e por assuntos referentes à cultura e aos seus modos de produção e disseminação.

As efervescentes duas primeiras décadas do século XX foram um terreno fértil para descobertas e afirmações de ideais. Entre os fatos relevantes a serem destacados, está o manifesto futurista italiano, que em todos os campos da arte teve um efeito avassalador, refletindo na música com a valorização de sons antes considerados apenas barulho; instrumentos não convencionais baseados em sonoridades ainda desconhecidas eram inventados, prenunciando o futuro de uma música alicerçada em tecnologia e vanguarda.

Com o desenvolvimento tecnológico forçado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, os experimentos com gravação e produção musical foram impulsionados, emergindo conceitos como música concreta, Elektronische Musik e música eletroacústica. A grande revolução do computador e do sintetizador se tornou um marco no ato de pensar e fazer a música. Uma arte antes relegada a eruditos, que agora se popularizava. De Stockhausen a Beatles, da Disco music ao movimento Rave, a música eletrônica se tornou um fenômeno pop sem precedentes, influenciando todo o mercado fonográfico e a indústria do entretenimento.

Seja nas favelas do Rio ou nas ruas de Berlim, atualmente a música eletrônica além de embalar milhões de entusiastas nas pistas mundo a fora, serve como instrumento de identificação cultural e inclusão artístico-social, proporcionando pequenas revoluções através de batidas sequenciadas.

A mostra Kino Beat inclui ainda uma compilação de filmes já exibidos no FILE Documenta, mostra de cinema que acontece junto ao festival FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). O diretor dinamarquês Andreas Johnasen, um dos mais prolíficos documentaristas musicais da atualidade, terá uma retrospectiva de sua obra, com a exibição de quatro de seus filmes, alguns nunca exibidos no Brasil.


Curadoria e organização:
Gabriel Cevallos
Formando em cinema pela PUCRS – Dj e produtor cultural.

Curadoria FILE Documenta:
Eric Marke
É bacharel em jornalismo e publicidade, autor da Enciclopédia MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira, curador do FILE e docente na Universidade Anhembi Morumbi e no SAE Institute (Frankfurt – Alemanha).

PROGRAMAÇÃO

(todos os filmes exibidos em DVD e com entrada franca)

- Dub Echoes, de Bruno Natal(Brasil, 2007, 75 min). Documentário que traça a origem do Dub jamaicano, e sua influencia para o desenvolvimento da música eletrônica. A transformação do estúdio em um instrumento musical, dando vazão a experimentos sônicos sem precedentes.

- A festa nunca termina (24 hours party people), de Michael Winterbottom (Inglaterra, 2002, 115 min.). Descrevendo a herança musical de Manchester desde a década de 1970 até o início dos anos 90, o filme ilustra a vibração que fez da cidade o lugar onde todos gostariam de estar. Joy Division, New Order, Hacienda, ecstasy e no nascimento da cultura clubber.


- Como seria o som do futuro (What the future sounded like), de Matthew Bate (Austrália, 2007, 27 min. Sem legendas). De Dr. Who á Dark Side of the Moon, os membros do Electronic Music Studios desenvolveram idéias e tecnologias pioneiras, criando a nova trilha sonora do século 21.

- Beat Street de Stan Lathan (EUA, 1984, 105 min).Um aspirante Dj do Bronx e seu melhor amigo tentam entrar no mundo do showbizz através da emergente cultura hip-hop. Recheado de Breakdance e com aparições dos principais nomes do Hip hop old school.

- Notes on Breakcore de Bertram Koenighofer & David Kleinl (Áustria, 2006, 30 min. Legendas em inglês e alemão). Um vídeo testamento sobre o Breakcore, um dos estilos mais transgressores da cena musical. Repleto de entrevistas e imagens dos principais artistas do gênero.

- Can i Get an Amen? (Pode me dar um amém?, de Nate Harrison (EUA , 2004, 18 min.).Uma narração explica a história do “Amen Break”, uma amostra de seis segundos de bateria que foi excessivamente usada para criar as primeiras faixas de Hip hop, e se tornou à base de origem do Drum & Bass e Jungle.

Darkbeat: Uma viagem pelo mundo Electro (Darkbeat: An Eletro World Voyage) de Iris Cegara (EUA, 2006, 60 min. Legendas em espanhol). Umas viajem através do mundo analisando o gênero musical conhecido como Electro. O filme mostra a paixão de artistas na criação e na preservação desse tipo de música.

- A última Fábrica de Felipe Nepomuceno (Brasil, 2005, 9 min.). Plano sequência sobre a Polysom, última fábrica de discos de vinil da América latina.

- VJBR I e VJBR II de vários artistas (Brasil, 60 min. Cada um). Duas compilações do coletivo de Vjs brasileiros VJBR. Uma nova maneira de apresentar o audiovisual, misturado ao vivo. Com referencias a vídeo arte, arquitetura, e artes visuais em geral.

- Saving Pop culture, vídeo clipes experimentais de vários artistas (Alemanha, 1998-2003 -2003-2007, 70 min. Cada um). Duas programações selecionadas pelo International Short Film Festival de Oberhausen na Alemanha, com clipes experimentais de música eletrônica alemã, cobrindo os destaques dos festivais de 1998 a 2003 e de 2003 a 2007.

- O som de Bristol (The Bristol Sound), de James Addicott (Inglaterra, 2008, 10min) Uma investigação sobre o efeito do som de Bristol, cidade litorânea da Inglaterra, berço do Trip-Hop, Portishead e Massive Attack.

- Em ritmo acelerado (It’s all gone Pete Tong), de Michael Dowse (Inglaterra/Canadá, 2005, 90 min). O filme mostra a tragédia do lendário Frankie Wilde na paradisíaca ilha de Ibiza. A história nos leva através da vida de um dos melhores Djs conhecidos, e a subseqüente batalha com um distúrbio auditivo, culminando com sua misteriosa saída de cena.










RETROSPECTIVA ANDREAS JOHNASEN

- Homen Mulher (MAN OOMAN) (Dinamarca, 2008, 57 min, legendas em inglês).Um filme sobre o relacionamento entre gêneros, analisado pelo viés da forma de dança que a cultura do Dancehall jamaicano se utiliza.

- Good Copy Bad Copy (Dinamarca, 2007, 59 min). Documentário sobre o atual sistema da cultura do copyright, abordando-o culturalmente no contexto da internet, do “sampling” e nas diversas formas de compartilhamento de arquivos.

- Mr. Catra o Fiel (Mr. Catra the feithful) (Dinamarca, 2004, 60 min). O primeiro documentário sobre o baile Funk, a música eletrônica 100% brasileira. Um recorte através de um dos seus principais representante em um retrato intimista.

- Stocktown (Dinamarca, 2003, 8 episódios de 29 min. Legendas em inglês). Vanguardista série de documentários que abordam diferentes estilos de vida, todos ligados ao cenário musical independente global. As conexões da cultura urbana de Los Angeles, Tóquio, Nova York, Hawai entre outros.

Episódio 1:Dj japonês explica a conexão entre UFO e Hip hop. Uma explanação sobre os meandros da cena alternativa de Nova York e Sydney.

Episódio 2:A produtora Princess Superstar fala da importância de escrever canções com conteúdo erótico. B-boys dançam em Tóquio, enquanto em Los Angeles as conversas falam de ruptura de gêneros.

Episódio 3:A incrível coleção de brinquedos musicais do irreverente produtor Daedelus. O que se passa na vida musical de Honolulu? Os segredos de produzir Hip hop e o estúdio de um japonês produtor de Drum & Bass.

Episódio 4:Um estúdio de Reggae no Brooklyn onde você pode fazer seu próprio dubplate. Artistas japoneses que fazem música eletrônica para crianças. Subúrbios de Tóquio e freestyle rappers.

Episódio 5: Intelligent dance bitches de São Francisco e sua rádio online. Música com game boy em Tóquio e o novo Hip hop Australiano.

Episódio 6:A velha escola do Hip hop de Nova York e os B-boy Havaianos. Um rapper procurado pelo FBI devido a suas infames rimas.

Episódio 7:Diva KP e seu programa de TV, mostrando a força da música e dança de Baltimore. O programa de rádio sobre Hip hop mais antigo do mundo. Stone Strow um dos maiores selos independentes da atualidade.

Episodio 8:Como se faz trilhas para vídeo game. A relação entre bateristas e os DJs de scratch. A música em Hollywood e o graffite nas estações de trem.


FILE Documenta

- Drum In Braz de Bobby Nogueira (Brasil, 2001, 40 min). Uma história particular sobre a primeira geração de DJs e produtores de Drum´n´Bass de São Paulo.

- Eletricidade de Fritz Nagib, Kodiak Bachine & Jayme Rocco Júnior (Brasil, 1984, 13 min). A pré-história do Agentss, uma das bandas mais importantes da música eletrônica brasileira, incomodados já com a fama no começo dos anos 80.

- Objeto Sonoro de Roberto Ceccato & Dino Vicente BRASIL/ITÁLIA - 2005 - 20 MINUTOS. Experiências sonoras eletrônicas de Dino Vicente, músico famoso dos anos 70, em forma de documentário, registrado pelo famoso diretor Roberto Ceccato.

- Operação Cavalo de Tróia de Axel Weiss, Laura Taffarel & Tiago Villas Boas( Brasil, 2004, 70 min.). Polêmico registro de clubbers invadindo a festa Mega Avonts pelo mato.



Blog da mostra:

http://kino-beat.blogspot.com/


GRADE DE HORÁRIOS

Primeira Semana


Semana de 24 a 29 de novembro de 2009


Sexta-feira (27 de novembro)

21:00 – Abertura da mostra Kino Beat, com a exibição de Saving Pop Culture 2003 a 2007

Sábado (28 de novembro)
15:00 – Dub Echoes (Mostra Kino Beat)
17:00 – A Festa Nunca Termina (Mostra Kino Beat)
19:00 – Em Ritmo Acelerado (Mostra Kino Beat)

Domingo (29 de novembro)
15:00 – Good Copy Bad Copy (Mostra Kino Beat)
17:00 – Beat Street (Mostra Kino Beat)
19:00 – Saving Pop Culture 1998 a 2003 (Mostra Kino Beat)

Segunda Semana
Semana de 1 a 6 de Dezembro de 2009



Terça-feira (01 de dezembro)
15:00 - VJBR II
17:00 – Pode me dar um Amém? O Som de Bristol e A Última Fábrica
19:00 - Mr. Catra o Fiel

Quarta-feira (02 de dezembro)
15:00 – Stocktown: Episódio 1 e 2
17:00 – Stocktown: Episódio 3 e 4
19:00 – Stocktown: Episódio 5 e 6

Quinta-feira (03 de dezembro)
15:00 - Stocktown: Episódio 7 e 8
17:00 – O Som do Futuro e A Última Fábrica
19:00 – Homem Mulher

Sexta-feira (04 de dezembro) – Mostra FILE
15:00 – Drum In Braz
17:00 - Objeto Sonoro e Eletricidade
19:00 – Operação Cavalo de Tróia

Sábado (05 de dezembro)
15:00 – Em ritmo Acelerado
17:00 – Darkbeat: Uma viajem pelo mundo Electro
19:00 – Dub Echoes

Domingo (06 de dezembro)
15:00 - Mr. Catra o Fiel
17:00 – Beat Street
19:00 – A Festa Nunca Termina


Terceira Semana
Semana de 8 a 10 de dezembro de 2009

Terça-feira (08 de dezembro)
15:00 – Notes on Breakcore
17:00 – Pode me dar um Amém? O Som de Bristol e A Última Fábrica
19:00 - Saving Pop Culture 2003 a 2007

Quarta-feira (09 de dezembro)
15:00 – VJBR I
17:00 – Good Copy Bad Copy

Quinta-feira (10 de dezembro)
15:00 – Homen Mulher
17:00 – Darkbeat: :Uma viajem pelo mundo Electro

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