segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Evento comemora o 20º aniversário da Queda do Muro de Berlim




A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Goethe, inaugura na próxima semana na Usina do Gasômetro o Projeto Berlim, que inclui uma exposição do renomado artista alemão Thomas Demand, na Galeria Lunara (com coquetel de abertura no sábado, 14 de novembro, às 19h, com a presença do artista) e uma mostra de filmes na Sala P. F. Gastal (a partir de terça-feira, dia 10 de novembro). O evento marca a passagem dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989, e o relevante papel desempenhado pela metrópole no cenário cultural contemporâneo.

THOMAS DEMAND

Um dos mais conceituados artistas contemporâneos, com passagem pelos principais museus do mundo, Thomas Demand irá exibir um conjunto de obras inéditas pela primeira vez no Brasil. Segundo o Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC, Bernardo José de Souza, a
presença de Demand em Porto Alegre é um acontecimento de extraordinária importância na vida cultural da cidade, já que este alemão, residente em Berlim, tem sido apontado pela crítica internacional como autor de alguns dos trabalhos mais instigantes da arte contemporânea: “Sob a aparente placidez das obras de Thomas Demand percebe-se uma atmosfera de inquietação latente. Ao observador desavisado, e não familiarizado com o processo criativo do artista, resta a intuição como chave única para o ingresso nos ambientes frequentemente burocráticos e assépticos fotografados por ele. Situada em espaços intermediários, a obra de Demand logra suspender momentaneamente a realidade ao criar zonas neutras que desafiam a percepção do espectador à medida em que põem em xeque a atribuída correspondência entre a imagem fotográfica e o mundo real que ela supostamente retrata”.

Partindo de fotografias encontradas nos meios de comunicação de massa, não raro carregadas de matizes políticos (embaixadas, a Casa Branca, a cozinha clandestina de Sadham Hussein), ou de ambientes altamente familiares, de características universais (um céu estrelado, uma floresta), o artista se propõe a tarefa hercúlea de desenvolver maquetes em escala real, feitas de cartolina e papel, as quais reproduzem quase à perfeição as imagens originais. Superada esta etapa, ele retorna ao suporte fotográfico para registrar e perenizar esses espaços artificialmente construídos e só então levá-los a público em galerias e museus no formato bidimensional. Uma vez concluído o processo, via de regra os cenários são destruídos.

Na Galeria Lunara, de 14 de novembro de 2009 a 17 de janeiro de 2010, Demand irá mostrar a série inédita The Dailies, que apresenta características bastante distintas do conjunto comumente conhecido de sua obra. Além das imagens serem apresentadas em formato menor que de costume, mesmo porque reproduzem cenas cotidianas ou rotineiras, elas permitem uma maior empatia com o público e funcionam como blagues, flashes prosaicos do dia-a-dia. Ainda, segundo Bernardo José de Souza, “os espaços divisados pelo artista são literalmente naturezas mortas, cujos vestígios de vida se apresentam exclusivamente no plano metafísico”.


MOSTRA DE FILMES

A mostra de filmes programada pelo Projeto Berlim apresenta uma seleção de títulos marcantes ambientados na cidade alemã, um cenário recorrente ao longo da história do cinema, desde os seus primórdios, atraindo a atenção de diretores de distintas nacionalidades. A mostra reúne 15 títulos realizados em períodos variados: de Berlim, Sinfonia de uma Metrópole (1927), a clássica obra de vanguarda dirigida por Walter Ruttmann ainda no cinema mudo, passando por produções rodadas nas suas ruínas logo após o final da Segunda Guerra Mundial ou ainda pelas visões da cidade dividida pelo muro nos anos da Guerra Fria, até chegar à década de 1990, com obras ambientadas numa Berlim já reunificada. Uma seleção que forma um painel multifacetado da metrópole mais fascinante do século XX.


Programação

Alameda do Sol (Sonnenallee), de Leander Haussmann (Alemanha, 1999, 94 minutos)

Um retrato sobre um grupo de jovens na Alemanha Oriental, inspirado no famoso romance homônimo de Thomas Brussig. Exibição em DVD.


Alemanha, Ano Zero (Germania Anno Zero), de Roberto Rossellini (Itália, 1948, 72 minutos)

Na cidade de Berlim em ruínas, logo após o final da Segunda Guerra, Edmund, um garoto muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos mais novos. Exibição em DVD.

Os Assassinos Estão Entre Nós (Die Mörder Sind Unter Uns), de Wolfgang Staudte (Alemanha, 1946, 91 minutos)

Após o final da guerra, mulher (Hildegard Knef) retorna de campo de concentração para seu apartamento em Berlim. Em meio a uma cidade em ruínas, acontecimentos misteriosos se sucedem. Primeiro filme rodado na Alemanha depois da guerra. Exibição em DVD.

Berlim, Sinfonia de uma Metrópole (Berlin, die Sinfonie der Grosstadt), de Walter Ruttmann (Alemanha,1927, 63 minutos)

As 24 horas de um dia na vida de uma grande metrópole, Berlim, nesta que é uma das obras-primas do período mudo. Exibição em DVD.

Berlin is in Germany, de Hannes Stöhr (Alemanha, 2001, 90 minutos)

Após um longo período de reclusão, iniciado ainda nos tempos da antiga RDA, Martin sai da prisão. O reencontro com a família e a descoberta de uma Alemanha reunificada darão origem a vários conflitos. Exibição em 16mm, com legendas em espanhol.


A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora), de G. W. Pabst (Alemanha, 1929, 133 minutos)

A ascensão e queda de uma jovem amoral, na Berlim dos anos loucos da década de 20, pouco antes da ascensão dos nazistas ao poder. Um filme mítico, que consagrou a atriz Louise Brooks, um dos ícones do cinema do século XX. Exibição em DVD.

Corra, Lola, Corra (Lola Rennt), de Tom Tykwer (Alemanha, 1998, 81 minutos)

Para salvar o namorado, ameaçado por um mafioso, Lola tem apenas 20 minutos. Sua corrida frenética pelas ruas de Berlim é mostrada de três diferentes maneiras, em filme que marcou os anos 90 por seu ritmo frenético e originalidade narrativa. Exibição em DVD.

Cupido Não Tem Bandeira (One, Two, Three), de Billy Wilder (1961)

Na Berlim dividida pelo muro, executivo americano precisa tomar conta da filha de seu chefe em visita à cidade. Quando a jovem se apaixona por um rapaz comunista da Alemanha Oriental, a situação se complica. Comédia que satiriza os tempos paranóicos da Guerra Fria. Exibição em DVD.

Da Queda do Muro Até a Reunificação (Deutschlandspiel), de Christoph Blumenberg (Alemanha, 2000, 90 minutos)

Documentário que desvenda a história por trás da história da queda do Muro de Berlim, mostrando conflitos, discussões e intrigas que não podiam ser revelados na época. Exibição em DVD.

Depois da Queda (Nach dem Fall), de Frauke Sandig (Alemanha, 1999, 86 minutos)

Revelador documentário sobre a Alemanha reunificada, realizado no décimo aniversário da queda do Muro de Berlim. Exibição em 16mm, com legendas em espanhol.

Fantasmas, de Christian Petzold (Alemanha, 2005, 85 minutos)

O caminho de três mulheres se cruza em Berlim, num filme sobre insegurança, solidão, perda e desejo, dirigido por um dos novos talentos do novíssimo cinema alemão, Christian Petzold. Exibição em DVD.

A Mundana (A Foreign Affair), de Billy Wilder (EUA, 1948, 116 minutos)

Após o final da Segunda Guerra, em Berlim, um capitão do exército americano (John Lund) divide sua atenção entre uma sensual cantora alemã suspeita de haver colaborado com o nazismo (Marlene Dietrich) e uma congressista conservadora que a investiga (Jean Arthur). Exibição em DVD.

O Ovo da Serpente (The Serpent´s Egg), de Ingmar Bergman (EUA/Alemanha, 1977, 119 minutos)

Berlim, 1923. Um lugar e um tempo perigosos para se viver. Sombrio retrato de Bergman sobre a ascensão do nazismo, em uma de suas raras investidas no cinema de língua inglesa. Exibição em DVD.


Possessão (Possession), de Andrzej Zulawski (França/Alemanha, 1980, 122 minutos)

Na opressiva Berlim dividida pelo muro, mulher perturbada trai seu marido com uma criatura monstruosa. Clássico do cinema fantástico, que deu a Isabelle Adjani o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 1980. Exibição em DVD.

Verão em Berlim (Sommer vorm Balkon), de Andreas Dresen (Alemanha, 2005, 105 minutos)

Um verão em Berlim. Duas amigas, uma enfermeira de idosos e uma desempregada vivem em um antigo prédio alugado e passam suas noites na varanda com vista para a rua. Um homem jovem ameaça a paz, mas proporciona momentos de felicidade, uma mulher idosa morre e um menino de 12 anos sofre de amor. Exibição em DVD.


GRADE DE HORÁRIOS

Primeira Semana (10 a 15 de novembro)


Terça-feira (10 de novembro)

17:00 – Alemanha, Ano Zero
19:00 – Berlim, Sinfonia de uma Metrópole

Quarta-feira (11 de novembro)

17:00 – A Mundana
19:00 – O Ovo da Serpente

Quinta-feira (12 de novembro)

17:00 – Verão em Berlim
19:00 – Da Queda do Muro Até a Reunificação

Sexta-feira (13 de novembro)

17:00 – A Caixa de Pandora

Sábado (14 de novembro)


15:00 – Berlim, Sinfonia de uma Metrópole
17:00 – Fantasmas
19:00 – Os Assassinos Estão Entre Nós

Domingo (15 de novembro)

15:00 – Alemanha, Ano Zero
17:00 – A Mundana
19:00 – A Caixa de Pandora


Segunda Semana (17 a 22 de novembro)

Terça-feira (17 de novembro)

17:00 – Verão em Berlim
19:00 – Da Queda do Muro Até a Reunificação

Quarta-feira (18 de novembro)


17:00 – Fantasmas
19:00 – O Ovo da Serpente

Quinta-feira (19 de novembro)

17:00 – Os Assassinos Estão Entre Nós
19:00 – Depois da Queda

Sexta-feira (20 de novembro)

17:00 – Cupido Não Tem Bandeira

Sábado (21 de novembro)

15:00 – Berlin is in Germany
17:00 – Fantasmas
19:00 – Possessão

Domingo (22 de novembro)

15:00 – Os Assassinos Estão Entre Nós
17:00 – Verão em Berlim
19:00 – Da Queda do Muro Até a Reunificação


Terceira Semana (24 a 27 de novembro)

Terça-feira (24 de novembro)

17:00 – Cupido Não Tem Bandeira
19:00 – Depois da Queda

Quarta-feira (25 de novembro)

17:00 – Da Queda do Muro Até a Reunificação
19:00 – A Caixa de Pandora

Quinta-feira (26 de novembro)

17:00 – Alameda do Sol
19:00 – Berlin is in Germany

Sexta-feira (27 de novembro)

17:00 – Corra, Lola, Corra
19:00 – Alameda do Sol

Nenhum comentário :

Postar um comentário