quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O MELHOR DO INPUT de 5 a 11 de OUTUBRO EM PORTO ALEGRE

O MELHOR DO INPUT de 5 a 11 de OUTUBRO EM PORTO ALEGRE
Instituto Goethe, Sala P.F. Gastal e CineBancários
ENTRADA FRANCA
Todos os programas exibidos são legendados em português

Neste ano, além de exibir 19 programas de televisão de 14 países diferentes (Alemanha, Bulgária, Canadá, China, Dinamarca, Equador, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Rússia, Taiwan, Uruguai e Zimbabue), no auditório do Instituto Goethe, Sala P. F. Gastal e Cine Bancários, o público também será contemplado com um workshop com o diretor equatoriano Sebastián Cardemil B. sobre novos formatos criativos com baixo orçamento e um encontro com a diretora uruguaia Beatriz Flores, que vai falar sobre direção e atuação para televisão.

O Input reconhecendo o potencial da TV para promover uma melhor compreensão entre as diferentes culturas do mundo, é uma organização voluntária, apoiada por entidades de televisão públicas e privadas, instituições e fundações internacionais. A idéia do INPUT surgiu a partir de um seminário organizado pela Fundação Rockefeller em Bellagio, na ltália, em maio de 1977. Foi quando nasceu a convicção de que a TV pode mudar o mundo e inspirar seus criadores de televisão, promovendo valores fundamentais como direitos humanos, tolerância e respeito pelos outros.

O Melhor do INPUT - cuja 8ª edição em Porto Alegre reunirá novamente produtores, diretores e roteiristas que trabalham para TV - é uma seleção de programas apresentados na última conferência do INPUT, realizada de 10 a 15 de maio de 2009 em Varsóvia, Polônia, onde foram exibidos 83 programas de 36 países para 1000 participantes.

INPUT - International Public Television é uma conferência anual dedicada à televisão de interesse público. É um evento único – realizado em um país diferente a cada edição há 27 anos – que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de uma televisão a serviço da formação da cidadania e debater os programas mais marcantes de todo o mundo.

O INPUT também promove outras atividades em dezenas de países. No Brasil, o Instituto Goethe de Porto Alegre vem organizando regularmente desde 2002 o Melhor do INPUT, firmando-se como um fórum de debates sobre estruturas, formas e conteúdos para uma televisão de qualidade.

Realização: Instituto Goethe
Apoio: Sala P.F. Gastal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Cine Bancários
Apoio Cultural:
RBS TV e TVCOM

COORDENAÇÃO NACIONAL DO INPUT NO BRASIL: Alice Urbim

Informações:
(51) 2118-7800 • www.goethe.de/portoalegre
www.input-2009.org • http://input-tv.org

__________________________________________________________________________________

As inscrições para os encontros já podem ser feitas através do e-mail prog@portoalegre.goethe.org ou (51) 2118.7800 Os encontros com os realizadores serão realizados no auditório do Instituto Goethe, das 15h às 18h, com entrada franca.

6 de outubro (terça-feira)
Workshop de produção criativa de baixo orçamento para televisão, com o dir
etor Sebastián Cardemil B. (Quito)

Sebastián Cardemil B. Nasceu em Santiago do Chile onde estudou Engenharia do Som.Em 1989 mudou-se para Quito, Equador, abriu um estúdio de gravação onde realizou importantes trabalhos para o mercado equatoriano. Em 1991 recebeu o prêmio de Melhor Som e Melhor Música com o filme “La Tigra”. Em 1998 fundou sua produtora ADN Digital. Dirige comerciais para as mais importantes agências de publicidade e desenvolveu inúmeros projetos para televisão, experimentando formatos inovadores, como por exemplo o programa “La Kombi” que esteve ininterruptamente no ar durante seis anos, sendo líder de audiência. É membro do IQ (Quorum Internacional de Produtores de Cinema e TV) onde exerce a Vice-Presidência de Conferências.

8 de outubro (quinta-feira)
Direção de atores e atuação para cinema e TV, com a diretora Beatriz Flores Silva (Montevidéu)

Produtora e realizadora cinematográfica uruguaia, estudou Direção de Cinema no Instituto de Artes de Difusão (1985-89), em Louvain La Neuve, Bélgica. Tem uma extensa carreira como roteirista e diretora, aperfeiçoando-se em direção de atores e criação de roteiros. Entre 1995-96 fundou e foi Diretora Pedagógica da Escola de Cinematografia do Uruguai e, em 1997, fundou sua produtora BFS em Montevidéu. Escreveu, produziu e co-produziu curtas, telefilmes e longametragens, tendo recebido diversas premiações, integrado juris em festivais internacionais e participado ativamente de várias entidades de política audiovisual. Desde 1994 é Coordenadora Nacional do Input no Uruguai.
_________________________________________________________________________________

Sinopses dos programas

RiP: Um Manifesto Remix (RiP: A Remix Manifesto), de Brett Gaylor (Canadá, 2008, documentário, 86 minutos)

Documentário que coloca em discussão a questão do direito autoral, dando voz aos dois lados engajados na polêmica batalha em torno da propriedade intelectual.


Eu Quero um Vestido de Noiva (I Want a Wedding Dress), de Tsitsi Dangarembga (Zimbabue, 2008, ficção, 26 minutos)
Kundisai está com o casamento marcado e seu desejo é comprar um belo vestido de noiva. Tanto ela quanto seu noivo não tem dinheiro para transformar esse sonho tão simples em realidade. Para conseguir o vestido Kundisai faz escolhas que podem não ter o resultado esperado.

Transexual no Irã (Transexuel en Iran), de Tanaz Eshaghian (França, 2008, documentário, 73 minutos). No Irã, o homossexualismo é ilegal e a punição é a morte, mas as operações de mudança de sexo são autorizadas. Atualmente, existem mais de 150 mil transexuais no país. Através da câmera asséptica e realista da diretora, somos apresentados a pessoas que anseiam fazer essa operação.

Meu Sangue é Vermelho como o Seu (Hadam Sheli Adom Kmo Shelac), de Chaim Yavin (Israel, 2008, documentário, 52 minutos)
A discriminação sofrida pelos árabes que vivem em Israel, nos campos econômico, educacional e profissional.

Divórcio na Albânia (Razvod Po Albanski), de Adela Peeva (Bulgária, 2007, documentário, 66 minutos)
Em 1961, quando a Albânia corta relações com outros países do bloco comunista, o regime totalitário de Enver Hodja
força a separação de muitas famílias. O documentário tem por base o depoimento de casais que sofreram esta perseguição.


O que Você Faria? (Was Tust Du Eigentlich?), de Katrin Rothe (Alemanha, 2008, animação, 10 minutos)
Os depoimentos de pessoas comuns, ilustrados com animações, respondem a diversos tópicos políticos e sociais do mundo contemporâneo.

Nuvem 9 (Wolke 9), de Andreas Dresen (Alemanha, 2008, ficção, 98 minutos)
Após 30 anos de casamento, mulher madura inicia caso com outro homem.

Os Velhinhos de Ouro (Gangstativerne), de Ulrik Chr. Jorgensen (Dinamarca, 2008, documentário, 25 minutos)
Um grupo de 25 idosos ensaia um espetáculo de rap e hip-hop para ser apresentado na Ópera Nacional.
Os idealizadores do projeto têm três meses para prepararo espetáculo.





Operação Cineasta (Operation Filmmaker), de Nina Davenport (Estados Unidos, 2007, documentário, 90 minutos)
O ator americano Liev Schreiber, após assistir, em um programa da MTV, Muthana Mohmed, um jovem est
udante de cinema no Iraque, falar de seu sonho em tornar-se cineasta, decide convidá-lo a estagiar na produção do filme Uma Vida Iluminada (Everything is Illuminated), que marcou a sua estréia como diretor. A diretora Nina Davenport se associa ao esforço de Liev e produz o documentário acompanhando a trajetória de Muthana, tirado dos escombros de uma guerra e transportado para o set de filmagem de uma produção hollywoodiana.

Masángeles (Polvo Nuestro que Estas en los Cielos), de Beatriz Flores Silva, Uruguai, 2008, ficção, 122 minutos)

Logo após o suicídio de sua mãe, Masángeles, uma menina de 7 anos, vai morar na casa de seu pai, político
influente de quem é filha ilegítima. Ali conviverá com persona
gens que se caracterizam por suas neuroses e egocentrismos elevados, o que nosremete a situações absurdas e cômicas. Tudo acontece nos anos que vão desde 1966, pouco antes do presidente Gestido vencer as eleições, até o fatídico dia do golpe de estado de 1973.

Retratos de Amor (8mm Liebe), de Adama Ulrich e Frederike Schlumbom (Alemanha, 2008, documentário, 43 minutos)
Como são mostradas as imagens que as pessoas fazem do amor? Para responder a esta pergunta, foram selecionadas imagens de arquivos privados, de diferentes épocas, que exploram as mais diversas manifestações de amor.

Como Eu Sou (Wie Ich Bin), de Ingrid Demetz e Caroline Leitner (Itália, 2007, documentário, 49 minutos)
“Eu sou como um ermitão em uma ilha”, assim Patrick, um autista que vive preso em seu próprio corpo, se autodefine. Com a sabedoria de um pensador e os sonhos e medos de um adolescente, Patrick nos leva em uma viagem em seu mundo e nos permite um vislumbre de seus sentimentos mais íntimos.


A Corrida Vermelha (Hong Paodao), de Chao Gan (China, 2008, documentário, 43 minutos)
Uma escola de ginástica na China prepara futuros atletas olímpicos. O documentário de Chao Gan lança um olhar
crítico sobre o processo preparatório dessas crianças, incorporando também uma análise da sociedade chinesa contemporânea.

Artemísia (Ai Tsao), de Hsiu-chiung Chiang (Taiwan, 2008, ficção, 85 minutos)
Como integrante de uma família co
m valores rígidos, Artemísia, uma viúva de meiaidade, orgulha-se da educação que deu a seus filhos, até descobrir que eles não são exatamente como ela pensava: sua filha volta da França com uma criança nascida fora do casamento com um afro-francês e seu filho é gay. Artemísia é forçada a se confrontar com seus valores morais severamente desafiados.

Comando Especial Auschwitz-Birkenau (Sonderkommando Auschwitz-Birkenau), de Emil Weiss (França, 2007, documentário, 52 minutos)
Testemunhos de prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau relatam as atrocidades cometidas pelos nazistas, neste documentário de abordagem inovadora, realizado com grande apuro estético.


O Circo do Semáforo (El Circo del Semaforo), de Sebastian Cardemil B. (Equador, 2006, documentário, 20 minutos)No Equador, um projeto cultural de inclusão tem por meta acriação de um espetáculo circense, tendo como protagonistas crianças que vivem e/ou trabalham na rua, para ser apresentado no teatro mais importante de Quito.


O MELHOR DO INPUT 2009
SALA P. F. GASTAL
Grade de Horários
Semana de 6 a 11 de outubro de 2009

Terça-feira (6 de outubro)

15h – Artemísia
17h – Como Eu Sou + Meu Sangue é Vermelho Como o Seu
19h – Divórcio na Albânia

Quarta-feira (7 de outubro)

15h – Transexual no Irã
17h – Operação Cineasta
19h – As Noivas de Alá

Quinta-feira (8 de outubro)

15h – O que Você Faria? + Os Velhinhos de Ouro + O Circo do Semáforo
17h – Retratos de Amor + Comando Especial Auschwitz-Birkenau
19h – Como Eu Sou + Meu Sangue é Vermelho Como o Seu

Sexta-feira (9 de outubro)

15h – Divórcio na Albânia
17h – Operação Cineasta
19h – Projeto Raros (aguarde divulgação)

Sábado (10 de outubro)

15h – Artemísia
17h – Transexual no Irã, seguido de debate com o grupo Somos
19h – Nuvem 9

Domingo (11 de outubro)

15h – RiP: A Remix Manifesto 17h – O Que Você Faria? + Os Velhinhos de Ouro + O Circo do Semáforo 19h – Masángeles

Nenhum comentário :

Postar um comentário