quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Clássicos de 1939 na P F Gastal


Depois de uma semana inteira dedicada ao Festival CineEsquemaNovo e seus filmes pouco convencionais, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) realiza a partir de terça-feira, dia 27 de outubro, uma mostra com seis clássicos do cinema narrativo hollywoodiano, todos produzidos em 1939 e que, portanto, comemoram em 2009 seu 70º aniversário de lançamento: No Tempo das Diligências, O Morro dos Ventos Uivantes, Gunga Din, Beau Geste, Ninotchka e A Mulher Faz o Homem. O ano de 1939 é considerado unanimemente uma data histórica em Hollywood, por sua extraordinária safra de obras-primas, várias delas imortalizadas entre os grandes momentos do cinema no século XX. Além dos seis títulos reunidos na programação, também são de 1939 outras obras marcantes, como ... E o Vento Levou, O Mágico de Oz e Paraíso Infernal. Uma temporada que, segundo diferentes críticos e historiadores, a capital do cinema jamais conseguiu superar.

Todos os filmes da mostra 1939 – O Ano de Ouro de Hollywood serão exibidos em DVD, com legendas em português.

PROGRAMAÇÃO

No Tempo das Diligências (Stagecoach), de John Ford (EUA, 1939, 97 minutos). Com John Wayne, Claire Trevor, John Carradine e Andy Devine. Preto e branco.

Uma diligência e seu eclético grupo de passageiros enfrenta o ataque de índios enquanto tenta chegar a seu destino. O filme que estabeleceu a mitologia do western hollywoodiano, tomando como inspiração o conto Bola de Sebo, de Guy de Maupassant.


O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights), de William Wyler (EUA, 1939, 104 minutos). Com Laurence Olivier, Merle Oberon, David Niven e Geraldine Fitzgerald.

Na Inglaterra do século XIX, a paixão contrariada de um casal de amantes não será superada nem mesmo pela morte. Adaptação do clássico romance homônimo de Emily Brontë, com revolucionária fotografia de Gregg Toland, já antecipando as inovações que o consagrariam em Cidadão Kane (1941).




Ninotchka, de Ernst Lubitsch (EUA, 1939, 110 minutos). Com Greta Garbo, Melvyn Douglas e Bela Lugosi. Preto e branco.

Durante uma missão em Paris, uma rígida espiã comunista tem suas convicções abaladas ao experimentar os prazeres da vida mundana. A primeira comédia estrelada por Greta Garbo, até então celebrizada como a grande atriz dramática de Hollywood.


Gunga Din (Gunga Din), de George Stevens (EUA, 1939, 117 minutos). Com Cary Grant, Joan Fontaine, Douglas Fairbanks Jr. e Sam Jaffe. Preto e branco.

Na Índia do século XIX, três militares do Exército Britânico vivem inúmeras aventuras e enfrentam um bando de fanáticos religiosos que se dedicam ao culto da morte e à adoração da deusa Kali. Clássico de aventura inspirado no famoso poema de Rudyard Kipling, repleto de ação e heroísmo. O diretor Howard Hawks criou vários planos de filmagem, todos utilizados, antes de ser substituído por George Stevens.

Beau Geste (Beau Geste), de William A. Wellman (EUA, 1939, 113 minutos). Com Gary Cooper, Ray Milland e Robert Preston. Preto e branco.

Adotados pela rica família de Lady Brandon, Beau (Gary Cooper), John (Ray Milland) e Digby Geste (Robert Preston) são três irmãos inseparáveis que adoram uma aventura. Após um episódio familiar traumático, eles se alistam na Legião Estrangeira, onde viverão uma eletrizante aventura em meio aos mistérios do árido deserto do Sahara.





A Mulher Faz o Homem
(Mr. Smith Goes to Washington), de Frank Capra (EUA, 1939, 100 minutos). Com James Stewart, Jean Arthur e Claude Rains.

Um senador idealista de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos vai a Washington e luta sozinho contra implacáveis políticos reunidos para destruí-lo. Típico exemplar do cinema humanista e de bons sentimentos de Frank Capra, um dos grandes nomes da era dourada de Hollywood.

Grade de Horários

Semana de 27 de outubro a 1º de novembro de 2009


Terça-feira (27 de outubro)

15:00 – II Festival de Cinema Escolar (sessão fechada)

17:00 – No Tempo das Diligências
19:00 – O Morro dos Ventos Uivantes

Quarta-feira (28 de outubro)

15:00 – II Festival de Cinema Escolar (sessão fechada)

17:00 – O Morro dos Ventos Uivantes
19:00 – No Tempo das Diligências

Quinta-feira (29 de outubro)

15:00 – II Festival de Cinema Escolar (sessão fechada)

17:00 – Ninotchka
19:00 – Gunga Din

Sexta-feira (30 de outubro)

15:00 – II Festival de Cinema Escolar (sessão fechada)

17:00 – Gunga Din
19:00 – Projeto Raros (aguarde divulgação)

Sábado (31 de outubro)

15:00 – A Mulher Faz o Homem
17:00 – Beau Geste
19:00 – O Morro dos Ventos Uivantes

Domingo (1º de novembro)

15:00 – Gunga Din
17:00 – No Tempo das Diligências
19:00 – Ninotchka

Nenhum comentário :

Postar um comentário