quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cinema Francês Contemporâneo em cartaz

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o SESC e a Embaixada Francesa realizam, com o apoio da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo, formada por oito filmes franceses de produção recente (lançados entre 2000 e 2007). A mostra, que tem entrada franca, acontece na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) a partir de terça-feira, 3 de novembro, e estende-se até domingo, 8 de novembro.

A curadoria dos filmes foi feita pela tradicional revista Cahiers du Cinéma, promotora histórica da reflexão sobre a arte do cinema. Segundo Jean-Michel Frodon, diretor de redação da publicação até junho deste ano, os longas selecionados para exibição na mostra refletem a França contemporânea e não se assemelham esteticamente aos filmes da Nouvelle Vague. Porém, a narrativa, a crença na força do documentário e a audácia formal presentes no movimento francês da década de 1960 podem ser encontrados ao longo de toda a programação.

Todos os filmes serão exibidos em DVD.

FILMES PROGRAMADOS

Povoado Number One (Bled Number One), de Rabah Ameur-Zaïmeche (2006, 100 minutos). Com Meriem Serbah, Abel Jafri, Rabah Ameur-Zaïmeche, Farida Ouchani, Ramzy Bedia e Jeanne Balibar. Mal saiu da prisão, Kamel é expulso da França para seu país de origem, a Argélia. Este exílio forçado o leva a observar com lucidez um país em plena transformação, dividido entre o desejo de modernidade e o peso das tradições ancestrais.

O Último dos Loucos (Le Dernier des Fous), de Laurent Achard (2006, 96 minutos). Com Julien Cochelin, Pascal Cervo, Annie Cordy, Fettouma Bouamari, Dominique Reymond e Jean-Yves Chatelais.

É verão e começo das férias. Martin tem onze anos, vive na fazenda de seus pais e observa, desamparado, a desunião de sua família: sua mãe vive enfurnada em seu quarto, seu irmão mais velho, que ele adora, se afoga no álcool, e seu pai é dominado pela avó. O menino assiste a um desastre familiar. Mas Mistigri, seu gato, e Malika, uma amiga marroquina, procuram lhe reconfortar de alguma forma.

A Esquiva (L'Esquive), de Abdellatif Kechiche (2003, 117 minutos). Com Osman Elkharraz, Sara Forestier, Sabrina Ouazani, Nanou Benahmou, Hafet Ben-Ahmed e Aurélie Ganito.

Numa escola localizada na periferia de Paris, um grupo de adolescentes ensaia uma peça de Marivaux. Em sua maior parte filhos de imigrantes, estes alunos e seus dilemas exprimem os profundos conflitos socioculturais da França contemporânea.

Assassinas (Meurtrières), de Patrice Grandperret (2006, 97 minutos). Com Hande Kodja, Céline Salette, Gianni Giardinelli, Anaïs de Courson, Isabelle Caubere, Shafik Ahmad, Karine Pinoteau, Marc Rioufal, Eugène Durif e Brigitte Faure.

Nina e Lizzy. O encontro de duas jovens normais e um pouco frágeis. Entre elas, uma identificação imediata. Juntas, elas são fortes, eufóricas. Sem muita sorte, nem muito dinheiro, elas tem apenas seus sonhos. Duas jovens em busca do amor.

A França (La France), de Serge Bozon (2007, 102 minutos)

Com Sylvie Testud, Pascal Greggory, Jean-Christophe Bouvet, Guillaume Depardieu, Benjamin Esdraffo, François Négret e Laurent Talon.

No outono de 1917, a guerra prossegue. A milhas de distância do campo de batalha, a jovem Camille leva uma vida marcada pelas notícias que seu marido manda do front. Um dia ela recebe uma carta em que ele termina com o casamento. Desnorteada e determinada a continuar a qualquer custo, Camille decide se disfarçar de homem para encontrá-lo. Ela segue direto ao front de guerra, cortando caminho pelos campos para evitar as autoridades. Numa floresta, passa por um pequeno grupo de soldados que não suspeita de sua identidade. Ela os segue e assim embarca numa nova vida e, conforme os dias e as noites passam, descobre o que nunca poderia imaginar, o que seu marido nunca lhe contou e o que seus novos companheiros irão evitar lhe mostrar: a verdadeira França.

Até Já (A Tout de Suite), de Benoît Jacquot (2004, 95 minutos). Com Isild Le Besco, Nicolas Duvauchelle e Ouassini Embarek.

Ao desligar o telefone depois de um "até já" do namorado, jovem burguesa descobre algo que nem imaginava: aquele que ela ama, aquele "príncipe" de parte alguma é um bandido. Ele acaba de cometer um assalto, há mortos. Estamos nos anos 70, ela tem 19 anos e, como num sonho acordado, salta do espaço restrito do apartamento paterno – de longos corredores, num belo bairro – e mergulha de cabeça numa geografia fugitiva – da Espanha para o Marrocos e para a Grécia – passando de uma vida de garota normal para a vida que ela escolheu, com suas delícias e consequências.

Tudo Perdoado (Tout est Pardonné), de Mia Hansen-Løve (2007, 105 minutos). Com Paul Blain, Marie-Christine Friedrich, Victoire Rousseau, Constance Rousseau e Carole Franck.

Victor vive em Viena com Annette, sua esposa, e sua filha Pamela. É primavera. Fugindo do trabalho, Victor passa os dias fora, brinca com a filha e vadia no parque. Apaixonada, Annette está confiante de que ele se ajeitará. Mas Victor não abandona os maus hábitos e acaba se apaixonando por uma jovem junkie. Onze anos depois, Pamela descobre que o pai vive na mesma cidade e decide vê-lo novamente.

De Volta à Normandia, de Nicholas Philibert (2006, 113 minutos).

Em 1975, Nicolas Philibert foi assistente de direção de René Allio em Eu, Pierre Rivière, que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão, baseado num crime local descrito em livro pelo filósofo Michel Foucault. Filmado na Normandia, a alguns quilômetros de onde aconteceu o triplo assassinato, o traço mais especial do trabalho de Allio era o fato de que todos os personagens do filme foram interpretados por camponeses da região. Trinta anos depois, Philibert retorna à Normandia para reencontrar estes atores de ocasião, personagens da vida real.
Grade de Horários Semana de 3 a 8 de novembro de 2009

Terça-feira (3 de novembro)


15:00 – II Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)

17:00 – A Esquiva
19:00 – A França

Quarta-feira (4 de novembro)

15:00 – II Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)

17:00 – Assassinas

20:00 – Festival de Cinema Escolar (sessão fechada)


Quinta-feira (5 de novembro)

15:00 – II Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)

17:00 – De Volta à Normandia
19:00 – Até Já

Sexta-feira (6 de novembro)

15:00 – II Festival Escolar de Cinema (sessão fechada)

17:00 – Tudo Perdoado
19:00 – O Último dos Loucos

Sábado (7 de novembro)

15:00 – Povado Number One
17:00 – A França
19:00 – A Esquiva
Domingo (8 de novembro)

15:00 – Assassinas
17:00 – Até Já
19:00 – Tudo Perdoado

Nenhum comentário :

Postar um comentário