segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dicionário de Filmes Brasileiros ganha lançamento na Sala P. F. gastal

A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura promove dia 4 de agosto, às 19h, o lançamento do livro Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem, de Antonio Leão da Silva Neto. O lançamento acontece no hall do cinema e será seguido de uma sessão do filme Porto das Caixas, de Paulo César Saraceni, clássico do Cinema Novo brasileiro, lançado em 1962.

Na ocasião, o autor Antônio Leão da Silva Neto estará presente, para autografar os exemplares do livro, que tem distribuição gratuita (mediante inscrição prévia, pelo telefone 3289-8137, a partir de terça-feira, às 10h; em caso de falta de exemplares, será respeitada a ordem de inscrições).


Esta é a segunda edição, revista e atualizada, do Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem, principal obra de referência do cinema brasileiro, fruto de anos de trabalho do pesquisador, cinéfilo e colecionador Antonio Leão da Silva Neto. O livro tem 1.152 páginas e traz 4.194 sinopses, comentários, informações e fichas técnicas completas dos longas-metragens produzidos no Brasil entre 1908 e abril de 2009. Trata-se de uma publicação de fôlego, absolutamente indispensável para todos que, de alguma maneira, pesquisam, estudam ou trabalham com cinema no Brasil.

Em relação à primeira edição – publicada em 2002 e esgotada desde 2004 – este novo trabalho traz quase 800 títulos a mais que a edição anterior, além de ampliar informações sobre outros 2.000 já existentes. Esta segunda edição também inclui produções no formato digital, o nome do personagem ao lado do nome do ator, a data de lançamento, o número de salas e o público arrecadado por filme, quando tais informações são disponibilizadas.O livro contém também um apêndice com 239 longas inacabados ou ainda em fase de projeto, além de levantamentos numéricos por ano e estado de produção.

O Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa-Metragem traz três apresentações e prefácios, assinados pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, pelo Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura Silvio Da-Rin, e pelo cineasta Daniel Filho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário