sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sala P. F. Gastal - Grade de Horários de 30 de junho a 5 de julho

Projeto Riso e Melancolia segue em Mostra de Filmes e Exposições na Usina do Gasômetro

A mostra de filmes que integra o Projeto O Riso e a Melancolia segue na Sala P. F. Gastal até dia 5 de julho. Já a exposição que ocorre simultaneamente na Galeria Iberê Camargo (térreo) e na Galeria Lunara (5º andar), com coquetel de abertura na sexta-feira, dia 26 de junho, às 19h, permanece em cartaz até 26 de julho.

Variantes de um amplo espectro emocional, o riso e a melancolia respondem por estados de espírito e de ânimo aparentemente opostos, porém complementares. Não obstante as diferentes acepções destes termos no curso da História, eles permanecem tão emblemáticos quanto reveladores da experiência humana.

A exposição O Riso e a Melancolia tem curadoria de Bernardo de Souza e Mariana Xavier. Trata-se de uma coletiva que reúne trabalhos em vídeo e fotografia assinados por nomes como Yves Klein, Paul McCarthy, Thomas Hoepker, Terrence Koh, Martín Sastre, Guto Lacaz, Kátia Prates, e Yoshua Okon, vários deles expondo pela primeira vez no Rio Grande do Sul.

Já a mostra de filmes reúne 12 títulos, privilegiando obras que combinam humor e drama em sua narrativa. Entre os destaques da programação, filmes de diretores de prestígio como Federico Fellini (Os Palhaços), Woody Allen (Poucas e Boas) e Pedro Almodóvar (Que Fiz Eu Para Merecer Isto?), além de duas produções estreladas por Buster Keaton, o cômico que nunca ria, e um filme inédito do diretor francês Michel Gondry, A Ciência do Sono.. A maior curiosidade, no entanto, é a exibição do longa filipino Melancolia, de Lav Diaz, com oito horas de duração, que tem chamado a atenção no circuito de festivais.Confira detalhes da programação na postagem anterior.

Integrando a mostra temos ainda o curta A Espera, de Fernanda Teixeira.

O Curta de Fernanda foi um dos 11 filmes selecionados na 34ª Edição do Projeto Curta nas Telas - fruto de Convênio entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC - ABD/RS), cujo objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio de sua exibição no circuito de cinema de Porto Alegre. Em 33 Edições já foram exibidos 214 curtas de todo o Brasil.

Grade de horários

Terça-feira (30 de junho)
15h – A Espera (15') + A Lira do Delírio (102') - entrada franca
17h – Os Palhaços (92')
19h – A Espera (15') + A Ciência do Sono (106')

Quarta-feira (1º de julho)
15h – A Espera (15') + Film (20’) + Marinheiro de Encomenda (71')
17h – A Espera (15') + Que Fiz Eu Para Merecer Isto?!! (101')
19h – Os Palhaços (92')

Quinta-feira (2 de julho)
15h - A Espera (15') + A Ciência do Sono (106')
17h - A Espera (15') + Poucas e Boas (95')
19h - A Espera (15') + The Jeff Koons Show (49') + The Pearl is the Sun (20')

Sexta-feira (3 de julho)
15h - A Espera (15') + Pasqualino Sete Belezas (115')
17h - A Espera (15') + Film (20’) + Marinheiro de Encomenda (71')
19h - A Espera (15') + Que Fiz Eu Para Merecer Isto?!! (101')

Sábado (4 de julho)
15h - Os Palhaços (92')
17h - A Espera (15') + Poucas e Boas (95')
19h – A Espera (15') + The Jeff Koons Show (49') + The Pearl is the Sun (20')

Domingo (5 de julho)
14h – Melancolia (exibição integral)

Nenhum comentário :

Postar um comentário